Outubro é mês de prevenção do cancro da mama

O cancro da mama é um relevante problema de saúde pública. Segundo os dados estatísticos mais recentes, o cancro da mama é o mais frequente em Portugal e em todo mundo.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promove a iniciativa “Outubro Rosa” com a finalidade de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do Rastreio, e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família.

“O rastreio, desde 2021, dedica-se a mulheres dos 50 aos 69 anos, uma vez que são as faixas etárias em que a percentagem de cancro da mama é maior”, de acordo com Eduarda Pécurto, responsável pelo grupo de Évora da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

“Em 2020, no nosso país, estima-se que 7 mil mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama e 1800 tenham morrido com esta doença. Estes dados levam a que as pessoas estejam cada vez mais sensibilizadas para a doença”, garantiu a responsável.

Apesar de ser o tipo de cancro mais incidente na mulher, cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem. O mês de Outubro é dedicado à prevenção do cancro da mama com diversas atividades que pretendem sensibilizar para a questão do diagnóstico precoce.