
O CLDS 5G Ativar Montemor, é um programa de intervenção social promovido pelo governo com financiamento do programa PESSOAS 2030. O projeto procura promover a inclusão social e territorial; combater a pobreza e a exclusão social; melhorar a qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade e mobilizar e reforçar recursos locais através de parcerias comunitárias.
Neste projeto estão incluídos gabinetes de apoio social, em todas as freguesias do concelho de Montemor-o-Novo.
Isabel Soares, coordenadora do projeto, em declarações à RNA, referiu que “estes gabinetes de apoio social pretendem dar apoio e informação a quem apareça. Alguém que receba uma carta, um documento e não sabe como preencher ou como responder, nós ajudamos, também damos informações sobre outros tipos de apoios sociais que existam, questões relacionadas com parentalidade, com habitação. Não há necessidade de agendamento, basta comparecer, sendo que a qualquer altura podem sempre nos ligar ou enviar e-mail para os nossos contactos. Está aberto a qualquer pessoa de qualquer faixa etária, seja também português, residente, seja migrante, o que for, pode comparecer”.
O CLDS 5G Ativar Montemor, também vai às diferentes freguesias dar apoio a grupos de pessoas maiores de 60 anos. Nestes grupos trabalha-se a estimulação cognitiva, fazem atividades lúdicas e recreativas e também atividades intergeracionais.
A coordenadora do projeto adiantou que “estes grupos têm um limite etário, que é a partir dos 60 anos de idade, porque são destinados exclusivamente à população idosa. Aqui neste projeto foi aberto a mais de 60, apesar da idade da reforma em Portugal seja 65 anos. Estas atividades são articuladas com as juntas de freguesia, de acordo com as necessidades por eles identificadas. Não existem em todos os locais do concelho, mas existem em muitos locais do concelho. Também estão nas nossas redes sociais e, por vezes, também são partilhadas pelas próprias redes sociais das juntas de freguesia. Acontecem uma vez por mês, com uma duração aproximada de duas horas”.















