Skip to content

Montemor-o-Novo celebrou José Saramago e 1.º aniversário do Centro Interpretativo Levantado do Chão

Montemor-o-Novo viveu este fim de semana vários momentos de celebração cultural e literária, ao assinalar em simultâneo o 103.º aniversário de José Saramago e o 1.º aniversário do Centro Interpretativo Levantado do Chão, inaugurado a 16 de novembro de 2024. O romance “Levantado do Chão”, obra que projetou o concelho de Montemor-o-Novo para o mundo, esteve no centro das comemorações organizadas pela Câmara Municipal, que decorreram nos dias 15 e 16 de novembro, entre as 14h00 e as 18h00, reunindo visitantes, leitores e admiradores do Nobel da Literatura.

No dia 15 de novembro ocorreu a apresentação dos vídeos documentais “Testemunhos locais – guerra colonial”, com a participação do Núcleo dos Combatentes de Montemor-o-Novo, no auditório da Biblioteca Municipal, seguida de uma visita comentada ao Centro Interpretativo, permitindo aos participantes mergulhar na obra e no contexto histórico que inspirou Saramago.

No domingo, 16 de novembro, ocorreu uma oficina criativa Viagem têxtil ao tempo e espaço da obra, dinamizada pela costureira Gertrudes Calção, que levou os participantes a explorar a narrativa através dos têxteis da época de Levantado do Chão. A apresentação da Agenda do Roteiro 2026 ocorreu de seguida, assim como a divulgação do novo estudo “Levantado do Chão de José Saramago e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, reforçando a atualidade e pertinência da obra. Estiveram presentes o Presidente da Câmara, Carlos Pinto Sá, a Vereadora Paula Martins e o Vereador Gonçalo Simões.

Compartilhe este artigo: