Candidaturas abertas para eleição da Árvore do Ano 2023

O Concurso nacional “Árvore do ano 2023”, numa organização da União da Floresta Mediterrânica, já tem candidaturas abertas, até dia 18 deste mês.

Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo revela que esta é a fase destinada a “submeter a candidatura de uma árvore a concurso, que pode ser feita por parte de qualquer entidade ou cidadão e que depois podem vir a representar Portugal, no concurso Europeu”.

O concurso pretende destacar “a importância das árvores antigas, na herança cultural das comunidades onde se inserem, bem como a sua história e relação com as pessoas”.

Ana Pereira revela ainda que depois de submetidas as árvores a concurso, “serão dez finalistas, escolhidas por um júri, e depois são submetidas à votação do público, e em 2023 a eleita representará Portugal, no concurso europeu”.

De recordar que, em 2022, a Sobreira Grande de Arraiolos ficou em terceiro lugar, neste concurso, a nível europeu; já em 2021, o Plátano do Rossio de Portalegre ficou em quarto lugar e, em 2018 o Sobreiro “O Assobiador” de Palmela foi o vencedor da árvore Europeia do Ano.

As candidaturas para a Árvore Europeia do ano 2023 podem ser feitas aqui. Este é o tema em destaque esta semana no programa “Espaço Europa”.