Projeto “Dentes de Leão” mobiliza jovens de Évora na área das artes participativas

Évora integra o projeto Dentes de Leão, através da Associação Pó De Vir A Ser. Este é um projeto, no âmbito das artes participativas, que mobiliza jovens artistas do Sardoal, Évora e Lisboa, para a criação artística e processos colaborativos.

Mariana Passos, dos órgãos da direção da Associação Pó de Vir a Ser, explica que este projeto é financiado pelo mecanismo de financiamento EEA Grants que têm três países dadores: a Islândia, Noruega e Liechtenstein, e que aposta “em financiamento de projetos artísticos baseados em territórios de baixa densidade, como é o caso de Évora e Sardoal”.

Relaciona estes três territórios, com densidades diferentes, convocando jovens, entre os 15 e 18 anos, destes três territórios, “para participarem com jovens artistas com menos de 40 anos que residam nos distritos de Évora, Santarém e Lisboa num processo partilhado e próximo de criação de projetos artísticos de artes participativas”.

No caso desta associação eborense, dedica-se “à escultura em pedra, num espaço de criação artística, mas trabalha também uma noção alargada a escultura enquanto mecanismo de ação, onde todos podem esculpir a realidade”, revela Mariana Passos, adiantando que “a associação Materiais Diversos em Santarém, e a Culturgest que trabalha a partir de Lisboa, sendo os três parceiros que deram arranque ao desenho da candidatura e convocaram outros parceiros como, o município de Sardoal e de Évora, Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Évora, mas também parceiros dos países dadores”.

Mariana Passos adianta ainda que no total são 12 jovens e 11 artistas que, em cada território, que vão participar no projeto. Já estiveram juntos em Sardoal e em Évora, “havendo jovens de Santana do Campo, Arraiolos, Montemor-o-Novo, entre outros que responderam a uma convocatória, e foram selecionados pelos mediadores, tendo este projeto uma mediadora, em cada território para trabalhar com os jovens”.

Relativamente às atividades, “os participantes vão decidir o que acontece, onde e quando, e como se relacionam com o território e vão se encontrar todas as semanas para o explorar, e partilhar com o grupo de artistas quais as suas expectativas, visões e necessidades e recursos que eles apontam no território como relevantes e vão estar em contacto com os artistas que estão nestes territórios a realizar residências artísticas”.

Um curso de artes participativas, também integra o projeto e terá lugar em cada um destes territórios, em que “é objetivo refletir e capacitar as pessoas que tenha interesse nesta área neste sentido, desenhado para ir de encontro às vontades dos participantes e atividades serão decididas em colaboração, dando voz às necessidades e desejo das pessoas que participam”, revela ainda Mariana Passos.

O projeto “Dentes de Leão” desenvolve-se até maio de 2023, em Évora, Sardoal e Lisboa.