U. Montemor ganha 4-1 e impõe 1.ª derrota a Canaviais na melhor exibição da época

Este domingo, 5 de fevereiro, realizou-se mais uma jornada do Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora.
Na Liga Elite, jogou-se a 13.ª jornada, com o Grupo União Sport (GUS) a receber o Canaviais, impondo a 1.ª derrota da época à equipa treinada por Miguel Ângelo, e o Cabrela a perder por 1-0, fora de casa, com o Estrela de Vendas Novas.
Na Liga AFE, nomeadamente no Grupo B, disputou-se a 11.ª jornada, com dois derbys. Desta feita, Fazendas do Cortiço ganhou por 2-1 ao Estrela Escouralense, e o Cortiçadas de Lavre perdeu por 2-3 com os Foros de Vale de Figueira. Ainda neste domingo, o Valenças bateu no Ciborro, por 4-2, o Santana do Campo. Já ontem, a equipa B do Grupo União Sport foi a São Pedro da Gafanhoeira regressar às vitórias, vencendo o São Pedrense por 1-0.
Sobre a partida que a RNA acompanhou com relato, no Estádio 1.º de Maio, realizou-se o jogo grande da jornada, já que o 2.º classificado, Grupo União Sport, recebia o 1.º classificado, os Canaviais, a única equipa que ainda não tinha perdido nesta temporada. O União apresentou-se com algumas novidades, de destacar a titularidade do reforço José Quito, defesa-lateral, de 26 anos, ex: Lusitano GC, inscrito esta semana, e que se treinava com a equipa há algumas semanas. Também o guarda-redes e capitão Nuno Brás não recuperou e foi substituído por Willian Pais na baliza alvinegra. O União entrou melhor e mais pressionante, com a 1.ª grande oportunidade a surgir aos 5 minutos, precisamente para o GUS, com Pessanha a brilhar entre os postes, fechando a sua baliza a Gonçalo Catalão. Os Canaviais, respondeu com uma dupla oportunidade na mesma jogada, com remates de Brandão e Tony, mas Paes e Nobre impediram o golo. O jogo estava vivo, com ambas as equipas a respeitarem-se e a demonstrarem que vinham em busca da vitória. Aos 44 minutos, numa jogada de contra-ataque, Marco Oliveira, à segunda e na recarga, inaugura o marcador. Pouco depois, Gonçalo Catalão esteve perto de ampliar a vantagem, mas não foi feliz. A 1.ª parte terminou, num jogo intenso, onde o União teve mais posse de bola, enquanto que o Canaviais jogou mais na transição. A vantagem, ao intervalo, assentava bem ao União, que puxou para si o comando do jogo.
A 2.ª parte iniciou sem alterações em ambos os conjuntos. Aos 58 minutos, numa grande jogada do União, Bruno Machado foi à linha esquerda e cruzou na perfeição para Gonçalo Catalão marcar o segundo da tarde. Aos 60 minutos, é assinalada grande penalidade de Pessanha, que faz um disparate, ao agredir Thalison que, na marcação do castigo máximo, faz o 3-0. Aos 64 minutos, no União, Marco Oliveira, que já tinha amarelo, é rendido por Luís Madeira e, por parte dos Canaviais, é feita dupla alteração, com Bianchi e Ricardo Bernardo a serem rendidos por Carapinha e Otávio. Pouco depois, aos 66 minutos, com a defesa alvinegra a dormir, o Canaviais reduz, com Miguel Serrano, com espaço, a servir Lucas Brandão, que marcou o 3-1. João Guerra mexia pela segunda vez, aos 67 minutos, fazendo entrar Capela para o lugar de Catalão. O União iria efetuar dupla substituição, aos 80 minutos, com Bruno Machado e Rodrigo Vicente a saírem para as entradas de Guilherme Francisco e João Semedo. Também no Canaviais, na mesma altura, Reagan foi para jogo substituindo Azinhais. Aos 92 minutos, João Semedo chutou com a bola a embater num adversário e a sobrar para Luís Madeira que, com arte, remata em arco para o 4-1, uma bela forma de assinalar o seu 20.º aniversário, que teve lugar no dia anterior.
O desafio chegaria ao seu término com a vitória a premiar a equipa que, dentro das 4 linhas foi mais forte. De facto, o União conseguiu responder muito bem às incidências do jogo, alcançando uma vitória robusta e que assenta sem mácula ao GUS, naquela que foi a melhor exibição da temporada.

Liga Elite > 13.ª jornada>5/02
Atlético Reguengos 5-0 Redondense
Alcaçovense 1-1 Sp. Viana do Alentejo
Arcoense 6-0 Lusitano Arraiolense
Grupo União Sport 4-1 Canaviais
Portel 1-2 Monte Trigo
Estrela Vendas Novas 1-0 Cabrela

Liga AFE > Grupo A> 11ª jornada>5/02
Estremoz 3-1 Oriolenses
Vera Cruz 3-3 Bencatelense
Calipolense 3-2 Borbense
Tourega 0-8 Lusitano de Évora B
Descansa: Aguiar

Liga AFE > Grupo B> 11.ª jornada>5/02
S. Pedrense 0-1 Grupo União Sport “B”
Valenças 4-2 Santana do Campo
Fazendas do Cortiço 2-1 Estrela Escouralense
Cortiçadense 2-3 Foros de Vale de Figueira
Descansa: CHE Morense