Tradicional queimação do boneco, em São Geraldo, na próxima segunda-feira

Baile de Carnaval com a tradicional queimação dos bonecos e concurso de máscaras vai realizar-se na próxima segunda-feira, em São Geraldo, no centro cultural e recreativo popular 1º de maio. A tradição da queima do boneco tem muitos anos de história e festividade.

“É um baile já com muitos anos, em São Geraldo, que tem a particularidade da queimação dos bonecos. Esta tradição consiste em haver dois bonecos, um rapaz e uma rapariga, feitos pelos rapazes e raparigas solteiros de São Geraldo. Os rapazes fazem a boneca e as raparigas o boneco e estará em exposição durante o baile. Depois, numa determinada altura é feito um testamento, as raparigas revelam um nome de um rapaz para queimar (no sentido figurativo) e o inverso. No final, são lidos os testamentos, que geralmente estão escritas coisas engraçadas e a queimação dos bonecos” revela Nuno Lima, um dos responsáveis pelo CRP 1º de Maio de São Geraldo, relativamente à tradição da queimação dos bonecos.

Por ser uma história “que dura há muitos anos”, a queima do boneco é uma tradição que começou: “no tempo dos nossos avós e pais. Só sabemos que esta tradição começou nos montes, que pertenciam a São Geraldo na altura”, explica Nuno Lima. Quanto ao objetivo ficou perdido nesse mesmo tempo, acabando agora por ser “uma brincadeira entre a rapaziada solteira”.

“O que nós queremos neste dia é que as pessoas apareçam, divertiam-se e venham mascaradas. O que nós prometemos é diversão e alegria, com esta peculiaridade da queimação do boneco, que não se faz em mais lado nenhum, pelo menos com o nosso conhecimento”, acrescenta ainda Nuno Lima.

Este ano também vai haver um concurso de máscaras, que segundo Nuno Lima, o concurso vai ter o prémio de “melhor máscara individual e o melhor grupo de mascarados”.

O baile é musicalmente conduzido pelo cantor eborense Gil Marques.