Gripe e constipações no “De Boa Saúde” desta semana

Com o frio, típico desta altura do ano, chegam também as gripes e as constipações. A verdade é que muita gente pensa tratar-se de uma mesma doença, mas, na realidade, não é.

Na edição desta semana do “De Boa Saúde”, o médico Pintão Antunes esclarece que ambas as patologias são provocadas por vírus, embora os da constipação ou resfriado sejam menos agressivos.  O número de casos de gripe, que antes era sempre bastante elevado, desde que surgiu a Covid-19, revela Pintão Antunes, quase desapareceu, uma vez que andamos todos protegidos com máscaras.

Os sintomas mais comuns na gripe são, segundo a Organização Mundial de Saúde, febre, fadiga (fraqueza muscular), tosse (normalmente seca), dores no corpo e dores de cabeça. Já os sintomas de constipação geralmente atingem o pico em dois a três dias e geralmente incluem espirros, nariz entupido ou com corrimento, dor de garganta, tosse, olhos lacrimejantes e febre – ainda que seja rara. A maioria das pessoas que fica constipada não apresenta febre.