Nuno Cacilhas: “é uma honra e um orgulho” ver o Roteiro Literário Levantado do Chão ser distinguido

O projeto “Roteiro Levantado do Chão”, da responsabilidade da Biblioteca Municipal Almeida Faria, venceu o Prémio “Bibliotecas: Desenvolvimento e a Agenda 2030”

Trata-se de um prémio, que vai na segunda edição, é uma distinção da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação e da DGLAB (Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas), que tem como objetivo distinguir projetos desenvolvidos por bibliotecas públicas portuguesas em conformidade com os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Nuno Cacilhas, responsável pelo projeto garante que a biblioteca municipal através do “Roteiro Levantado do Chão” acreditou que “este projeto tinha todas as condições para se candidatar, ser um sucesso e ganhar, algo que deixou todos muito honrados”.

Este prémio representa “um reconhecimento nacional e revela a verdadeira essência deste projeto”, adianta Nuno Cacilhas, uma vez “nunca se resumiu às perspetivas literárias ou biográficas, desde o início que soubemos que trabalhar uma obra de Saramago não era uma tarefa fácil e dar continuidade não só à sua obra, mas também ao homem”.

O facto de este projeto estar alinhado com a Carta Universal dos Deveres e obrigações dos Direitos Humanos Nações Unidas, e “para nós representa uma grande honra, mas também uma grande responsabilidade em desenvolver atividades que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável do planeta”, adianta Nuno Cacilhas.

O prémio atribuído ao Roteiro Literário Levantado do Chão foi recebido no dia em que José Saramago completaria 100 anos de vida. Sobre esta questão, Nuno Cacilhas, afirma que todos ficaram “muito satisfeitos e foi uma grande honra ter esta dupla satisfação e Saramago iria ficar muito satisfeito com este prémio que nos foi atribuído”.

Nuno Cacilhas convida todos aqueles que ainda não conhecem o Roteiro Levantado do Chão, agora distinguido, através do site www.roteirolevantadodochao.pt, no facebook ou instagram, ou através dos técnicos de turismo.

Projeto “Roteiro Levantado do Chão”, da Biblioteca Almeida Faria, que foi distinguido a nível nacional ao vencer o prémio “Bibliotecas: Desenvolvimento e a Agenda 2030”.