Skip to content

Alentejo é palco de Festival Internacional de Filmes de Turismo até 2027

Começa hoje, 5 de novembro, a 13a edição do Finisterra Portugal Film Art &Tourism Festival e até 7 de novembro vai levar ao Alentejo realizadores, produtores e escritores nacionais e internacionais que poderão comprovar as potencialidades da região para o cinema e turismo cinematográfico.

A iniciativa, realizada anualmente, permanecerá no Alentejo até 2027, reforçando o apoio da região à cultura. A edição deste ano realiza-se em Sines e irá exibir 75 filmes distribuídos pelo Centro de Artes de Sines e pelo auditório do hotel Sines Sea View.

José Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, acrescenta: “este Festival reúne profissionais de grande prestígio nacional e internacional, que terão a oportunidade de descobrir o Alentejo como um território com forte potencial para acolher produções cinematográficas. Por isso fizemos um esforço juntamente com a Câmara Municipal de Sines para manter o festival no território até 2027, ano que será marcado pelo regresso da grande regata de veleiros (Tall Ships Race) e pela Capital Europeia da Cultura. Estamos convictos de que a região será valorizada com esta iniciativa e queremos posicionar no prazo de 3 a 5 anos a região do Alentejo com um destino de turismo cinematográfico”.

Promovido pela Arrábida Film Commission e a Alentejo-Ribatejo Film Commission, em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e a Câmara Municipal de Sines, esta iniciativa tem como objetivos a exibição dos filmes, a apresentação à comunidade cinematográfica nacional e internacional os filmes vencedores; a promoção do território de acolhimento do festival enquanto espaço de excelência para a produção cinematográfica, do ponto de vista cénico, paisagístico, histórico-cultural e patrimonial e promover e valorizar ambientes, cenários e paisagens para filmagens, bem como infraestruturas e recursos humanos especializados.

Além da exibição dos filmes, serão também entregues os prémios aos filmes vencedores em 22 categorias distintas, nomeadamente: Publicidade, Promoções, Documentário, Curta-metragem documental, Timelapse, Drones, Séries de TV, Vida humana, Mar e praia, Viagens, Destinos, Montanha, Religioso, Natureza e Vida Selvagem, Locais históricos, Serviços, Desporto, Cidades, Inteligência artificial, Melhor filme da região; Ambiente e sustentabilidade e Melhor filme da Região.

Estão a concurso 165 filmes de 35 países, destacando-se 38 de Portugal, 32 de Espanha, 19 dos Estados Unidos da América, 13 da Alemanha e 10 da Polónia.

O júri é composto por 21 membros de 15 países, com profissionais das áreas do cinema, turismo, jornalismo, televisão, literatura e ensino. Entre os vários membros do júri, destacam-se o polaco Zbigniew Zmudzki, realizador cinematográfico, que recebeu um Óscar em Hollywood com o seu filme de animação “Pedro e o Lobo”; o realizador Gavin Lee, Diretor Festival Cinema Infantil de Pequim ou o canadiano Jonas Saúl, guionista de cinema e escritor.

Compartilhe este artigo: