Skip to content

24ª Mostra de Doçaria de Alcáçovas de 5 a 8 de dezembro

Alcáçovas no concelho de Viana do Alentejo volta a acolher, de 5 a 8 de dezembro, a 24ª Mostra de Doçaria, um dos principais eventos do calendário de inverno da região.

À Rádio Nova Antena, Luís Metrogos, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo adiantou que “a Mostra de Doçaria em Alcáçovas é um dos principais eventos do calendário de inverno da região do Alentejo e, naturalmente, pretende divulgar e preservar também a doçaria tradicional com um foco especial para a doçaria conventual e palaciana. Ao mesmo tempo, também pretende valorizar o saber fazer os conhecimentos passados de geração em geração para as doceiras que contribuem para o mesmo. Este é um evento que tem um impacto bastante positivo, não só ao nível económico mas também ao nível cultural. Dizer que, pela venda no local dos doces caraterísticos do concelho e que são considerados os cartões de visita, como é o caso do bolo Conde de Alcáçovas, do bolo real, das sardinhas albardadas e os amores de Viana, para além dessa venda, desenvolvem-se aquilo que são o principal objetivo de uma feira, que é os contactos a nível profissional, que mais tarde dão certamente origem à concretização de outros negócios. Por outro lado, a questão do turismo também é relevante. A restauração e o alojamento local têm, nestes dias, sempre uma maior procura. E, naturalmente, o município pretende, à semelhança dos outros eventos, apoiar todos os seus agentes económicos a desenvolver e manter os seus negócios”.

“Nesta 24ª edição, o número de expositores mantém-se. Portanto, teremos 20 expositores de vários pontos do país. E aproveito esta oportunidade, para lhes agradecer a presença, porque são eles que contribuem para a qualidade da Mostra de Doçaria. E queremos muito que este ano, com algumas alterações nas condições, que possam melhorar a disponibilidade dos seus produtos, e que consigam, com isso, também aumentar as suas vendas”, acrescentou.

O certame vai contar também com sessões de showcooking, cante alentejano, animação musical, espetáculos, ateliers para os mais novos e ainda atividades para assinalar o 10º aniversário da classificação do Fabrico de Chocalhos como Património Cultural e Imaterial da Humanidade, com necessidade de salvaguarda urgente pela UNESCO.

O certame que decorre no Largo da Gamita, em Alcáçovas, com entrada livre, pode ser visitado dia 5, a partir das 19, e dias 6, 7 e 8, a partir das 12h00. A Mostra encerra às 00h00, com exceção do último dia, em que fecha as portas às 18h00.

Compartilhe este artigo: