Restaurante Dom Joaquim vence Concurso Gastronómico Borrego à Mesa em Montemor

No âmbito do 18º Festival de Sopas de Montemor-o-Novo, realizado entre os dias 11 e 13 de novembro, teve lugar o Concurso Gastronómico Borrego à Mesa.

Destaca-se a elevada participação registada, uma afluência participativa que se verificou em ambas as categorias a serem distinguidas: Tradição e Inovação, sendo que a primeira premiou os melhores pratos tradicionais, enquanto que a segunda deu destaque à criatividade, sempre com o borrego como figura principal.

Na Categoria Tradição, o 1º Prémio foi para o Restaurante Dom Joaquim, graças ao seu prato de Borrego Assado no Forno com batatinha assada. O prato superiorizou-se ao Ensopado de Borrego à moda antiga, de Olinda Ferreira, e a outro de Borrego Assado no Forno, de Maria Manuela Leitão, que alcançaram o 2º e 3º lugar respetivamente.

Também na Categoria Inovação, o Restaurante Dom Joaquim foi o principal vencedor, com a sua Almofada de Borrego a merecer a distinção. O 2º lugar foi para um Carré de Borrego com crosta de pão alentejano, jardim de cogumelos em puré de abóbora com açafrão, molho de iogurte e piso de coentros. No 3º lugar, ficou a Feijoada de Borrego do Restaurante Dona Laura.

O júri do Concurso foi composto por cinco elementos: Paulo Piçarra (Diário do Sul), Luís Vaz Freira (Confraria Gastronómica do Alentejo), João Narigueta (Restaurante Híbrido), Carlos Galhardas (Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre) e António Pinto Xavier (Município de Montemor-o-Novo).