A ARCA’22 já arrancou em Montemo-o-Novo

A abertura do ARCA22 aconteceu no serão de ontem, quinta-feira, dia 10 de novembro, com a inauguração da exposição “Sensibilité Extrême” e a exibição do filme “Objectos De Luz”.

A exposição, instalada no foyer do Cineteatro Curvo Semedo, resulta de uma residência de investigação, desenvolvida pela antropóloga Daniela Rodrigues, no âmbito das atividades de pesquisa e recolha, promovidas pelo Cineclube & Filmoteca de Montemor-o-Novo.

“Sensibilité Extrême” oferece ao público, a oportunidade para percorrer e conhecer, uma coleção de fotografias em vidros estereoscópicos. O espólio, oriundo de uma antiga cooperativa de Lavre, encontra-se atualmente em posse da colecionadora Montemorense, Mariana Mayer Raposo, a quem muito agradecemos a generosidade da partilha. Nesta iniciativa marcaram presença Daniela Rodrigues e Mariana Mayer Raposo, o que possibilitou bons diálogos e perceber o percurso até se chegar a esta mostra.

Nesta abertura do ARCA22 contámos também com a presença de Acácio de Almeida, diretor de fotografia e uma das figuras maiores do cinema português, e também da atriz, Marie Carré.

O vereador da Cultura e Arte, Henrique Lopes, participou nesta abertura do ARCA22. Cinéfilo e amante da fotografia, o vereador contou que esta paixão, tal como refere o cantautor Sérgio Godinho num das suas canções «isto está tudo ligado», lhe foi transmitida pela influência do pai, dando igualmente nota do privilégio de estar ao lado de Acácio de Almeida, uma referência sua de longa data. O vereador agradeceu a presença de todos

Até 27 de novembro, Cinema Arquivo Memória e Montemor-o-Novo, no evento transdisciplinar ARCA22.