D. Francisco Senra Coelho recorda Papa Bento XVI como o “colaborador da verdade”

O Papa emérito Bento XVI morreu este sábado, 31 de dezembro, aos 95 anos. Num longo texto, enviado às redações, o arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, recorda-o como o “colaborador da verdade”.

O texto do arcebispo para ler na íntegra:

“1 – Todo o Povo de Deus que peregrina por terras alentejanas e ribatejanas, neste extenso território que constitui a Arquidiocese de Évora, bem como muitos homens, mulheres e jovens que não se identificam como Cristãos Católicos, mas são pessoas íntegras e de boa vontade, unimo-nos neste último dia do ano 2022 para louvar a Deus pelo dom da vida, da vocação e do ministério concedido ao saudoso Papa Bento XVI, falecido hoje pelas 9.35 horas locais, para viver o encontro com o Bom Pastor, que como a Pedro o chamou e ordenou: “Vem e segue-me, farei de ti pescador de homens” (Mt. 4, 18-22), a fim de receber a coroa da glória, ele que soube servir como Homem Justo a causa da tolerância e da Paz e soube sempre apresentar Cristo como alicerce e coroa da humanização, junto dos mais pobres e dos sem voz.

Hoje, Sábado, Memória do Papa da Liberdade da Igreja, S. Silvestre I, último dia do ano 2022, como pastor fiel, Bento regressou da grande contenda à Casa do Pai. Paz à sua alma! Honra e Glória ao Vencedor da morte e Senhor da Vida e dos Vivos! Aleluia!

2 – Joseph Aloísius Ratzinger foi eleito sucessor de Pedro na Cátedra de Roma a 19 de Abril de 2005, contava 78 anos e escolheu como nome Bento, XVI, na sequência do Papa que acompanhou a primeira Guerra Mundial e sob cujo pontificado aconteceram as Aparições de Fátima, Bento XV. A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina quando eram 17.40 horas locais.

No dia 24 de Abril tomou posse da Diocese de Roma, a sede onde Pedro deu o testemunho supremo do martírio, afirmando-se discípulo de Cristo, seu Senhor, dia 28 de Fevereiro de 2013. Como Papa, manteve o lema do seu episcopado: “Colaborador da Verdade”.

3 – Ordenado Presbítero conjuntamente com seu irmão George, a 29 de Junho de 1951, pelo Cardeal Faulhaber, Arcebispo de Munique, em 1952 iniciou a sua actividade docente na Escola Superior de Filosofia e Teologia de Frisinga. Aí, leccionou Teologia Dogmática e Fundamental. Em 1953, defendeu como tese doutoral o argumento “Povo e Casa de Deus na doutrina da Igreja de S. Agostinho”. A fim de obter habilitação para docência em cátedra, apresentou a dissertação “A Teologia da História em São Boaventura”. A partir de 1969, passou a ser Professor Catedrático de Teologia Dogmática e História do Dogma na Universidade de Ratisbona. No II Concílio Ecuménico do Vaticano, foi “peritus” do Cardeal  de Colónia, Josef Frings. Perante algumas situações difíceis no diálogo teológico pós-conciliar, no ano de 1972, Joseph Ratzinger fundou a revista “Communio”, conjuntamente com Urs von Baltasar (1905-1988) e Henri de Lubac (1896-1992).

A 25 de Março de 1977, o Papa S. Paulo VI nomeou o autor da obra “Introdução ao Cristianismo”, Arcebispo de Munique e Frisinga, elevando-o a cardeal no consistório do mesmo ano, reunido a 27 de Junho. Em 1981, o Papa S. João Paulo II escolhe o Arcebispo Ratzinger para Prefeito do Dicastério da Doutrina da Fé. A 19 de Abril de 2005, é eleito sucessor de S. João Paulo II, sendo o 265º Papa da História da Igreja. Desde 2016, com a morte com a morte do Cardeal Paulo Evaristo Arns, era o último cardeal vivo criado pelo Papa Paulo VI.

4 – Nesta hora de luto iluminado pela Esperança Cristã, sentimos e agradecemos o valor da estabilidade que a serenidade deste Pastor nos oferecia a todos. Era uma companhia tão silenciosa quanto presente, uma espécie de reserva moral testada e confirmada pela preciosidade da sua sabedoria.

Perito em Humanidade, iluminava as mentes e os corações com racionalidade da Fé e com a proximidade da ternura de Deus aos vazios humanos. Profundamente conhecedor do Ocidente e da Europa doentes, encetou o diálogo Fé – Cultura através das promissoras e inacabadas iniciativas “Átrio dos Gentios”. Fica para sempre registado o seu abraço ao saudoso gigante do cinema Manuel de Oliveira no contexto do seu encontro com a Cultura realizado em Lisboa, no Centro Cultural de Belém, quando da sua visita pastoral a Portugal em 2010, por ocasião da celebração dos dez anos da canonização dos Pastorinhos Francisco e Jacinta Mário, talvez a visita pastoral que mais marcou o seu pontificado.

As inesquecíveis celebrações litúrgicas vividas em Lisboa, Fátima e Porto, fizeram o encanto do nosso povo, que percebeu quão diferente era o homem Bento XVI, ao vivo, daquele que lhe pintavam os fabricantes de opinião pública. A visita de Bento XVI a Portugal foi uma festa e um gratificante encontro de muitos “afastados” com a Igreja. Afinal os verdadeiros sábios são os únicos a saberem falar dos grandes temas complexos e exigentes da vida com linguagem acessível e compreensível a todos.

Papa de Fátima, não só quando como cardeal Prefeito do Dicastério da Doutrina da Fé interpretou o Terceiro Segredo de Fátima, mas como quando, no Santuário de Fátima, com a revelação do Terceiro Segredo, nos afirmou que a mensagem de Fátima e o segredo continuavam actuais, em aberto e a ajudar a iluminar os novos tempos.

Apreciador de Mozart e seu intérprete ao piano, dizia que não o apreciava e executava apenas por motivos artísticos, mas sobretudo antropológicos: “A música de Mozart encerra todo o drama humano.” Foi esse Papa que ele tocou e compreendeu muitas vezes, iluminando-o com a Luz do Evangelho. Foi desse drama que saiu vencedor, quando com toda a Liberdade Interior a 28 de Fevereiro de 2013, perante o reconhecimento das suas limitações humanas abdicou do exercício do ministério petrino ao renunciar à Diocese de Roma.

5 – Unidos ao nosso amado Papa Francisco, acompanhemos com compromisso o seu magistério sobre os seus ensinamentos sobre a vida e obra do Papa Teólogo, bem como os seus apelos e convites à oração pessoal e comunitária por Bento XVI. Que as Paróquias incluam em todas as celebrações Eucarísticas ou da Palavra uma prece pelo eterno descanso do Papa Emérito e que no dia das suas Exéquias Fúnebres, nas Paróquias onde for possível seja oferecida a Celebração da Eucaristia em sua intenção.

6 – Nas comunidades onde é tradicional, no dia e na hora do início das suas exéquias, podem ser dobrados pelo Papa Bento XVI, os sinos “em memória de Defuntos”.

Évora, 31 de Dezembro de 2022

+ Francisco José, Arcebispo de Évora”