
A Meia de Évora regressa a 21 e 22 de novembro com uma nova configuração, que coloca o património da cidade ainda mais no centro da prova. A principal novidade da edição de 2026 é a mudança do local de partida da meia maratona, dos 10 quilómetros e da caminhada de cinco quilómetros, que passa para junto do Aqueduto da Água de Prata. A chegada mantém-se na Praça do Giraldo.
Organizada pela Câmara Municipal de Évora, com apoio técnico da HMS, a prova pretende reforçar a participação e afirmar-se como um dos principais eventos desportivos da cidade. A nova configuração surge também como uma oportunidade para testar soluções tendo em vista 2027, ano em que Évora será Capital Europeia da Cultura.
A alteração representa uma mudança significativa face às dez edições anteriores. Entre as novidades está a retirada da subida da Rua de República, um dos troços mais conhecidos do percurso e também um dos mais contestados pelos participantes devido ao grau de dificuldade.
Para o presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Zorrinho, a nova partida permite associar de forma mais evidente a dimensão desportiva à valorização do património. O autarca considera que a localização junto ao Aqueduto cria condições para aumentar a capacidade da prova e contribuir para a promoção da cidade.
A preparação para 2027 é igualmente apontada como uma das razões para a aposta nesta edição. Segundo o município, a realização de grandes eventos desportivos constitui uma oportunidade para testar a capacidade de acolhimento, a organização do espaço público e a articulação entre a circulação de participantes e a valorização do centro histórico.
Também o vereador com o pelouro do Desporto, Jerónimo José, destaca a necessidade de a prova acompanhar a evolução das expectativas dos atletas. A nova solução pretende manter o desafio competitivo, mas proporcionar simultaneamente um percurso mais atrativo e uma experiência mais ligada à identidade e ao património de Évora.
Programa decorre durante dois dias
O programa começa no sábado, 21 de novembro, com a Run Kids, destinada a crianças entre os três e os 13 anos. A prova terá partida e chegada na Praça do Giraldo.
No domingo, 22 de novembro, a atividade começa às 09h15, com a caminhada de cinco quilómetros. Às 10h00 arrancam, em simultâneo, a Meia Maratona e a corrida de 10 quilómetros.
A organização mantém ainda o Breakfast Run e três treinos oficiais aos domingos que antecedem o evento, iniciativas destinadas a promover a preparação dos participantes e a aproximar a prova da comunidade de corredores.
No conjunto das quatro provas, a Meia de Évora tem capacidade para receber até 6.000 participantes. As inscrições já estão abertas.
A participação na meia maratona custa 16 euros até 31 de agosto, passando depois por diferentes valores até atingir os 22 euros no período entre 1 e 21 de novembro. A inscrição nos 10 quilómetros tem atualmente o valor de 12 euros, enquanto a caminhada custa oito euros. Na Run Kids, a inscrição tem um preço único de cinco euros.
Todos os participantes que terminarem as respetivas provas recebem uma medalha. Na meia maratona estão ainda previstos prémios monetários para os primeiros classificados da geral feminina e masculina, bem como distinções para os melhores atletas eborenses.
Com a partida junto ao Aqueduto da Água de Prata e a meta instalada na Praça do Giraldo, a edição de 2026 aposta numa relação mais próxima entre a corrida, os atletas e o património da cidade, procurando transformar a Meia de Évora numa experiência que vá além da competição desportiva.















