Centro Hípico D. Duarte em Montemor promove Estágio Profissional

Hoje, dia 26 de fevereiro, realiza-se no Centro Hípico D. Duarte, em Montemor-o-Novo, um Estágio Profissional, orientado por Luciana Inácio, cavaleira internacional. Esta é a primeira atividade que decorre, no Centro Hípico, após as maiores restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

Ana Marta Fialho, professora e membro da organização da atividade revela que esta clínica que ensino é essencialmente “virada para o ensino do cavaleiro e para melhorar a performance do cavalo”, uma atividade que pretende focar-se num cavaleiro, de cada vez, “ou seja, a Luciana dá uma aula por pessoa, deve ser à volta de uma hora e, provavelmente decorre ao longo de todo o dia”, acrescenta a professora que se mostra satisfeita com a quantidade de inscrições, até à data. Para aqueles que não tiveram oportunidade de realizar inscrições é possível “assistir porque até bom, para tirar ideias, para quem monta a cavalo, para utilizar um bocadinho daquilo que a Luciana sabe e, utilizar no seu cavalo”, convida Ana Marta Fialho.

Também no domingo irá decorrer mais uma atividade para a qual, Ana Marta Fialho se revela otimista, “uma Poule de Ensino, com variadíssimos cavaleiros, várias provas, que vai da preliminar à mais avançada”, uma atividade importante, não só a nível de ensino, como também para “ver o nosso cavalo Lusitano. É uma forma de também dinamizar as coudelarias aqui à nossa volta, na nossa região”, remata.

André Malhão, aluno do curso profissional de técnico de desporto, da escola secundária de Montemor-o-Novo e estagiário no Centro Hípico D. Duarte explica que esta atividade, realizada em conjunto com o Centro, fará parte das provas finais de curso, “visto que, no Alentejo, existem inúmeras coudelarias do cavalo Lusitano, e até bastantes praticantes da modalidade que têm de se deslocar mais para as zonas de Lisboa para fazerem provas e cá, onde a modalidade está tão presente a nível de coudelarias e cavaleiros, não haver nenhuma atividade” torna-se uma lacuna na região.

O aluno confessa que “desde pequeno que monto a cavalo e sempre gostei da equitação”, sendo esta a principal razão para a escolha desta modalidade para finalizar o seu curso profissional.

Já André Vicente, outro aluno do curso profissional de técnico de desporto, da Escola Secundária de Montemor, realça que “desde cedo tivemos a ajuda do Centro Hípico, que desde cedo nos ajudaram”, relembrando ainda que “no próximo fim-de-semana, dia 6, irá ocorrer uma prova, neste caso de obstáculos”.

A atividade de hoje decorre durante todo o dia, começando às 10 horas, estando prevista para amanhã mais uma poule de ensino.