Skip to content

Arena d’Évora acolheu Feira de Emprego do Turismo

A Arena d’Évora acolheu esta quinta-feira, ao longo de todo o dia, a Feira de Emprego do Turismo, uma iniciativa promovida pela Bolsa de Empregabilidade com o apoio da Câmara Municipal de Évora, que reuniu mais de 60 empresas do setor do turismo e disponibiliza centenas de ofertas de trabalho, maioritariamente direcionadas para a região do Alentejo.

Ao longo do dia, a Arena d’Évora transformou-se num verdadeiro ponto de encontro entre talento e oportunidades, reforçando o papel do turismo como setor estratégico para o emprego e o desenvolvimento económico da região.

Na sessão oficial de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Zorrinho começou por deixar uma palavra de solidariedade para com as populações afetadas pela intempérie, destacando o trabalho desenvolvido no âmbito da proteção civil municipal e da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC). O autarca sublinhou ainda a importância da feira enquanto ponte entre quem procura emprego e as empresas que necessitam de quadros qualificados, lembrando que, ao longo de dez anos, o certame já envolveu cerca de 35 mil candidatos e 1.500 empresas.

“O município, os empregadores e os trabalhadores são parceiros naturais. Todos ganham quando cada um consegue fazer o que deseja e lhe compete”, afirmou, reforçando a ambição de Évora se afirmar como território cada vez mais atrativo para viver, trabalhar e investir, através de mais habitação, melhores serviços e maior proximidade nas decisões.

“Em Évora, não queremos roubar quadros qualificados aos outros territórios, mas ambicionamos, como Grande Capital Europeia ao Sul, ser cada vez mais atrativos para as empresas e para quem aqui quer viver e trabalhar. Isso significa mais habitação, melhores serviços, mais rapidez de decisão e mais proximidade”, disse o autarca

Nesta cerimónia, que contou também com a presença da vereadora Carmen Carvalheira, usaram ainda da palavra António Marto, presidente da Associação Fórum Turismo, Carlos Abade, presidente do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e Arnaldo Frade, delegado regional do Instituto do Emprego e Formação Profissional do Alentejo.

O evento, que assinala o 10.º aniversário deste certame nacional, contou com um período exclusivo para escolas durante a manhã e tem portas abertas ao público em geral durante a tarde, atraindo centenas de estudantes finalistas e candidatos à procura de oportunidades nas áreas do turismo, hotelaria e restauração.

Entre as empresas presentes estão grupos de referência como a AHM – Ace Hospitality Management, bem como vários resorts e unidades de luxo, entre os quais Sublime Comporta, L’and Vineyards, Spatia Comporta e Costa Terra Club, além de outras entidades regionais e nacionais. As ofertas abrangem áreas como hotelaria, restauração, cozinha e pastelaria, operadores turísticos, agências de viagens, animação turística, housekeeping e recursos humanos.

A iniciativa contou com o apoio institucional do Turismo de Portugal, e foi coorganizada pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, em colaboração com a autarquia e do Instituto do Emprego e Formação Profissional, tendo a merytu como main sponsor.

Compartilhe este artigo: