U. Montemor ganha 4-1 e impõe 1.ª derrota a Canaviais na melhor exibição da época

Este domingo, 5 de fevereiro, realizou-se mais uma jornada do Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora.
Na Liga Elite, jogou-se a 13.ª jornada, com o Grupo União Sport (GUS) a receber o Canaviais, impondo a 1.ª derrota da época à equipa treinada por Miguel Ângelo, e o Cabrela a perder por 1-0, fora de casa, com o Estrela de Vendas Novas.
Na Liga AFE, nomeadamente no Grupo B, disputou-se a 11.ª jornada, com dois derbys. Desta feita, Fazendas do Cortiço ganhou por 2-1 ao Estrela Escouralense, e o Cortiçadas de Lavre perdeu por 2-3 com os Foros de Vale de Figueira. Ainda neste domingo, o Valenças bateu no Ciborro, por 4-2, o Santana do Campo. Já ontem, a equipa B do Grupo União Sport foi a São Pedro da Gafanhoeira regressar às vitórias, vencendo o São Pedrense por 1-0.
Sobre a partida que a RNA acompanhou com relato, no Estádio 1.º de Maio, realizou-se o jogo grande da jornada, já que o 2.º classificado, Grupo União Sport, recebia o 1.º classificado, os Canaviais, a única equipa que ainda não tinha perdido nesta temporada. O União apresentou-se com algumas novidades, de destacar a titularidade do reforço José Quito, defesa-lateral, de 26 anos, ex: Lusitano GC, inscrito esta semana, e que se treinava com a equipa há algumas semanas. Também o guarda-redes e capitão Nuno Brás não recuperou e foi substituído por Willian Pais na baliza alvinegra. O União entrou melhor e mais pressionante, com a 1.ª grande oportunidade a surgir aos 5 minutos, precisamente para o GUS, com Pessanha a brilhar entre os postes, fechando a sua baliza a Gonçalo Catalão. Os Canaviais, respondeu com uma dupla oportunidade na mesma jogada, com remates de Brandão e Tony, mas Paes e Nobre impediram o golo. O jogo estava vivo, com ambas as equipas a respeitarem-se e a demonstrarem que vinham em busca da vitória. Aos 44 minutos, numa jogada de contra-ataque, Marco Oliveira, à segunda e na recarga, inaugura o marcador. Pouco depois, Gonçalo Catalão esteve perto de ampliar a vantagem, mas não foi feliz. A 1.ª parte terminou, num jogo intenso, onde o União teve mais posse de bola, enquanto que o Canaviais jogou mais na transição. A vantagem, ao intervalo, assentava bem ao União, que puxou para si o comando do jogo.
A 2.ª parte iniciou sem alterações em ambos os conjuntos. Aos 58 minutos, numa grande jogada do União, Bruno Machado foi à linha esquerda e cruzou na perfeição para Gonçalo Catalão marcar o segundo da tarde. Aos 60 minutos, é assinalada grande penalidade de Pessanha, que faz um disparate, ao agredir Thalison que, na marcação do castigo máximo, faz o 3-0. Aos 64 minutos, no União, Marco Oliveira, que já tinha amarelo, é rendido por Luís Madeira e, por parte dos Canaviais, é feita dupla alteração, com Bianchi e Ricardo Bernardo a serem rendidos por Carapinha e Otávio. Pouco depois, aos 66 minutos, com a defesa alvinegra a dormir, o Canaviais reduz, com Miguel Serrano, com espaço, a servir Lucas Brandão, que marcou o 3-1. João Guerra mexia pela segunda vez, aos 67 minutos, fazendo entrar Capela para o lugar de Catalão. O União iria efetuar dupla substituição, aos 80 minutos, com Bruno Machado e Rodrigo Vicente a saírem para as entradas de Guilherme Francisco e João Semedo. Também no Canaviais, na mesma altura, Reagan foi para jogo substituindo Azinhais. Aos 92 minutos, João Semedo chutou com a bola a embater num adversário e a sobrar para Luís Madeira que, com arte, remata em arco para o 4-1, uma bela forma de assinalar o seu 20.º aniversário, que teve lugar no dia anterior.
O desafio chegaria ao seu término com a vitória a premiar a equipa que, dentro das 4 linhas foi mais forte. De facto, o União conseguiu responder muito bem às incidências do jogo, alcançando uma vitória robusta e que assenta sem mácula ao GUS, naquela que foi a melhor exibição da temporada.

Liga Elite > 13.ª jornada>5/02
Atlético Reguengos 5-0 Redondense
Alcaçovense 1-1 Sp. Viana do Alentejo
Arcoense 6-0 Lusitano Arraiolense
Grupo União Sport 4-1 Canaviais
Portel 1-2 Monte Trigo
Estrela Vendas Novas 1-0 Cabrela

Liga AFE > Grupo A> 11ª jornada>5/02
Estremoz 3-1 Oriolenses
Vera Cruz 3-3 Bencatelense
Calipolense 3-2 Borbense
Tourega 0-8 Lusitano de Évora B
Descansa: Aguiar

Liga AFE > Grupo B> 11.ª jornada>5/02
S. Pedrense 0-1 Grupo União Sport “B”
Valenças 4-2 Santana do Campo
Fazendas do Cortiço 2-1 Estrela Escouralense
Cortiçadense 2-3 Foros de Vale de Figueira
Descansa: CHE Morense

Lavre venceu por 3-0 o Barrosense

Neste sábado, 4 de fevereiro, o Grupo Desportivo de Lavre recebeu no Campo da Amoreira, na 2.ª jornada da 2.ª fase do Inatel Santarém, a equipa do Barrosense. O Lavrense venceu de forma confortável, e mais uma vez pecando na finalização, por 3-0 (1-0 ao intervalo), com golos de Rodrigo, Rúben Martins (pelo 2.º jogo consecutivo considerado o melhor em campo) e Vadin. O jogo foi semelhante ao da semana passada, com o Lavre a desperdiçar muito, perante um Barrosense que se apresentou muito fragilizado e apenas com 12 jogadores convocados.
O Lavre segue com 2 vitórias em 2 jogos e pretende alcançar a 3.ª já no próximo sábado, ás 15h00, novamente em casa, com o Santanense, uma equipa que conhecem bem pois era da sua série na 1.ª fase.

Quinzena Gastronómica Terras do Borrego decorre de 2 a 16 de Abril

A Quinzena Gastronómica Terras do Borrego está de regresso ao distrito de Portalegre entre os dias 2 e 16 de Abril.

Depois do sucesso verificado na primeira edição, onde mais de 120 restaurantes de todos os municípios do distrito de Portalegre se uniram em torno do sabor único do borrego, a Quinzena Gastronómica Terras do Borrego espera este ano “contar ainda com mais estabelecimentos a participar”, de acordo com Manuel Valério, presidente da câmara municipal de Sousel, o município promotor do evento.

Os restaurantes aderentes têm como missão confecionar o borrego “das mais variadas formas, desde o ensopado, às costeletas de borrego”, garantiu o autarca.

A Quinzena Gastronómica Terras do Borrego surgiu o ano passado, pela primeira vez, no âmbito da afirmação da vila de Sousel como capital do borrego.

Este ano, o chef Jorge Peças foi nomeado Embaixador da Quinzena Gastronómica Terras do Borrego 2023.

Corte de trânsido na segunda-feira na Praça Prof. Bento Jesus Caraça em Montemor

O trânsito vai estar cortado na Praça Prof. Bento Jesus Caraça, junto a Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, amanhã, segunda-feira, 6 de fevereiro, entre as 7.30 e as 16.30 horas, devido a trabalhos de poda e limpeza de árvores.

O município montemorense informa ainda que os trabalhos poderão ser adiados, caso se verifiquem condições climatéricas adversas”, apresentando as suas “desculpas, pelo incómodo”.

População junta-se em Vila Viçosa para plantar uma mini floresta (c/fotos)

A plantação de uma mini floresta, de árvores autóctones, teve lugar esta manhã de domingo, 5 de fevereiro, no loteamento de São Domingos, em Vila Viçosa, juntando a população nesta ação.

Trata-se de uma iniciativa do Município de Vila Viçosa, em parceria com a Forest Impact e o projeto Além Risco.

O presidente da câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, revela que “o objetivo é ter, em meio urbano, uma pequena floresta ecológica, envolvendo a comunidade na plantação de árvores autóctones”.

Inácio Esperança destaca os problemas existentes em relação à sustentabilidade, pelo que “estas florestas são criadas a pensar que planeta vamos deixar às gerações futuras”.

Já Charles Cabell, responsável pela Forest Impact, explica que,« nos “200 metros quadrados de terreno, estão a ser plantadas 600 plantas de 25 variedades, entre medronheiros, oliveiras, louro, alfarroba, sobreiro, azinheira, entre outros, através da metodologia japonesa, Miyawaki”.

Charles demonstra-se muito satisfeito, “por ver as pessoas levar as crianças e a plantar com as famílias, o que enriquece a iniciativa”.

Plantação de uma mini floresta que decorreu esta manhã de domingo, no Loteamento de São Domingos, em Vila Viçosa.

GUS recebe o Canavais na 13ª jornada da Liga Elite

A 13ª jornada da Liga Elite joga-se hoje, domingo, 5 de fevereiro, no Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora.

Nseta jornada, o Grupo União Sport recebe o Canaviais e o Cabrela vai deslocar-se a Vendas Novas.

O Estádio 1.º de Maio é o palco para o grande jogo da 13ª jornada, já que o 2.º classificado, Grupo União Sport, tem receção ao 1.º classificado, o Canaviais.

João Guerra, treinador do GUS, confessa que este é um jogo “importante, mas não determinante”. O técnico alvinegro espera um jogo “extremamente difícil perante um plantel rico, de qualidade e que ainda não perdeu”. Mas, no 1.º de Maio, diz João Guera, o União “só soma vitórias nos jogos disputados”. Alcançar o 1.º lugar “não é uma obsessão, mas sim uma obrigação para quem está no GUS”, adianta o treinador do União.

Tal como o União, o Cabrela adiou o seu jogo no passado domingo. Nesta jornada, o Cabrela vai defrontar pela 4.ª vez nesta época o Estrela de Vendas Novas.

André Repolho, treinador do Cabrela, tendo em conta as três partidas efetuadas com o Vendas Novas, explica que “não é de esperar grandes surpresas”. Para o treinador do Cabrela, ambas as equipas “não vivem bom momento, mas o Cabrela é aquela que precisa mais dos pontos para assegurar a manutenção”.

Para além destes jogos, nesta 13ª jornada defrontam-se também:

Liga Elite
Atlético Reguengos – Redondense
Alcaçovense – Sp. Viana do Alentejo
Arcoense – Lusitano Arraiolense
Grupo União Sport – Canaviais
Portel – Monte Trigo
Estrela Vendas Novas – Cabrela

Acompanhe hoje, na Bancada Desportiva, , entre as 15 horas e as 19 horas, com Paulo Canas e Nuno Gamito, o resultado dos jogos da Liga da Associação e Liga Elite, com as atenções centradas no Estádio 1º de Maio, em que o Grupo União Sport recebe o Canaviais.

Rio de Moinhos: interrupção do fornecimento de água e corte de trânsito na Rua 1º de Maio

O município de Borba vai proceder, amanhã, segunda-feira, 6 de fevereiro, à reparação de uma rotura, na Rua 1º de Maio, em Rio de Moinhos.

Desta forma, haverá interrupção do fornecimento de água, desde a referida rua até ao cruzamento do Beco das Escadinhas, a partir das 8 horas de segunda-feira.

O município informa ainda que, para além da interrupção do fornecimento de água, haverá também constrangimentos na circulação rodoviária, com corte de trânsito na Rua 1º de Maio.

Solicita-se assim aos condutores “uma maior prudência e utilização de trajetos alternativos. O município pede “desculpa pelos incómodos causados” e promete “a maior celeridade possível”.

11ª edição das JornadasTécnicas VetAgromor começam segunda-feira em Montemor

A 11ª edição das “Jornadas VetAgromor 2023” vai acontecer amanhã e quinta-feira, dias 6 e 7 e também nos dias 14 e 16 deste mês.

Trata-se de uma iniciativa que conta com workshops, visita técnica, e Vetagromor Summit.

Para Joaquim Capoulas, presidente da APORMOR, estas jornadas, organizadas pela VetAgromor, “são organizadas pela Vetagromor e assumem-se como um ponto de encontro de todos produtores da área da pecuária e que mobilizam muitas pessoas, onde se trocam opiniões, atualizam-se questões sanitárias, que é fundamental em todos os setores, para a formação das pessoas”.

O presidente da APORMOR acrescenta que Montemor é um local “muito ligado ao mundo rural, e a VetAgromor tomou a iniciativa de fazer estas jornadas e muito bem, para puxar por esta atividade económica.

11ª edição das Jornadas Técnicas da Vetagromor que decorrem amanhã e quinta-feira, no auditório da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras; já no dia 14 em Alcácer do Sal e dia 16 deste mês, no Cineteatro Curvo Semedo.

UF de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras celebra protocolos com associações

A União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras assinou, recentemente, protocolos com diversas entidades do concelho.

O objetivo, segundo explica o presidente da união de freguesias, António Danado, passa por apoiar no desenvolvimento das atividades do movimento associativo. “No âmbito da organização da freguesia e da sua relação com o movimento associativo, há o hábito de estabelecer protocolos, damos apoio a atividades esporádicas e também de outra natureza e têm um reflexo, da vontade, por unanimidade da Assembleia de freguesia e são da mais variada natureza”.

Foram vários os protocolos assinados. António Danado revela que, por exemplo, com os Bombeiros de Montemor “são apoiadas as suas atividades, bem como apoio da junta no âmbito da proteção civil, desporto, cultura, associativismo e na área social; já ao Centro Hípico de Montemor é apoiada “a atividade que o Centro tem com associações que dão apoio a pessoas com deficiência”.

Outro dos protocolos foi estabelecido com a Associação de Proteção Social à População de São Geraldo “O Girassol” e Associação de Solidariedade Social das Silveiras. António Danado esclarece que, depois de a Câmara ter “delegado competências na junta no âmbito do trabalho de proximidade, entendemos que tínhamos melhor capacidade de resposta dos fregueses caso estabelecêssemos estes protocolos”.

No que diz respeito à Escola de Ténis de Montemor o protocolo está relacionado com “a ligação na área desportiva, Ladies Open e intervenções que o clube faz na formação desportiva das crianças”.

O presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila Bispo e Silveiras acrescenta que também é cedida, diariamente, uma carrinha à Associação de pais e Encarregados de Educação da Escola n.º 1 “Saber Crescer”, para “executarem o transporte das crianças”.

António Danado acrescenta que estes são alguns exemplos dos protocolos assinados, mas que “se prevê que mais sejam estabelecidos, de forma a continuar a dar uma melhor resposta às necessidades da população”.

União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras que assinou protocolos de com várias associações com vista a apoiar as suas atividades, no concelho. Para além das associações mencionadas foram também estabelecidos protocolos com a Cercimor e Associação 29 de abril; Freitas Clinic Mind & Body no âmbito do Projeto Piloto “Cuidar Mor”; Rugby Club de Montemor e Hospital de São João de Deus no âmbito do Projeto “Idoso em Movimento”.

Simulacro de incêncio no Cineteatro Curvo Semedo testa meios de socorro (c/fotos)

Um simulacro de incêndio urbano, decorreu ontem, sábado, 4 de fevereiro, na zona do palco do Cineteatro Curvo Semedo.

O cenário delineado era um incêndio provocado por um curto-circuito, afetando a estrutura e a alimentação de água do edifício.

O exercício contou com a participação e empenho das várias entidades com responsabilidade na emergência, nomeadamente: Serviço Municipal de Proteção Civil (Coordenadora Municipal de Proteção Civil e mais 2 elementos), Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, com o empenho de 29 operacionais (contando com todo o comando), GNR com três elementos (uma patrulha e o Comandante do Posto Territorial de Montemor-o-Novo), toda a equipa do Cineteatro Curvo Semedo (incluindo o Chefe de Divisão), a Autoridade Municipal de Proteção Civil (na pessoa do Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão).

Estiveram também presentes o vice-presidente da Câmara Municipal, Henrique Lopes, a vereadora Sílvia Santos, e Alexandra Serôdio, em representação da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras.

A iniciativa teve um balanço positivo, havendo alguns erros a corrigir, aliás, o objetivo de um plano de emergência interno, é testar e perceber se funciona, corrigir as não conformidades, o que é uma aprendizagem.

O município agradece “a todos os participantes o empenho e colaboração, desde a equipa do Cineteatro aos figurantes e equipa que preparou todo este exercício, bem como aos bombeiros voluntários, com uma participação de 80% do seu corpo ativo, aos eleitos, equipa do SMPC, GNR e União de Freguesias”.