Semana Europeia de Geoparques no Festival da Paisagem

A Semana Europeia de Geoparques é uma iniciativa que decorre em 94 territórios UNESCO de 28 países. Ao longo desta semana são diversas as atividades que estão programadas com o objetivo de celebrar as paisagens naturais e humanas mais bonitas, reconhecidas pela UNESCO e que potenciam um desenvolvimento mais sustentável.

Para celebrar este acontecimento, o Geopark Naturtejo acolhe 25 eventos, desde conferências, visitas, mercados, a atividades para jovens.

De 20 de maio, a 5 de junho, o Festival da Paisagem Geopark Naturtejo Mundial inicia com o “Projeto Fôlego”, uma intervenção artística para a comunidade, em Oleiros. Arranca ainda, neste primeiro dia, uma ação de formação para professores de Biologia e Geologia, que se entende ao longo de dois dias.

Durante este fim-de-semana tem luga o Festival da Cereja e do Limão de Montes da Senhora, em Proença-a-Nova. No sábado em Oleiros, na Praia de Cambas, acontece  o Mercado do Xisto, com vários produtos locais e, mais tarde, uma visita encenada pela vila. Para o dia seguinte, domingo, o Centro Ciência Viva da Floresta, recebe mais uma edição do BioDivSummit, onde o foco principal é a biodiversidade na era da transição digital e climática.

No início da segunda semana do festival, em Idanha-a-Nova, será apresentada, no Centro Cultural Raiano, a peça de teatro “A maior flor do mundo”. Nos dias seguintes, “Projeto Fôlego”, estará na Escola de Oleios, com a atividade “Pigmentos”.

Dia 25 de maio, celebra-se o Dia de África em Idanha-a-Nova, há uma caminhada noturna em Oleiros, e, a partir deste dia e até ao último dia, acontece o Encontro de Geoparques UNESCO de Portugal, com a participação do Geopark Naturtejo em Arouca.

Para o último fim-de-semana de maio acontece a GeoRota e o Mercado da Bio-Região, em Idanha-a-Nova. Também será promovido um workshop, “Natureza à Mesa”, desenvolvido no âmbito da parceria da Carta Europeia de Turismo Sustentável – Terras de Lince.

Na última semana de festival as crianças são o tema central. Em Castelo Branco, o Dia da Criança é celebrado com o Mercadinho Saudável e mais tarde, dá-se inicio ao Biénio para a Ação Climática nos Geoparques Portugueses. Em Oleiros está programada uma exposição na Galeria Municipal, o Festival de Música Infantil e, para celebrar o Dia Mundial do Ambiente, o projeto “Mão Verde”.

Ao longo deste festival está está patente a exposição “A Natureza em Movimento”, no Museu Municipal de Penamacor.