Com a entrada neste novo ano, e como já se esperava tendo em conta a inflação, são vários os aumentos previstos, desde o pão ao gás e eletricidade.
No que diz respeito à eletricidade o preço vai aumentar 1,6%, este mês, para quem está em mercado regulado; já no mercado liberalizado, a EDP Comercial anunciou que vai aumentar cerca de 3%, em média, o valor da fatura da eletricidade; por sua vez, a Endesa prevê manter o valor global das faturas de eletricidade dos clientes em 2023; a Iberdrola informou que a fatura de eletricidade dos clientes vai descer, em média, 15% em 2023; já a Galp vai reduzir as faturas da eletricidade em cerca de 11%, em média, a partir do início de 2023, exceto taxas e respetivos impostos, que são fixados pelo Estado.
Já a fatura do gás natural vai aumentar, a partir deste mês, cerca de 3%. Quanto às portagens vão aumentar 4,9%.
As rendas da casa só poderão subir, até 2%, depois de o Governo ter publicado uma lei nesse sentido, em Diário da República.
Relativamente à alimentação e, sobretudo ao preço do pão volta a subir este ano, em função do aumento dos custos das matérias-primas e da energia, mas também impactado pela atualização do salário mínimo nacional.