Mass Training em Suporte Básico de Vida da UCC Monte Mor abre inscrições

Mass Training em Suporte Básico de Vida é o nome da iniciativa promovida pela Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Montemor-o-Novo e que decorre na próxima quarta-feira, dia 18 de janeiro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui, até segunda-feira, dia 16.

A enfermeira Fátima Santos, coordenadora desta unidade, que funciona deste 2010, no Centro de Saúde da cidade, revela que o objetivo desta unidade é “desenvolver a proximidade com a população, tendo como principal missão, a promoção da saúde a indivíduos, famílias, grupos e comunidade, assegurando padrões de qualidade e técnico-científicos, ao mesmo tempo facilitando a acessibilidade aos mesmos”.

Já Cristina Lourenço, enfermeira no ACES de Montemor e aluna de mestrado em enfermagem comunitária e saúde pública, explica que esta iniciativa surge no âmbito do estágio que realiza nesta unidade de saúde, com base no seu projeto de intervenção inserido na saúde escolar, intitulado de “primeiros socorros e suporte básico de vida (SBV), com o objetivo de contribuir para a literacia em saúde, nomeadamente, no modo de atuação em situações de urgência/emergência, sensibilizando a comunidade para a importância de uma atuação correta, em situações críticas”.

Cristina Lourenço adianta que este projeto está numa segunda fase, e com este Mass Training se pretende ensinar os participantes a agir em casos de emergência médica e prepará-los para saber efetuar corretamente manobras de reanimação. “A primeira fase decorreu junto do Agrupamento de Escolas, num trabalho de promoção para a saúde, com assistentes operacionais e docentes, onde foram desenvolvidas sessões sobre primeiros socorros e SPBV e, com algumas turmas de Saúde e Técnico Auxiliar de Saúde, construímos alguns instrumentos de trabalho, nomeadamente como se deve localizar, monitorizar e utilizar uma mala de primeiros socorros”, explica Crista Lourenço.

Agora, nesta segunda fase, afirma a enfermeira, é objetivo “chegar a toda a comunidade de Montemor, sensibilizando todos de forma massiva, com esta iniciativa que consideramos interessante e uma mais-valia, que é este Mass Training”.

São várias as parcerias nesta iniciativa, nomeadamente, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, o Agrupamento de Escolas, a Equipa de UCC e do Serviço de Urgência Básica de Montemor, bem como Centro Juvenil e Proteção Civil.

Neste Mass Training, dinamizado pelo INEM, os participantes têm a oportunidade de conhecer, revela a enfermeira Cristina Lourenço, “o algoritmo do SBV, bem como treinar em manequins, sendo dirigida a toda a população, com mais de dez anos de idade”.

A enfermeira Cristina Lourenço realça a importância de ajudar os outros, com o Suporte Básico de Vida: “estas iniciativas trazem sempre uma mais-valia para a comunidade e temos que nos lembrar que a ajuda começa em nós e somos nós que temos que fazer acontecer”.

Mass Training em Suporte Básico de Vida que decorre na próxima quarta-feira, 18 de janeiro, no Parque de Exposições de Montemor-o-Novo entre as 14 e as 16 horas.