João Rolaça promove cozedura em forno experimental nos Dias abertos das Oficinas da Terra e da Cerâmica

Entre hoje e sábado, dias 13 e 15 de outubro, decorrem nas Oficinas da Terra e da Cerâmica em Montemor-o-Novo, localizadas nos antigos Lavadouros públicos, os Dias Abertos das Oficinas do Convento.

Qualquer pessoa pode participar nas atividades que têm entrada livre. Nestes três dias está prevista, hoje, a construção de um forno experimental, na sexta-feira, a cozedura a lenha de peças cerâmicas e no sábado, serão observados os resultados.

Este é o resultado da investigação do escultor e ceramista João Rolaça, que procurou “uma solução para cozer objetos de maior formato”, como o próprio explica.

João Rolaça adianta que este forno tem a particularidade de se “adaptar à medida e formato das peças para cozer e surge da necessidade de, apesar de termos fornos grandes, por vezes era difícil que este estivesse disponível e como artistas precisávamos de um forno onde pudéssemos cozer objetos de maior formato e de fácil montagem”.

Estes dias, abertos ao público, são uma “experiência total”, revela João Rolaça, adiantado que é a primeira vez que irá experimentar o forno. “Sendo as Oficinas do Convento um espaço de experimentação, de investigação e de prática, achámos que era interessante abrir esta iniciativa ao público, para observar e ajudar”

Este “é um forno que é possível montar e desmontar com facilidade, sendo também adequado para têxteis e areia, acrescenta João Rolaça.

Dias abertos que decorrem entre hoje e sábado, das 10 às 18.30 horas nas Oficinas da Cerâmica e da Terra, em Montemor-o-Novo.

Durante estes dias será também apresentada a residência Artística de Manuel Fonseca.