Skip to content

Em Vendas Novas, uma bifana também pode ajudar quem luta contra o cancro

Mil bifanas, seis casas tradicionais e uma causa solidária. É esta a proposta que Vendas Novas leva às Festas do Concelho, entre 4 e 7 de setembro, numa iniciativa que pretende juntar gastronomia e solidariedade em torno da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul.

Durante os primeiros três dias do evento, quem quiser participar poderá adquirir senhas para as “1.000 Bifanas Solidárias”, mediante um donativo mínimo de um euro por unidade. Não existe um limite para a contribuição, podendo ser entregue um valor superior. A totalidade da verba angariada será posteriormente entregue pelo Município à Liga Portuguesa Contra o Cancro.

A iniciativa chega ao seu momento mais aguardado no domingo, 6 de setembro, às 19h00. Nessa altura, as seis casas de bifanas que marcam presença nas Festas vão unir esforços e preparar, em conjunto, as mil bifanas, que serão depois entregues aos participantes que tenham adquirido previamente a respetiva senha.

A ação conta com o apoio da SEL – Salsicharia Estremocense, Vaqueiro e Panificadora Central de Vendas Novas e envolve A Chaminé, Bifanas & Companhia, Bifanas do Patrão, Café O Silva, Mercado das Bifanas e O das Bifanas “Casa Boavista”.

A verba terá como destino o trabalho desenvolvido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, que presta apoio gratuito a doentes oncológicos e respetivas famílias, desenvolve ações de prevenção e promoção da saúde e apoia igualmente a formação e investigação na área da oncologia. No Alentejo, a instituição está presente no Serviço de Oncologia do Hospital do Espírito Santo de Évora.

Uma festa onde a bifana volta a ser protagonista

A solidariedade será apenas uma das formas de celebrar a tradicional bifana de Vendas Novas. Ao longo das Festas do Concelho, esta especialidade gastronómica volta a assumir um lugar de destaque, com várias iniciativas dedicadas ao produto que é uma das imagens de marca do concelho.

No sábado, 5 de setembro, o desafio é ainda maior: depois dos 15 metros alcançados em 2024, Vendas Novas quer agora chegar aos 20 metros na “Maior Bifana do Mundo, Especial com Queijo”.

O programa inclui ainda demonstrações culinárias com chefs, harmonizações de bifanas e vinhos, o concurso “Rei e Rainha da Bifana” e a estreia de “Bifanas à Martelada”.

As Festas do Concelho de Vendas Novas realizam-se este ano, pela primeira vez, no Parque de Feiras e Mercados, entre 4 e 7 de setembro, com entrada livre. Rosinha, Bárbara Tinoco, Miguel Gameiro & Pólo Norte e Marisa Liz são alguns dos nomes que integram o programa, que inclui ainda música, gastronomia, cante, folclore, desporto, atividades para crianças e jovens, artesanato e outras propostas para toda a comunidade.

Entre tradição, animação e gastronomia, Vendas Novas acrescenta este ano um ingrediente especial às suas festas: a solidariedade

Compartilhe este artigo: