
O Centro Dramático de Évora – CENDREV volta a organizar, no Teatro Garcia de Resende, o Encontro de Teatro Ibérico. Este Encontro é uma iniciativa que, ano após ano, promove o diálogo entre criadores, companhias e instituições de Portugal e Espanha.
Com uma programação que inclui debates e espetáculos, o Encontro constitui-se como um espaço de partilha artística, reflexão crítica e cooperação cultural no panorama ibérico.
Este ano, de 2 a 4 de novembro, o festival volta-se para norte e dedica a sua programação à Galiza, região cuja vitalidade artística e teatral tem sido uma das mais estimulantes do panorama ibérico contemporâneo.
Ao longo de vários dias, o público é convidado a participar em espetáculos que refletem a diversidade, o humor e a força poética do teatro galego atual.
O Encontro inicia-se no dia 2 de novembro, às 16h00, com a última apresentação de Um Sonho, de August Strindberg — a nova co-produção do CENDREV e A Escola da Noite, que estreou no passado dia 23 de outubro e está em cena até dia 2.
Encenado por António Augusto Barros, com um elenco de 11 atrizes e atores, cenografia de João Mendes Ribeiro, Luísa Bebiano e António Augusto Barros, música de Carlos Meireles e desenho de luz de António Rebocho, o espetáculo marca a abertura do Encontro de Teatro Ibérico, que tem sessões às 19h00 até sábado — dia em que também será possível assistir à sessão com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, acessível a pessoas surdas e com dificuldades auditivas — e no domingo, às 16h00.
Dia 3, a partir das 15h00, terá lugar a Conferência/Debate: “O Exemplo do Centro Dramático Galego Como Contributo Para a Reflexão Sobre Modelos de Desenvolvimento Regional”. Este encontro propõe uma reflexão partilhada sobre o papel das instituições culturais na criação artística contemporânea, a articulação entre políticas públicas e liberdade criativa, e os desafios comuns que enfrentam Portugal, Espanha e, em particular, a Galiza. Entre os convidados contam-se Fran Nuñez (Diretor do Centro Dramático Galego), Rui Vieira Nery (Musicólogo), Ana Paula Amendoeira (Vice-Presidente da CCDR Alentejo – Cultura), Pedro Rodrigues (A Escola da Noite) e Luis Miguel González-Cruz (Teatro del Astillero).
O encerramento do festival, dia 4 às 19h00, é marcado pela presença do Centro Dramático Galego (CDG), companhia pública de teatro da Galiza, que celebra este ano 40 anos de atividade.
 
								 
        














