Concurso “Vozes de Vendas Novas” vai dar palco aos talentos vocais da terra
Continue readingConcurso “Vozes de Vendas Novas” vai dar palco aos talentos vocais da terra
34ªs Jornadas de Medicina Geral e Familiar a decorrer em Évora
34ªs Jornadas de Medicina Geral e Familiar a decorrer em Évora
Continue readingDirecção da Organização Regional de Évora do PCP mostra preocupação com obra do Novo Hospital Público Central do Alentejo
Direcção da Organização Regional de Évora do PCP mostra preocupação com obra do Novo Hospital Público Central do Alentejo
Continue readingTransferência do crédito à habitação em destaque na rubrica da DECO

Muitos consumidores ponderam transferir o crédito habitação para outra instituição bancária, pois poderá ser uma solução para ficar a pagar uma prestaçãomais baixa. Mas nem sempre assim é, pelo que, a DECO aconselha a que o consumidor peça soluções ao banco e que consulte as várias ofertas disponíveis no mercado.
Por exemplo, se o spread (lucro do banco quando concede um empréstimo), associado ao crédito à habitação, é superior àqueles que o mercado pratica atualmente, o consumidor pode equacionar transferir o crédito, isto porque se atualizar as condições do empréstimo, poderá poupar milhares de euros em juros associados ao crédito habitação.
Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:
Campanha de Recolha de Sangue “Gotas de Esperança” na Escola Básica de São Mamede em Évora
Campanha de Recolha de Sangue “Gotas de Esperança” na Escola Básica de São Mamede em Évora
Continue readingCarnaval de Vila Viçosa promete ser “um dos maiores do distrito de Évora”
Carnaval de Vila Viçosa promete ser “um dos maiores do distrito de Évora”
Continue readingGNR de Évora registou oito acidentes de viação
GNR de Évora registou oito acidentes de viação
Continue readingULSAC: assistência a homem que se sentiu mal junto ao Hospital de Évora “decorreu dentro do que está estipulado”

A Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC), através de comunicado, faz saber que “não abriu nenhum inquérito interno a respeito do episódio” ocorrido no passado dia 18. A assistência ao homem que se sentiu mal, junto ao Hospital do Espírito Santo de Évora, “decorreu dentro do que está estipulado”, tendo sido transportado para as urgências pelo INEM.
Este homem “foi transportado pelo INEM ao Serviço de Urgência Polivalente, no dia 18 de fevereiro, às 11h14, onde foi de imediato triado, observado e avaliado, não tendo sido estabelecido diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, adianta a ULSAC. O doente terá tido alta, durante a tarde, “sem quaisquer sintomas”.
O esclarecimento da ULSAC surge depois de o Diário de Notícias ter noticiado que a recente demissão do Conselho de Administração desta Unidade Local de Saúde estava também relacionada com a morte deste homem.
“Não se verificou nenhum óbito no espaço exterior, em frente ao Serviço de Urgência Polivalente, no dia 18 de fevereiro”, garante a ULSAC, que assegura que a renúncia dos dirigentes está relacionada com o novo hospital.
Desfile de Carnaval este sábado em Montemor-o-Novo

Folia, cor e animação marcam uma vez mais o carnaval em Montemor-o-Novo, amanhã, dia 1 de março, pelas 15.00 horas.
Uma iniciativa da União de Freguesias da Vila, Bispo e Silveiras em conjunto com o Movimento Associativo da freguesia.
André Banha, vogal da União de Freguesias, referiu à RNA, que “O Carnaval vai voltar a Montemor, uma organização da União de Freguesias da Vila, Bispo e Silveiras em conjunto com o Movimento Associativo da freguesia. Nós convidámos as associações a participarem, mesmo sabendo que é impossível a participação de todas, porque há muita gente envolvida em várias festas. Temos neste momento confirmadas cerca de 19 associações, mais um grupo informal de pessoas que não pertencem a nenhuma associação, são de cerca de 30 a 40 pessoas que fizeram questão de participar. Temos neste momento a decorrer as inscrições para quem quiser participar”.
“A Festa é aberta a toda a população, com bares, com festa, e estamos nesta altura ainda a definir se haverá alguma surpresa ou não, mas é algo que nós desejamos publicar dentro de umas duas semanas e informar a população, porque poderemos ter aqui alguma outra questão em carteira e que possa ser surpresa”, sublinhou.
“O tema é completamente livre, cada associação trará o seu disfarce e o seu tema, até porque há muitas associações condicionadas a temas do ano nos seus próprios trabalhos. Nós deixamos essa questão livre, quem quiser vem com o que quer, o importante é participar e deixamos o convite a todas as associações. Mesmo que não sejam da nossa freguesia, que sejam de outras freguesias do Conselho de Montemor, que sejam de fora de Montemor, quem quiser pode participar pode participar”, rematou André Banha.
Praça Nª Srª de Fátima, em Évora, está a ser alvo de trabalhos de requalificação
Praça Nª Srª de Fátima, em Évora, está a ser alvo de trabalhos de requalificação
Continue reading“Nem A Favor Nem Contra, Bem Pelo Contrário” de 1 a 22 de março na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo
“Nem A Favor Nem Contra, Bem Pelo Contrário” de 1 a 22 de março na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo
Continue readingTorneio de cadetes e infantis “Joana Escária” com excelentes resultados para Mora
Torneio de cadetes e infantis “Joana Escária” com excelentes resultados para Mora
Continue readingCandidaturas abertas para os Prémios Europeus da Produção Biológica 2025 até dia 27 de abril

As candidaturas para a quarta edição dos Prémios Europeus da Produção Biológica estão abertas até dia 27 de abril.
Estes prémios celebram os líderes da cadeia de valor biológica que desenvolvem projetos inspiradores que melhoram a produção e o consumo de alimentos biológicos. Os vencedores deste ano serão condecorados na cerimónia de entrega dos prémios no Dia Biológico da UE, a 23 de setembro, em Bruxelas.
Na cerimónia vão ser entregues sete prémios em seis categorias: Melhor agricultor biológico; melhor região/biodistrito biológico; melhor cidade orgânica; melhor PME do setor da transformação de produtos alimentares biológicos; melhor Retalhista de Alimentos Biológicos, e, melhor Restaurante/Serviço Alimentar Biológico.
Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:
Espírito carnavalesco invade ruas de Borba este sábado
Espírito carnavalesco invade ruas de Borba este sábado
Continue readingCerca de 300 alunos de Vendas Novas participaram na fase local do Mega Sprinter
Cerca de 300 alunos de Vendas Novas participaram na fase local do Mega Sprinter
Continue readingConselho Local de Ação Social de Viana do Alentejo apresenta ponto de situação do trabalho da equipa do Radar Social
Conselho Local de Ação Social de Viana do Alentejo apresenta ponto de situação do trabalho da equipa do Radar Social
Continue readingPedro Chagas Freitas apresentou o seu mais recente livro em Brotas
Pedro Chagas Freitas apresentou o seu mais recente livro em Brotas
Continue readingMoraPesca de 28 de fevereiro e 2 de março
MoraPesca de 28 de fevereiro e 2 de março
Continue readingRicardo Araújo Pereira consigna IRS a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro
Ricardo Araújo Pereira consigna IRS a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro
Continue readingGNR de Évora registou quatro acidentes de viação
GNR de Évora registou quatro acidentes de viação
Continue readingProjeto “Lembrar Abril” a decorrer em Montemor-o-Novo
Projeto “Lembrar Abril” a decorrer em Montemor-o-Novo
Continue reading“Escritos e Esboços” na Biblioteca Almeida Faria em Montemor-o-Novo

A Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, recebe dia 1 de março e 5 de abril Márcia Vieira Ávila, como orientadora do workshop “Escritos e Esboços”.
O que se pretende é que os participantes consigam traduzir em esboços, pinturas ou qualquer tipo de ilustração o texto que eles próprios escrevem.
Sara Cochixo, animadora sócio-cultural na Biblioteca Municipal, referiu á RNA, que “vai ser um workshop em que será trabalhada a escrita e a ilustração. A ideia será que a pessoa inscrita faça o seu texto, construa o seu conto e depois disso, ilustrar também com uma imagem, com um esboço, ilustrando assim o texto que criam. A próxima sessão será no dia 1 de março, dedicada à ilustração e dia dia 5 de abril, será dedicada à escrita”.
“É para maiores de 12 anos, para se inscrever basta ligar o 266898105 ou através do e-mail biblioteca@cm-montemornovo.pt
A.XAT: Mariana Bibe é Campeã Distrital Absoluta e Feminina Sub-12 em Clássicas
A.XAT: Mariana Bibe é Campeã Distrital Absoluta e Feminina Sub-12 em Clássicas
Continue readingSismo com epicentro na região de Sevilha sentido em Reguengos de Monsaraz

Um sismo com magnitude de 4,2 na escala de Richter, com epicentro na região de Sevilha, em Espanha, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), foi sentido no concelho de Reguengos de Monsaraz.
O sismo terá tido o epicentro a cerca de 65 quilómetros a norte-nordeste da cidade de Sevilha, sendo que, avança o IPMA, “de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais”.
Em Reguengos de Monsaraz, o abalo foi sentido com intensidade máxima II, “considerada muito fraca”, na escala de Mercalli modificada. Esta escala mede os “graus de intensidade e respetiva descrição”.
Concelho Municipal da Juventude de Évora escolhe cartaz do Mês da Juventude 2025
Concelho Municipal da Juventude de Évora escolhe cartaz do Mês da Juventude 2025
Continue reading6ª Edição do Programa de Boas-Vindas aos Estudantes de Enfermagem
6ª Edição do Programa de Boas-Vindas aos Estudantes de Enfermagem
Continue readingOficinas, visitas e conversas sobre a Cortiça e o saber-fazer em Coruche e Ponte de Sor
Oficinas, visitas e conversas sobre a Cortiça e o saber-fazer em Coruche e Ponte de Sor
Continue readingPastelaria Camelo na rubrica “À conversa com o comércio local”
Pastelaria Camelo na rubrica “À conversa com o comércio local”
Continue readingColisão em Montemor-o-Novo faz dois feridos
Colisão em Montemor-o-Novo faz dois feridos
Continue readingDesfile de Carnaval “Histórias de Encantar” transforma ruas da Vila em cenário de contos de fadas
Desfile de Carnaval “Histórias de Encantar” transforma ruas da Vila em cenário de contos de fadas
Continue readingGNR de Évora registou dois acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 25 de fevereiro, dois acidentes de viação, sendo um despiste e um atropelamento de animal, dos quais resultaram danos materiais.
No âmbito da criminalidade foram registadas 13 ocorrências criminais: quatro crimes contra as pessoas, seis contra o património, um contra a vida em sociedade, uma contra o estado e um crime previsto em legislação avulsa.
No âmbito contraordenacional registaram-se 65 infrações relativas à legislação rodoviária, uma relativa à legislação policial e quatro relativas à legislação ambiental.
“Liberdade para Brincar” é o tema deste ano do Desfile de Carnaval das Escolas de Évora
“Liberdade para Brincar” é o tema deste ano do Desfile de Carnaval das Escolas de Évora
Continue reading“Dar de Comer a esta Vila” patente no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo
“Dar de Comer a esta Vila” patente no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo
Continue readingPróximo sorteio do Euromilhões com “jackpot” de 52 milhões de euros

Nenhum apostador acertou ontem, 25 de fevereiro, na chave vencedora do Euromilhões, pelo que na próxima sexta-feira, dia 28, estará em jogo um jackpot de 52 milhões de euros.
Segundos, terceiros e quartos prémios saíram apenas a jogadores no estrangeiro. Ainda assim, 41 apostadores em Portugal conquistaram um quinto prémio, no valor de 124 euros.
A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 17, 22, 23, 24 e 44 e pelas estrelas 6 e 11.
A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.
Montemor-o-Novo abriu mais uma porta para o mundo com o Portal “Visit Montemor” (c/fotos)
Montemor-o-Novo abriu mais uma porta para o mundo com o Portal do turismo “Visit Montemor”
Continue readingBiblioteca e Arquivo adere ao serviço BiblioLED e amplia acessibilidade universal à cultura
Biblioteca e Arquivo adere ao serviço BiblioLED e amplia acessibilidade universal à cultura
Continue readingCabeçudos construídos na Oficina da Criança participam no Carnaval de Montemor-o-Novo
Cabeçudos construídos na Oficina da Criança participam no Carnaval de Montemor-o-Novo
Continue readingCasa do Alentejo é palco da apresentação da Romaria a Cavalo Moita –Viana do Alentejo
Casa do Alentejo é palco da apresentação da Romaria a Cavalo Moita –
Viana do Alentejo
Município de Coruche distinguido pelo seu plano de comunicação no Desporto
Município de Coruche distinguido pelo seu plano de comunicação no Desporto
Continue readingPedro Hipólito: «Duas equipas que querem fazer história e ser a primeira do quarto escalão nas meias-finais da Taça»

O treinador de “O Elvas” Pedro Hipólito sobre o encontro de hoje, em que a sua equipa defronta o Tirsense, disse ao jornal Record que “as duas equipas que querem fazer história e ser a primeira do quarto escalão nas meias-finais da Taça”.
Pedro Hipólito, não aceita qualquer tipo de favoritismo, nem devido ao factor casa. “Há 50% de possibilidades para cada equipa. São duas equipas que querem fazer história e ser a primeira do quarto escalão nas meias-finais da Taça. Por isso, a motivação é grande e é a mesma de ambos os lados, e as hipóteses também”, atira.
Questionado se receia algum excesso de euforia vindo de fora para dentro, Hipólito garante que “a equipa está focada e sabe que vai ser um jogo de enorme dificuldade” e entende que, olhando para os adversários que já foram ultrapassados, os adeptos estejam confiantes, mas acredita que “isso não passa pela cabeça dos jogadores”.
E o que mais teme do lado do Tirsense? “O novo treinador trouxe mais qualidade, estão em crescendo e têm muitos jogadores experientes e com muita qualidade”, refere o treinador do Elvas. E em caso de passagem, o que desejaria nas ‘meias’?: “Para já, é só o Tirsense. Não faltamos ao respeito a ninguém, vai ser muito difícil e só pensamos neste jogo.”
O jogo terá relato em direto na Rádio Elvas, Rádio Campo Maior e Rádio Nova Antena.
Espaço APORMOR: Economia, ambiente e Almansor (c/som)
Espaço APORMOR: Economia, ambiente e Almansor (c/som)
Continue readingAutarquia de Coruche lança versão renovada do sistema de partilha de bicicletas Campinas
Autarquia de Coruche lança versão renovada do sistema de partilha de bicicletas Campinas
Continue readingGNR de Évora registou seis acidentes de viação
GNR de Évora registou seis acidentes de viação
Continue reading“O Elvas”-Tirsense com relato no Alentejo em FM às 20 horas
Câmara Municipal de Montemor-o-Novo contra exploração mineira no concelho
Câmara Municipal de Montemor-o-Novo contra exploração mineira no concelho
Continue readingCIMAC recebeu a visita da Secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias
CIMAC recebeu a visita da Secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias
Continue readingMiguel Rasquinho é candidato pelo PS à Câmara de Monforte
Miguel Rasquinho é candidato pelo PS à Câmara de Monforte
Continue readingEquipa de cientistas portugueses descreve nova espécie de lagartixa

A revista Wilder destacou que uma equipa de cientistas portugueses, liderada pelo antigo aluno da Universidade de Évora, Diogo Parrinha, descreveu uma nova espécie de lagartixa de Angola, chamada de Sepsina caluanda. A espécie estava guardada num museu norte-americano há quase 70 anos sem ter sido identificada corretamente.
Diogo Parrinha percebeu que encontraram uma nova espécie enquanto revia o género Sepsina, ao estudar 162 espécimes guardados em várias coleções de museus.
A lagartixa Sepsina caluanda tem o corpo alongado, membros reduzidos e movimento serpentiforme. Não possui membros anteriores e tem três dedos curtos nos membros posteriores.
Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:
“Quatro Caminhos” novo projeto cultural da Câmara Municipal de Mora
“Quatro Caminhos” novo projeto cultural da Câmara Municipal de Mora
Continue readingEscuteiros da Região de Évora reuniram-se em Montemor-o-Novo para celebrar o Dia do Fundador do Escutismo
Escuteiros da Região de Évora reuniram-se em Montemor-o-Novo para celebrar o Dia do Fundador do Escutismo
Continue readingAlentejo 2030: Reconversão Profissional para um Futuro Transformador
Alentejo 2030: Reconversão Profissional para um Futuro Transformador
Continue readingOperação “Carnaval 2025”: GNR intensifica patrulhamento e fiscalização

A Guarda Nacional Republicana, entre os dias 24 de fevereiro e 5 de março, realiza uma operação intensiva de sensibilização, patrulhamento e fiscalização nos locais de festividades, estabelecimentos comerciais que comercializam artigos pirotécnicos e nos eixos rodoviários de acesso às principais zonas onde decorrem festividades associadas ao Carnaval, em todo o território continental.
O objetivo desta Operação é prevenir a venda e utilização de material pirotécnico, combater a criminalidade, contribuir para a redução da sinistralidade rodoviária, regularizar o fluxo rodoviário e apoiar todos os cidadãos, promovendo um ambiente de festividades seguro e reforçando o sentimento de segurança, proximidade e confiança na Guarda.
As festividades associadas ao Carnaval provocam um aumento significativo do tráfego rodoviário, em consequência das deslocações de inúmeras pessoas dos locais de residência habitual para os locais festivos. Paralelamente, este período está frequentemente associado a comportamentos de risco, como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e/ou substâncias psicotrópicas, bem como a condução sob o seu efeito, fatores que aumentam a probabilidade de acidentes rodoviários, conflitos e incidentes de segurança pública.
A GNR alerta ainda para o uso de artigos pirotécnicos, vulgarmente conhecidos como “bombas de Carnaval” (bombinhas de carnaval, bombas de arremesso, petardos e estalinhos), salientando que estes produtos não são brinquedos, mas sim explosivos que podem causar acidentes graves, sobretudo em crianças e jovens.
Para isso, a Guarda empenhará em sinergia de esforços, o dispositivo de trânsito e o dispositivo territorial, garantindo uma maior eficiência do patrulhamento com o objetivo garantir o sentimento de segurança dos cidadãos.
Durante a operação, a GNR, irá direcionar as ações de prevenção e de patrulhamento para o tráfico de estupefacientes; posse de material pirotécnico; furtos e/ou roubos; alterações de ordem pública; atos de vandalismo.
As ações de fiscalização rodoviária incidirão, prioritariamente, sobre manobras perigosas, especialmente no que respeita à manobras de ultrapassagem, mudança de direção e cedência de passagem; excesso de velocidade; condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas; não utilização ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistemas de retenção para crianças; utilização indevida do telemóvel no exercício da condução; condução sem habilitação legal; excesso de lotação.
Neste âmbito, para garantir um Carnaval seguro, a Guarda aconselha a respeitar os limites de velocidade nas vias rodoviárias e evitar comportamentos imprudentes ao volante; não conduzir sob o efeito de álcool ou substâncias psicotrópicas, garantindo uma condução segura; utilizar corretamente o cinto de segurança e os sistemas de retenção para crianças em todos os momentos e contactar a GNR em caso de dúvida ou necessidade de ajuda, para garantir uma celebração tranquila e segura.
Oficina do Bebé “MIMOMU” dias 26 de fevereiro e 6 de março
Oficina do Bebé “MIMOMU” dias 26 de fevereiro e 6 de março
Continue readingGrupo União Sport vence Foros V. Figueira na Taça Dinis Vital e está nos Quartos de Final

Neste domingo, 23 de fevereiro, realizaram-se os Oitavos de Final da Taça Distrito de Évora “Dinis Vital onde, dos 4 emblemas do concelho de Montemor-o-Novo ainda em prova, apenas o Grupo União Sport (GUS) conseguiu carimbar a passagem aos Quartos de Final da competição. Em termos de equipas do concelho de Montemor, o Grupo União Sport ganhou por 5-1 ao Foros de Vale de Figueira (FVF), o Escouralense perdeu por 5-1, no Sanches de Miranda, com o Juventude de Évora, e o Fazendas do Cortiço também foi derrotado por 6-1, fora de portas, com o Lusitano de Évora B.
Sobre a partida que a RNA acompanhou com relato, o derby entre GUS e Foros de Vale de Figueira, que fez encher as bancadas do 1º de Maio, o jogo iniciou com um ritmo baixo. Aos 5 minutos de jogo, o União sofreu um valente susto, com os Foros a deixar logo um primeiro aviso, numa jogada em que ainda se gritou golo de Herman, mas este seria invalidado por fora de jogo. Aos 14 minutos, o União tem uma primeira contrariedade, com António Santos a render Francisco Lima, que saiu por lesão. Aos 16 minutos, Gonçalo Catalão cruzou para Guilherme Francisco que, na passada, inaugurou o marcador. Aos 27 minutos, acontece uma nova grande oportunidade para os Foros, com o União a ser apanhado em contra pé, após um livre marcado rapidamente pelos Foros, com Minhoca a deslumbrar-se e a não ser eficaz. O União dormia, enquanto o Foros se acercava da baliza à guarda de Rodrigo Reis, neste jogo o guardião titular da baliza alvinegra. Já nos descontos dos primeiros 45 minutos, João Tomaz serviu Gonçalo Catalão, que rematou em arco para o 2-0. O União vencia ao intervalo mas teve uma 1ª parte pouco conseguida, a jogar a passo e a falhar imensos passes, enquanto que o Foros mostrou raça, criou duas oportunidades e dividiu o jogo. Dar destaque a Eduardo Mémé, que se mostrou o jogador mais inconformado dos Foros durante a 1ª parte, apesar de não estar fisicamente a 100%. O 2-0 ao intervalo era um castigo pesado para os Foros.
A 2ª parte iniciou com substituição forçada nos Foros, com Eduardo Mémé, a ser rendido por Wilson. No minuto inicial da 2ª parte, o GUS chega ao 3-0, com Catalão a bisar e a corresponder de forma positiva a uma bola metida na grande área. O União dormia à sombra do resultado, quando o Foros reduziu, aos 56 minutos, num golo merecido por aquilo que faziam na partida, com Chiquinho, de livre direto, a fazer o 3-1. O União fez tripla alteração, aos 69 minutos, com Leal, Mangerico e Meme a entrarem para os lugares de Catalão, Wesley e Roberto Carlos. Simultaneamente, nos Foros, Zé Pedro Mémé rendeu Tiago Minhoca. A formação de Gonçalo Carapinha teimava em fazer uma partida sonolenta mas, assim que metia velocidade no jogo criava oportunidades. Aos 79 minutos, realizou-se dupla alteração em ambas as formações, com Rodrigo Vicente e Luís Madeira a renderem Guilherme Francisco e Diogo Cardinhos, no União, enquanto que nos Foros, Sálio Ai Ai e Paulinho entraram para os lugares de Caldeira e Chiquinho. O União chegaria ao 4-0, aos 80 minutos, com Tiago Leal a cruzar para Luís Madeira faturar. Aos 85 minutos, o Foros efetua as últimas substituições, com Márcio e Thales a serem rendidos por Roxo e Mascarenhas. Ao cair do pano, o União ainda faria o 5-1, como Meme a cruzar atrasado para João Diogo fechar o resultado. O resultado final espelha bem a diferença entre ambos os conjuntos, numa partida onde a lei do mais forte imperou, num jogo de serviços mínimos por parte do União.
Oitavos Final 23 fevereiro
Grupo União Sport 5-1 Foros Vale Figueira Fc
Juventude Sc 5-1 Gr. Estrela Escouralense
Gd Portel 3-1 ScAlcaçovense
Redondense Fc 1-3 Gd Monte Trigo
Sc Arcoense 3-0 Sc Borbense
Sc Viana Alentejo 3-1 Lusitano Cd Arraiolense
Atlético Sc 2-3 GdcOriolenses
Lusitano De Évora Clube “B” 6-1 Gcd Fazendas Cortiço
Quartos Final 30 março
G.D. Oriolenses – Sc Viana
Lusitano Ec B – G.D. Portel
Grupo União Sport – Juventude S.C
Sc Arcoense – G.D. Monte Trigo
Resultados INATEL ÉVORA – 13ª jornada

Realizou-se neste sábado, 22 de fevereiro de 2025, a 13ª jornada da Fase de Apuramento da Liga de Futebol de 11 da Fundação Inatel de Évora.
Divulgamos os resultados:
FASE APURAMENTO LF11 FUNDAÇÃO INATEL EVORA 2024.2025 INATEL ÉVORA – 13ª jornada
Série A
CCRD Foros Fonte Seca 2-1 GDR Afeiteira (?; Nuno Mateus)
GDCR Graça Divor 2-3 GDCR Torre de Coelheiros (Pablo Robaço, Dionísio Fernandes; Ricardo Rosado, Pedro Pencas, Ricardo Pencas)
Perolivense 2-2 UD Machedense (Michel Ribeiro, Miguel Capitão; Anderson, Vieira)
Isento: Montoito SC
Série B
UFC Bardeiras e Vimieiro 4-2 ADC São Domingos (David Faianco,Marcelo, Marco, autogolo; ?)
Barbus 0-0 Brotense
JD Terrugem 3-3 GDC Rio de Moinhos (Hugo Rodrigues (2), Fábio Bandarra; Geadas, Alexandre, Farrola)
ACD Cano 1-1 AJ Orada (?; Dinis Romão)
Estremoz em preparações para “um dos maiores corsos carnavalescos já alguma vez vistos na cidade”
Estremoz em preparações para “um dos maiores corsos carnavalescos já alguma vez vistos na cidade”
Continue readingJornadas de Gastronomia – Coruche à Mesa de 28 de fevereiro a 2 de março
Jornadas de Gastronomia – Coruche à Mesa de 28 de fevereiro a 2 de março
Continue readingMilan Fretin vence ao ‘sprint’ em Faro na Volta ao Algarve

O belga Milan Fretin (Cofidis) venceu, este sábado, ao sprint, a 4.ª etapa da 51.ª Volta ao Algarve, com chegada em Faro, tendo o suíço Jan Christen (UAE Emirates) conservado a liderança, logo à frente de João Almeida.
Fretin cumpriu os 175,2 km que ligaram Albufeira a Faro em 4.03.31 horas, superando sobre a meta o compatriota Jordi Meeus (Red Bull-BORA-hansgrohe), segundo e vencedor da tirada de sexta-feira, e o italiano Filippo Ganna (INEOS), terceiro.
Na classificação geral, Jan Christen segue líder, com os mesmos 4s de vantagem para o colega de equipa, o português João Almeida, enquanto o belga Laurens de Plus (INEOS), 3.º classificado, reduziu de 13 para 7s a desvantagem para o comandante.
‘Biblioteca Sob Investigação’ leva enigmas e mistérios à Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo

A atividade “Biblioteca Sob Investigação”, vai voltar à Biblioteca Almeida Faria em Montemor-o-Novo, no próximo dia 22 de março.
Trata-se de uma atividade que transforma o espaço num cenário de enigmas e coloca os participantes na pele de verdadeiros detetives.
Sara Cochixo, animadora sócio cultural da Biblioteca Municipal, referiu á RNA, que esta “é uma atividade diferente, estas sessões são destinadas ao público adolescente e adulto, maiores de 12 anos. Através de jogos e livros, serão criados cenários em que os participantes terão de vestir a pele de um detetive e resolver os mistérios, os crimes e os enigmas. A primeira sessão está marcada para o dia 22 de março, pelas 21.00 horas”.
Para participar “é necessária a inscrição. É uma atividade que já realizamos pela terceira vez e que tem tido muita aceitação por parte deste público”, remata.
Se ficou curioso e deseja participar nesta sessão de “Biblioteca Sob Investigação”, poderá fazer a sua inscrição, via e-mail para biblioteca@cm-montemornovo.pt) ou pelo telefone 265 898 105.
Campeonato do Mundo de Veteranos em Pesca Desportiva acontece em Cabeção no mês de junho
Campeonato do Mundo de Veteranos em Pesca Desportiva acontece em Cabeção no mês de junho
Continue readingXXIII Ciclo de Concertos “A Quaresma na Escola de Música da Sé de Évora”
XXIII Ciclo de Concertos “A Quaresma na Escola de Música da Sé de Évora”
Continue readingHospital de Évora inicia consulta de enfermagem para doença cérebro vascular
Hospital de Évora inicia consulta de enfermagem para doença cérebro vascular
Continue readingColisão emvolve Ambulância de Vila Viçosa onde se registaram quatro feridos, dois deles graves

Um ligeiro de mercadorias e uma ambulância dos Bombeiros de Vila Viçosa (na foto), colidiram esta manhã, na Estrada Nacional 255, no cruzamento com Borba, provocando quatro feridos, dois dos quais graves.
Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central em Évora, o alerta para a ocorrência foi às 7. 5 horas deste sábado.
Um dos feridos considerados grave é um bombeiro de Vila Viçosa, presente na ambulância de transporte de doentes não urgentes, tendo sido transportado para Hospital do Espírito Santo, em Évora. Para esta unidade hospitalar foram ainda transportados o outro ferido grave e um dos feridos ligeiros. O quarto ferido, considerado no local como ferido ligeiro, foi transportado para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas.
No local estiveram presentes 21 operacionais dos Bombeiros de Vila Viçosa e Borba, militares da GNR e do INEM, com sete veículos e duas SIV de Elvas e Estremoz.
O transito esteve condicionado, mas nesta altura já se circula sem constrangimentos.
XXI MoraPesca acontece de 28 de fevereiro a 2 de março
XXI MoraPesca acontece de 28 de fevereiro a 2 de março
Continue readingCentro de Ciência do Café é ponto de atração em viagem do Sindicato da Banca, Seguros e Tecnologia
Centro de Ciência do Café é ponto de atração em viagem do Sindicato da Banca, Seguros e Tecnologia
Continue readingOitavos de Final da Taça Distrito de Évora “Dinis Vital: Grupo União Sport vs Foros de Vale de Figueira
Oitavos de Final da Taça Distrito de Évora “Dinis Vital: Grupo União Sport vs Foros de Vale de Figueira
Continue readingJordi Meeus vence terceira etapa da Volta ao Algarve

Jordi Meeus (RedBull-BORA) venceu esta sexta-feira, 21 de fevereiro, a terceira etapa da 51ª Volta ao Algarve, após bater no sprint Alberto Gainese (Tudor ProCycling) e Biniam Girmay (Intermaché-Wanty).
Esta terceira etapa, que ligou Vila Real de Santo António a Tavira, ao longo de 183,5 quilómetros, ficou marcada por uma queda aparatosa de Iúri Leitão nos últimos metros.
Terminada esta terceira etapa, Jan Christen (UAE Team Emirates) mantém a camisola amarela, com o companheiro de equipa João Almeida a ocupar a segunda posição e Laurens De Plus a terceira.
Amanhã, a quarta e penúltima etapa da prova, irá unir Albufeira a Faro numa distância de 175,2 quilómetros.
15.ª edição das 24H BTT Coruche dias 14 e 15 de junho
15.ª edição das 24H BTT Coruche dias 14 e 15 de junho
Continue readingUm detido por tráfico de estupefacientes, posse de arma proibida e notas falsas em Montemor

Os militares da GNR do Posto Territorial de Montemor-o-Novo, ontem, dia 20 de fevereiro, efetuaram a detenção de um individuo de 25 anos por tráfico de estupefacientes, posse de arma proibida e notas falsas, no concelho de Montemor-o-Novo.
No âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária, os militares da Guarda abordaram um veículo e constataram que, do seu interior, emanava um forte odor a produto estupefaciente. No decorrer das diligências policiais, foi realizada uma revista de segurança e uma busca ao veículo, que permitiram apurar que o suspeito estava na posse de substâncias ilícitas.
Adicionalmente, foi realizada uma busca domiciliária que culminou na detenção do suspeito e na apreensão de 87 doses de haxixe; uma arma de descarga elétrica (taser); nove notas falsas de 10 euros; um telemóvel e uma navalha.
O detido foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo. A operação contou com o reforço do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Montemor-o-Novo.
Federação das associações de Agricultores do Baixo Alentejo reivindica reposição dos apoios à horticultura

Com base na portaria n.º 360/2024/1, de 30 de dezembro, muitos agricultores da região Alentejo em regime de Produção Integrada ou em Modo de Produção Biológica, optaram no início da presente campanha agrícola por instalar culturas hortícolas ao ar livre, maioritariamente ervilhas. Para cumprirem os requisitos associados a estes regimes de produção, os agricultores fizeram investimentos consideráveis com a instalação da cultura, na expectativa de virem a ser devidamente recompensados.
A recente Orientação Técnica por parte da Autoridade de Gestão do PEPAC Continente (AT PEPAC / OT Nº 16/2025) vem agora definir que o grupo de pagamento “horticultura” apenas inclui culturas de regadio, sendo as culturas conduzidas em sequeiro ao ar livre incluídas no grupo de pagamento “culturas temporárias de sequeiro”.
É inconcebível esta tomada de posição por parte da Autoridade de Gestão do PEPAC, que só surge agora, depois dos agricultores já terem realizado todos os custos com a instalação da cultura da ervilha. Mais grave ainda é que, o apoio definido para as “culturas temporárias de sequeiro” é manifestamente insuficiente para cobrir os investimentos já efectuados, inviabilizando, à partida, as culturas já instaladas.
A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo – FAABA – vem apelar ao Ministério da Agricultura que reveja esta situação, pois não é lícito alterar “regras a meio do jogo”, ainda por cima com grave penalização para os agricultores que se debatem com enormes dificuldades, nomeadamente os que praticam agricultura de sequeiro na nossa vasta região.
Reivindica a FAABA que sejam repostos nesta campanha os apoios inicialmente definidos para as culturas hortícolas na portaria acima referida.
Tribunal de Évora absolve todos os arguidos no caso da derrocada da estrada entre Borba e Vila Viçosa

Os seis arguidos do caso da derrocada da Estrada Municipal 255, entre Borba e Vila Viçosa, para o interior de pedreiras, que provocou cinco vítimas mortais, em 2018, foram hoje, 21 de fevereiro, absolvidos pelo Tribunal de Évora de todos os crimes de que eram acusados.
Entre os arguidos encontravam-se o presidente da Câmara de Borba, António Anselmo, e o vice-presidente, Joaquim Espanhol. Também Bernardino Piteira e José Pereira, funcionários da Direção-Geral de Energia e Geologia, a empresa exploradora da pedreira e o responsável técnico Paulo Alves eram arguidos no processo.
De recordar que foi na tarde de 19 de novembro de 2018 que se deu o fatídico acidente, no qual morreram dois trabalhadores de uma empresa de extração de mármore numa pedreira em atividade e outros três homens, que seguiam em duas viaturas, no troço de estrada colapsada. Estes três homens morreram depois de caírem para o plano de água de uma pedreira inativa.
Direção do Alentejo do PCP faz balanço do congresso do partido e prepara autárquicas
Direção do Alentejo do PCP faz balanço do congresso do partido e prepara autárquicas
Continue readingCâmara Municipal de Mora investe na pesca desportiva
Câmara Municipal de Mora investe na pesca desportiva
Continue readingParceria entre a Universidade de Évora, Companhia das Lezírias e Amorim Florestal já foi apresentada
Parceria entre a Universidade de Évora, Companhia das Lezírias e Amorim Florestal já foi apresentada
Continue readingTransferências bancárias imediatas têm novos custos em 2025

Desde 9 de janeiro de 2025 que os bancos deixaram de poder cobrar mais pelas transferências imediatas do que pelas normais. Em termos práticos, isto significa que ficou mais barato enviar dinheiro em menos de dez segundos.
De acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal, as transferências imediatas representam pouco mais de 5% do total de transferências realizadas anualmente, um valor bastante abaixo da média de 15,5% registada na União Europeia.
Um dos principais obstáculos à fraca utilização destas transferências estava relacionado com os custos significativamente superiores aos das transferências normais.
Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:
Roadshow da Academia Ponto Verde “Reciclar é na boa” chegou a escolas no Alentejo
Roadshow da Academia Ponto Verde “Reciclar é na boa” chegou a escolas no Alentejo
Continue readingGNR de Évora registou sete acidentes de viação
GNR de Évora registou sete acidentes de viação
Continue reading23ª edição da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo apresentada na Casa do Alentejo
23ª edição da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo apresentada na Casa do Alentejo
Continue readingÓptica Havaneza realizou um rastreio visual gratuito a cerca de 300 crianças
Óptica Havaneza realizou um rastreio visual gratuito a cerca de 300 crianças
Continue readingMercado Domingueiro na Área Protegida do Freixo do Meio dia 23 de fevereiro
Mercado Domingueiro na Área Protegida do Freixo do Meio dia 23 de fevereiro
Continue reading”O Elvas” SAD celebra a nova iluminação disponível para jogo da Taça de Portugal

O Estádio Municipal Domingos Carrilho Patalino abriu portas, esta noite de quinta-feira para receber jogadores, equipa técnica, dirigentes e adeptos d’O Elvas SAD e desta forma oficialmente mostrar a instalação do novo sistema de iluminação do estádio, com o objetivo de unir ainda mais a cidade em torno do grande desafio que se aproxima: o histórico jogo dos quartos de final da Taça de Portugal, na próxima terça-feira, 25 de fevereiro, contra o FC Tirsense.
Jan Christen vence segunda etapa da Volta ao Algarve

A UAE Team Emirates XRG brilhou esta quinta-feira, 20 de fevereiro, na segunda etapa da Volta ao Algarve, com o suíço Jan Christen a conquistar a vitória, mas com João Almeida a cruzar a meta, no Alto da Fóia, praticamente ao seu lado.
Jan Christen levou assim a melhor nesta segunda etapa, que ligou Lagoa a Alto da Fóia, numa distância de 177,6 quilómetros.
De recordar que ontem, a primeira etapa acabou por ser anulada (ver aqui), pelo que o ciclista suíço é o primeiro camisola amarela da prova.
Amanhã, dia 21, a terceira etapa da prova une Vila Real de Santo António a Tavira, numa distância de 183,5 quilómetros. A prova termina no domingo, com um contrarrelógio de 19,6 quilómetros.
Câmara Municipal de Évora assina protocolo com a Associação de Moradores das Quintas da Pachola
Câmara Municipal de Évora assina protocolo com a Associação de Moradores das Quintas da Pachola
Continue readingGinásio WeFit doa material de reabilitação ao Serviço de Oncologia da ULSAC
Ginásio WeFit doa material de reabilitação ao Serviço de Oncologia da ULSAC
Continue readingCâmara Municipal de Évora repara caminhos localizados fora do perímetro urbano da cidade
Câmara Municipal de Évora repara caminhos localizados fora do perímetro urbano da cidade
Continue readingHomem perde a vida em acidente numa pedreira de Bencatel

Um homem perdeu a vida na manhã desta quinta-feira, 20 de fevereiro, na sequência de um acidente, numa pedreira de mármore, em Bencatel, no concelho de Vila Viçosa.
O acidente deu-se com a queda de um bloco de mármore que atingiu este homem que trabalhava naquela pedreira. O óbito foi declarado no local. Trata-se de um homem de 39 anos, natural da Mina do Bugalho, no concelho de Alandroal.
Segundo fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil, o alerta foi dado às 11h15, sendo que, para o local, foram mobilizados 15 elementos e sete viaturas, entre Bombeiros de Vila Viçosa, INEM, equipa do Suporte Imediato de Vida de Estremoz, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital do Espírito Santo de Évora e uma Unidade Móvel de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE).
Candidaturas abertas para o Prémio Jovem Empreendedor Europeu até 14 de março

As candidaturas para o Prémio Jovem Empreendedor Europeu estão abertas até dia 14 de março.
O Prémio Jovem Empreendedor Europeu é um concurso de pitching empresarial concebido para celebrar a inovação e o empreendedorismo em todos os setores.
Aberto a jovens empreendedores até aos 40 anos, de diversos setores, este prémio oferece uma plataforma única para apresentar novas ideias e empreendimentos inovadores.
No processo, depois de selecionados os dez finalistas, os contemplados vão receber apoio personalizado através de um programa de pré-incubação/aceleração, proporcionando-lhes os recursos e a orientação necessários para levarem os seus negócios ao próximo nível.
Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:
Palhaços trazem alegria ao internamento de pediatria da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central
Palhaços trazem alegria ao internamento de pediatria da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central
Continue readingBD ‘As Aventuras de Máti – Volume 1’ apresentada na Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo
BD ‘As Aventuras de Máti – Volume 1’ apresentada na Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo
Continue readingDuatlo de Grândola 2025: inscrições abertas até 3 de março
Duatlo de Grândola 2025: inscrições abertas até 3 de março
Continue readingMunicípio de Borba atribui Bolsas de Estudo e de Excelência aos estudantes do Ensino Superior do concelho
Município de Borba atribui Bolsas de Estudo e de Excelência aos estudantes do Ensino Superior do concelho
Continue readingGNR de Évora registou três acidentes de viação
GNR de Évora registou três acidentes de viação
Continue readingAntigo Posto Médico de São Cristóvão torna-se num Atelier de Pintura
Antigo Posto Médico de São Cristóvão torna-se num Atelier de Pintura
Continue readingPrimeira etapa da Volta ao Algarve anulada

A primeira etapa da 51.ª Volta ao Algarve foi anulada, esta quarta-feira, 19 de fevereiro, após um problema na chegada a Lagos ter dividido o pelotão.
Com um engano na parte final, que levou dezenas de ciclistas a falhar a passagem na meta, o Colégio de Comissários decidiu anular esta primeira etapa.
Filippo Ganna, da equipa Ineos Grenadiers, foi o primeiro a cortar a meta, liderando os poucos corredores que entraram pela estrada certa.
Aquela que seria, amanhã, a segunda etapa da prova, será, na verdade, a primeira, que vai ligar Lagoa ao Alto da Foia, numa ligação de 177,6 quilómetros.
Bilhetes para O Elvas-Tirsense à venda a partir de quinta-feira

Os adeptos d’O Elvas CAD- Futebol SAD já podem garantir o seu lugar para um dos jogos mais aguardados da temporada, informa a SAD. A partir de quinta-feira, 20 de fevereiro, os bilhetes para o confronto com o Tirsense, a contar para a Taça de Portugal, estarão disponíveis na bilheteira do Estádio Patalino.
Horários e Locais de venda
- Bilheteira Estádio Patalino: Quinta (20/02) e Sexta (21/02), das 14h30 às 18h00;
- Bilheteira Estádio Patalino: Sábado (22/02), das 10h00 às 18h00;
- Bilheteira Estádio Patalino: Domingo (23/02), das 14h30 às 18h00;
- Bilheteira Estádio Patalino: Segunda (24/02), das 14h30 às 18h00;
- Bilheteira Estádio Patalino: Terça (25/02), das 14h30 às 21h00.
Sede O Elvas CAD: Venda exclusiva para sócios do Elvas CAD com cartão de sócio e quotas em dia.
- Quinta (20/02) e Sexta (21/02), 14h30 às 18h00;
- Segunda (24/02), 14h30 às 18h00;
Município de Montemor-o-Novo adquire nova viatura de recolha de volumosos
Município de Montemor-o-Novo adquire nova viatura de recolha de volumosos
Continue reading“Esta Bata Tem Poderes” proporcionou momentos mágicos em Évora
“Esta Bata Tem Poderes” proporcionou momentos mágicos em Évora
Continue reading“4 caminhos” proporcionou mais dois momentos culturais no concelho de Mora
“4 caminhos” proporcionou mais dois momentos culturais no concelho de Mora
Continue readingUnidade de Cuidados na Comunidade de Vendas Novas promove sensibilização sobre prevenção da violência no namoro
Unidade de Cuidados na Comunidade de Vendas Novas promove sensibilização sobre prevenção da violência no namoro
Continue readingLuís Miguel Duarte recandidata-se à Câmara Municipal de Viana do Alentejo nas próximas Eleições Autárquicas
Luís Miguel Duarte é o candidato da CDU à Presidência da Câmara Municipal de Viana do Alentejo nas próximas Eleições Autárquicas
Continue reading“À conversa com o comércio local” hoje com o pronto a vestir e mini mercado Rosa de Santiago do Escoural
“À conversa com o comércio local” hoje com o pronto a vestir e mini mercado Rosa de Santiago do Escoural
Continue readingMunicípio de Odemira continua a investir na habitação
Município de Odemira continua a investir na habitação
Continue readingColheita de sangue dia 23 de fevereiro em Mora
Colheita de sangue dia 23 de fevereiro em Mora
Continue reading“Programa ColorADD nas Escolas” projeto que visa a inclusão de crianças daltônicas
“Programa ColorADD nas Escolas” projeto que visa a inclusão de crianças daltônicas
Continue readingGNR de Évora registou dois acidentes de viação
GNR de Évora registou dois acidentes de viação
Continue reading‘Costurar Histórias’ terças-feiras na Biblioteca Municipal Almeida Faria em Montemor-o-Novo
‘Costurar Histórias’ terças-feiras na Biblioteca Municipal Almeida Faria em Montemor-o-Novo
Continue readingMontemor-o-Novo recebeu partida da Taça de Portugal Feminina em rugby
Montemor-o-Novo recebeu partida da Taça de Portugal Feminina em rugby
Continue reading“Banzo” é a longa metragem de Margarida Cardoso em mais um Cine Clube no Cine Teatro Curvo Semedo em Montemor-o-Novo
“Banzo” é a longa metragem de Margarida Cardoso em mais um Cine Clube no Cine Teatro Curvo Semedo em Montemor-o-Novo
Continue reading“Nossos Retratos” exposição patente na sede da União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre
“Nossos Retratos” exposição patente na sede da União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre
Continue reading“Eborae Mvsica”: Recital por Duo de Flauta e Clarinet
“Eborae Mvsica”: Recital por Duo de Flauta e Clarinet
Continue readingCiborro: Assinatura de autos de consignação de escola básica
Ciborro: Assinatura de autos de consignação de escola básica
Continue readingAURORA Energy Tracker: A aplicação que coloca os cidadãos no centro da transição energética
AURORA Energy Tracker: A aplicação que coloca os cidadãos no centro da transição energética
Continue readingMontemorense Maria Garcia Ferreira convocada para estágio competitivo da Seleção Nacional Feminina Sub-23
Montemorense Maria Garcia Ferreira convocada para estágio competitivo da Seleção Nacional Feminina Sub-23
Continue readingRelação entre as autarquias e o mundo rural no “Espaço APORMOR”
Relação entre as autarquias e o mundo rural no “Espaço APORMOR”
Continue readingUniversidade de Évora vai atribuir o Doutoramento Honoris Causa a Eduardo Marçal Grilo
Universidade de Évora vai atribuir o Doutoramento Honoris Causa a Eduardo Marçal Grilo
Continue readingCâmara Municipal de Mora aplica redução de IMI a famílias
Câmara Municipal de Mora aplica redução de IMI a famílias
Continue readingAlentejo ultrapassou 3,2 milhões de dormidas
Alentejo ultrapassou 3,2 milhões de dormidas
Continue readingGNR de Évora registou cinco acidentes de viação
GNR de Évora registou cinco acidentes de viação
Continue readingUniversidade de Évora lança Mestrado em Ciências Biomédicas e da Saúde
Universidade de Évora lança Mestrado em Ciências Biomédicas e da Saúde
Continue readingCircuito Trail “Por Trilhos do Montado” arranca a 9 de março
Circuito Trail “Por Trilhos do Montado” arrancar a 9 de março
Continue readingLIVRE elege Grupo de Coordenação Local do Núcleo Territorial do Alentejo

O LIVRE elegeu, nos passados dias 18 e 19 de janeiro, o Grupo de Coordenação Local do Núcleo Territorial Interdistrital do Alentejo.
A única lista que se apresentou a sufrágio recebeu a totalidade dos votos expressos. Integram esta lista Fausto Fialho, Glória Franco e Manuel Muacho, como membros efetivos, e Gabriela Alonso e Pedro Beirão, como suplentes.
O Núcleo Territorial Interdistrital do Alentejo do LIVRE “congratula os eleitos e deseja-lhes um profícuo mandato ao serviço do partido e da região alentejana”.
Alentejo 2030: futuro da Política de Coesão em discussão em Almeirim

A conferência “O Alentejo e o Futuro da Política de Coesão”, um momento de reflexão e debate em torno do desenvolvimento regional e do papel dos fundos europeus e da política de coesão na construção de uma região e de um país mais forte e coeso, decorreu ontem, 17 de fevereiro, em Almeirim.
A conferência contou com a abertura do presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro, que enalteceu a opção pela cidade para a realização desta conferência, destacando a política de coesão como o “ADN da Europa”.
De seguida usou da palavra o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, António Ceia da Silva, que destacou a importância das políticas de coesão para o desenvolvimento dos territórios de convergência, destacando a exigência dos novos desafios que se avizinham e a necessidade de uma visão estratégica e de um compromisso conjunto para garantir o desenvolvimento harmonioso do território como um todo.
Seguiu-se a intervenção de Duarte Rodrigues, vice-presidente da AD&C, que sublinhou a importância de um planeamento estratégico e transversal na definição de políticas e na aplicação dos fundos comunitários através de regulamento e critérios mais simples e uniformes.
Para encerrar a sessão de abertura, tomou a palavra Diego Villalva (DG REGIO) que enalteceu a organização de um debate em redor da política de coesão, num período em que estão em discussão as orientações políticas para o próximo Quadro Financeiro Plurianual.
A conferência contou com dois painéis temáticos: o primeiro, dedicado à Dimensão Territorial no Futuro da Política de Coesão, que contou com a participação de Tiago Teotónio Pereira (ALENTEJO 2030 / moderador), Duarte Rodrigues (AD&C), Nuno Gaudência (ANAFRE) e Paulo Madruga (Ernest & Young); o segundo, dedicado à Competitividade e Inovação, que contou com a participação da Maria do Carmo Ricardo (ALENTEJO 2030 / moderação), Alexandra Vilela (COMPETE 2030) João Moutão (IPSantarém) e Manuel Laranja (ISEG).
A conferência encerrou com a intervenção do Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis, que se mostrou muito agradado com a organização desta sessão, sublinhando a importância que momentos de debate e discussão desta natureza têm na orientação das políticas públicas e para a definição das prioridades de políticas nacionais.
O Secretário de Estado referiu ainda a importância deste debate no sentido em que o Estado Membro será confrontado com a tomada decisão no contexto do futuro da política de coesão.
Conferência: “Reconversão Profissional para um Futuro Transformador”
Conferência: “Reconversão Profissional para um Futuro Transformador”
Continue readingEscola de Natação da Câmara Municipal de Mora alcançou o 12º lugar da geral

Decorreu este sábado, o Torneio Inter-Regional de Clubes, em Portalegre. A Escola de Natação da Câmara Municipal de Mora alcançou o 12º lugar da geral e o 4º lugar da Associação de Natação do Alentejo, no escalão de absolutos. Em termos coletivos a prova foi ganha pelo Aminata Clube de Natação de Évora.
Na prova fizeram-se representar 18 clubes das Associações de Natação do Interior Centro, do Alentejo e de Santarém, 263 participantes, sete dos quais da Escola de Natação da CMM.
A organização da prova ficou a cargo da Associação de Natação do Interior Centro.
Montemor-o-Novo: ‘Histórias na Biblioteca’ celebrou o amor no Dia de São Valentim
Montemor-o-Novo: ‘Histórias na Biblioteca’ celebrou o amor no Dia de São Valentim
Continue readingRemodelação do Centro Cultural e requalificação da Escola Básica e Jardim de Infância de Cortiçadas de Lavre
Remodelação do Centro Cultural e requalificação da Escola Básica e Jardim de Infância de Cortiçadas de Lavre
Continue readingCurso de maneio racional de pequenos ruminantes decorre a 10 de abril em Évora
Curso de maneio racional de pequenos ruminantes decorre a 10 de abril em Évora
Continue readingEducação: Reunião do Concelho Municipal de Montemor-o-Novo
Educação: Reunião do Concelho Municipal de Montemor-o-Novo
Continue readingSismo em Lisboa atinge 4,7 richter

Um tremor de terra foi sentido na região de Lisboa e em várias partes do território na zona sul de Portugal, atingindo 4,7 estimados na escala de richter. O epicentro terá sido a cerca de 24 quilómetros da capital portuguesa e ocorreu as 13,24 horas. (em atualização) Outras fontes apontam para 5 na escala de richter, mas o site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indica agora 4,7 após um período temporariamente indisponível.

Universidade de Évora estuda poeiras atmosféricas através do projeto europeu Dust-DN

A Universidade de Évora integra o projeto europeu denominado Doctoral Network on Atmospheric Dust (Dust-DN), dedicado ao estudo das poeiras atmosféricas.
O objetivo principal do Dust-DN é formar a próxima geração de investigadores especializados no estudo das poeiras minerais atmosféricas e entender melhor os seus impactos no clima global, na visibilidade e na radiação solar.
O projeto do Dust-DN visa ainda promover a compreensão dos fundamentos das propriedades e processos microfísicos das poeiras; identificar a influência das regiões de origem nas propriedades destes aerossóis atmosféricos, e, avaliar os impactos socioeconómicos das poeiras na saúde, na aviação e na produção de energia, e investigar os seus efeitos no contexto do sistema climático global.
Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir Para ouvir no podcast abaixo:
Feira do Emprego do Turismo no Alentejo teve lugar em Évora
Feira do Emprego do Turismo no Alentejo teve lugar em Évora
Continue readingCâmara Municipal de Odemira aprovou o maior orçamento municipal de sempre
Câmara Municipal de Odemira aprovou o maior orçamento municipal de sempre
Continue readingTurmas do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo visitam Câmara Municipal
Turmas do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo visitam Câmara Municipal
Continue readingDia da Língua Materna celebrado na Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo
Dia da Língua Materna celebrado na Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo
Continue readingGNR de Évora registou 18 acidentes de viação neste fim-de-semana
GNR de Évora registou 18 acidentes de viação neste fim-de-semana
Continue readingGNR: Operação “RoadPol – Veículos pesados de mercadorias e passageiros”

A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 17 e 23 de fevereiro, realiza em todo o território nacional uma operação de fiscalização rodoviária, direcionada para os transportes rodoviários de mercadorias e de passageiros, orientando as ações de fiscalização para as vias mais críticas à sua responsabilidade e onde se verifique um maior volume de tráfego deste tipo de veículos.
O objetivo da operação é garantir as condições de segurança no transporte de pessoas e mercadorias e a deteção de infrações tendo em vista um ambiente rodoviário mais seguro. A fiscalização de pesados de passageiros e mercadorias assume também um papel essencial na prevenção de acidentes com este tipo de veículos, normalmente bastante gravosos e com fortes impactos na circulação rodoviária.
Esta operação decorre no âmbito da Rede Europeia de Polícias de Trânsito (RoadPol), organização que foi estabelecida pelas polícias de trânsito da Europa, com a finalidade de melhorar a segurança rodoviária e o cumprimento das normas rodoviárias. A RoadPol estabeleceu quatro áreas de atuação prioritárias no âmbito da segurança rodoviária: as estradas, os veículos, os utilizadores e a velocidade. À semelhança de anos anteriores, a Roadpol elaborou um plano de operações de fiscalização de âmbito rodoviário para o corrente ano.
Estas operações de âmbito europeu têm como principal finalidade a criação de um ambiente rodoviário mais seguro, através de uma intervenção simultânea sobre as principais causas de acidentes procurando influenciar positivamente os utilizadores das vias a adotarem comportamentos mais seguros.
No final de 2021, a GNR tornou-se membro da RoadPol, passando a integrar no seu planeamento operacional, as operações planeadas pela referida organização. Com esta ação, pretende-se sensibilizar a opinião pública para a importância da adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores profissionais, tendo em vista a promoção da segurança rodoviária e a salvaguarda de vidas humanas.
João Marques candidato à Câmara Municipal de Mora pelo “MAIS – Movimento Autárquico de Independentes”
João Marques candidato à Câmara Municipal de Mora pelo “MAIS – Movimento Autárquico de Independentes”
Continue readingUnidade especial de recolha de resíduos perigosos de regresso a Montemor-o-Novo
Unidade especial de recolha de resíduos perigosos de regresso a Montemor-o-Novo
Continue readingCardinhos salta do banco para dar vitória e o 2º lugar ao Grupo União Sport
Este domingo, 16 de fevereiro, na 12ª jornada da Liga Elite, o Grupo União Sport (GUS), recebeu Sporting Clube Arcoense, obtendo uma difícil e sofrida vitória por 3-2, que permitiu a subida ao 2º lugar da classificação do campeonato, com o Arcoense a vender cara a derrota, numa partida muito dividida.
Já na Liga AFE, neste fim-de-semana, realizou-se a 15ª jornada. No sábado, o Cabrela jogou e ganhou por 1-3, em Vendas Novas, diante do Estrela FC “B”. Já neste domingo tiveram lugar 2 derbys do concelho de Montemor-o-Novo, com a surpresa a acontecer em Foros de Vale de Figueira, onde o Cortiçadas de Lavre deu a cambalhota ao marcador, acabando por vencer por 1-2. No outro derby concelhio o Valenças perdeu em casa com o Fazendas do Cortiço por 0-1. O Escouralense, por sua vez, foi a Santana do Campo ganhar por 0-2.
No encontro que a RNA transmitiu com relato, o União apresentou-se diante do Arcoense com o duas alterações em relação ao 11 inicial utilizado na jornada passada, com as entradas de Luís Madeira e Nene para o lote de titulares. O jogo iniciou equilibrado, embora com o União a ter mais bola e iniciativa. Aos 11 minutos, o guarda-redes do Arcoense falhou, oferendo autenticamente o golo a Nene, que aproveitou para inaugurar o marcador para a equipa da casa. O Arcoense iria empatar, aos 18 minutos, numa grande jogada coletiva, com Rafael Batista na cara de Nuno Brás a rematar para o 1-1. Depois do golo do Arcoense o jogo arrefeceu, com o Arcoense inclusivamente quase a chegar ao 2º golo. A partida continuava equilibrada, com as oportunidades a sucederem-se para as duas formações, sobretudo fruto de erros individuais. Aos 42 minutos, o Arcoense fez alteração forçada, com o capitão Toy a sair lesionando, entrando para o seu lugar Tiago Gonçalves. Ao intervalo mantinha-se o empate a 1 bola, que castigava o União, que precisava de ser mais objetivo e contundente, pois teve 4 golos oferecidos por parte do Arcoense, com erros individuais de jogadores da equipa forasteira, no entanto, só aproveitou uma dessas oportunidades. Em suma, o União não jogou muito mas podia estar em vantagem no final do primeiros 45 minutos.
A 2ª parte iniciou com o União a manter-se nervoso mas a colecionar oportunidades, sobretudo por Nene, que foi muito perdulário. Mas o Arcoense estava vivo no desafio, e teve também oportunidade para marcar. Aos 54 minutos, após muito desperdício, Gonçalo Catalão faz o 2-1, à saída do guarda-redes Filipe Garcia. O Arcoense iria empatar aos 59 minutos, novamente fruto de um erro defensivo, com Rafael Batista a bisar na partida e a restabelecer a igualdade. Gonçalo Carapinha, treinador do GUS, respondeu com uma dupla alteração, com Roberto Carlos e Luís Madeira a serem rendidos por Ricardo Bernardo e Miguel Fernandes. Ainda no União, aos 70 minutos, João Diogo também foi para jogo, entrando para o lugar de Miguel Mangerico. Aos 74 minutos, no Arcoense, entrou Ferreira para o lugar de Solda. À entrada dos últimos 15 minutos, o jogo mantinha-se estranho, com muitas falhas defensivas. Aos 82 minutos, o União arriscou tudo, com Diogo Cardinhos a render Francisco Lima. Aos 89 minutos, seria o homem quesaltou do banco, Diogo Cardinhos, a corresponder de cabeça a um cruzamento do lado esquerdo, colocando o unionistas na frente do marcador. Mesmo no final do jogo, o Arcoense teve muito perto do empate, com duas grandes chances, levando ainda a bola à trave do União, e com Nuno Brás também a fazer uma extraordinária defesa. O jogo terminaria com a vitória do União, que averbou 3 pontos mas igualmente muito sofrimento desnecessário, já que, nem mesmo depois do golo aos 89 minutos, se livrou de um grande susto.
RESULTADOS:
LIGA ELITE –12ª jornada – 16/02/2025
Atlético Sc 5-0 Lusitano Cd Arraiolense
Grupo União Sport 3-2 Sc Arcoense
Redondense 1-2 Juventude Sc
Sc Viana Alentejo 3-1 Lusitano de Évora Clube “B”
Gd Monte Trigo 2-0 Gd Portel
LIGA AFE – 15ª jornada – 15 e 16/02/2025
GRUPO A
Cf Estremoz 4-2 ScBencatelense (15/02)
Aguiar 0-0 Sc Borbense
Cc Corval 0-2 GdcOriolenses
Ad Vera Cruz 0-6 Gdr Canaviais
Calipolense Cd Vila Viçosa 3-0 Gd S. Manços
Descansa: Gcd S. Bartolomeu Outeiro
GRUPO B
Estrela Fc “B” 1-3 Casa Povo Cabrela (15/02)
Gdc Tourega 0-2 ScAlcaçovense (Mateus, Noé)
Foros Vale Figueira 1-2 Ccrd Cortiçadas de Lavre
Valenças Sport Club 0-1 Gcd Fazendas Cortiço
Fc Santana Campo 0-2 Grupo Estrela Escouralense
Descansa: Gd S. Pedrense
Mercado domingueiro de inverno no Montado do Freixo do Meio dia 23 de fevereiro
Mercado domingueiro de inverno no Montado do Freixo do Meio dia 23 de fevereiro
Continue readingResultados da Taça Inatel de Évora | Meias Finais
Antiga moagem de Vendas Novas transformada em zona habitacional
Antiga moagem de Vendas Novas transformada em zona habitacional
Continue readingO Lagarto: A arte da xilogravura de J. Borges’ na Biblioteca Municipal Almeida Faria
O Lagarto: A arte da xilogravura de J. Borges’ na Biblioteca Municipal Almeida Faria
Continue readingNight Run Seaside de Vendas Novas este ano realiza-se dia 14 de março
Night Run Seaside de Vendas Novas este ano realiza-se dia 14 de março
Continue readingCom partida de Campo Maior, III EuroBEC Granfondo terá passagem por Arronches
Com partida de Campo Maior, III EuroBEC Granfondo terá passagem por Arronches
Continue readingInscrições para o desfile de carnaval de Montemor-o-Novo terminam esta segunda-feira
Inscrições para o desfile de carnaval de Montemor-o-Novo terminam esta segunda-feira
Continue readingAção de capacitação da Academia da Bolota no Montado do Freixo do Meio
Ação de capacitação da Academia da Bolota no Montado do Freixo do Meio
Continue readingEncontram-se em fase de conclusão os trabalhos na Área de Serviço para Autocaravanas de Viana do Alentejo
Encontram-se em fase de conclusão os trabalhos na Área de Serviço para Autocaravanas de Viana do Alentejo
Continue readingProjeto europeu posiciona Alentejo como polo de hidrogénio verde
Projeto europeu posiciona Alentejo como polo de hidrogénio verde
Continue reading23ª edição da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo já tem data marcada
23ª edição da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo já tem data marcada
Continue readingCarnaval de Vila Viçosa promete ser “um dos maiores do distrito de Évora”
Carnaval de Vila Viçosa promete ser “um dos maiores do distrito de Évora”
Continue reading35.ª edição das Jornadas de Gastronomia – Coruche à Mesa conta com 10 restaurantes aderentes
35.ª edição das Jornadas de Gastronomia – Coruche à Mesa conta com 10 restaurantes aderentes
Continue readingGrupo União Sport (GUS) recebe Sporting Clube Arcoense
Grupo União Sport (GUS) recebe Sporting Clube Arcoense
Continue readingFAABA reclama apoio mais consistente aos prejuízos causados pela doença da Língua Azul

A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) considera medida de apoio aos produtores, relativa à doença da Língua Azul, “inadequada para o fim a que se destina”.
A FAABA, em comunicado, revela que “nas regiões vizinhas da Andaluzia e da Extremadura, está a ser ultimado um apoio especial às explorações de ovinos afetadas pela Língua Azul (…) Esta ajuda deverá ter um valor próximo dos 32 euros por ovelha recenseada em 2024, não podendo o montante máximo a atribuir ultrapassar os 42 mil euros por produtor”.
Para ler o comunicado na íntegra abaixo:
“A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) revela que foi com agrado que tomou conhecimento das declarações proferidas pelo ministro da Agricultura e Pescas, na passada terça-feira, na Assembleia da República, relativas ao tema Língua Azul. O ministro reconheceu que a medida em vigor para minimizar os prejuízos causados pela doença – “Restabelecimento do Potencial Produtivo” – tem fortes limitações por excluir a esmagadora maioria dos produtores afetados, assumindo simultaneamente que estes poderão vir a ser apoiados por outras fontes de financiamento.
Na realidade, a medida de apoio em curso revela-se inadequada para o fim a que se destina, não só por deixar de fora a grande maioria dos produtores afetados, mas também porque os prejuízos causados pela doença não se limitam à morte de ovinos adultos. Os abortos ocorridos, a mortalidade em borregos jovens, os custos dos tratamentos dos muitos animais doentes e as fortes quebras do seu desempenho zootécnico representam uma tão ou mais significativa quota parte dos referidos prejuízos.
Por outro lado, é do conhecimento da FAABA que, nas regiões vizinhas da Andaluzia e da Extremadura, está a ser ultimado um apoio especial às explorações de ovinos afetadas pela Língua Azul, que tenham notificado as baixas ao Ministério da Agricultura. Esta ajuda deverá ter um valor próximo dos 32 euros por ovelha recenseada em 2024, não podendo o montante máximo a atribuir ultrapassar os 42 mil euros por produtor.
Dada a gravidade da situação vivida em Portugal e de forma a evitar distorções no mercado que os produtores portugueses partilham com aquelas duas regiões, é de elementar justiça que seja atribuído em Portugal um apoio equivalente ao dos produtores espanhóis.”
A Corrida dos Super-Heróis está de volta a Coruche
A Corrida dos Super-Heróis está de volta a Coruche
Continue readingTrump ameaça a União Europeia com as maiores tarifas da história, veja como pode afetar Portugal

Os Estados Unidos (USA) lançaram uma nova ameaça tarifária sobre a União Europeia, a maior da história até agora por causa de seu valor económico e extensão financeira, com impactos imprevisíveis na economia. A medida, impulsionada por Donald Trump, procura penalizar todas as exportações europeias que tem como destino o mercado dos USA, numa estratégia sem precedentes para a economia europeia. A União Europeia pretende impor tarifas como punição pelo imposto sobre o valor acrescentado (IVA), que se aplica a todos os produtos.
Em 2022, Portugal exportou aproximadamente 5,66 mil milhões de dólares para os Estados Unidos, com os principais produtos exportados a incluir petróleo refinado, sobretudo gasolina (1,15 mil milhões de dólares), medicamentos a granel, produtos cujas patentes expiraram (432 milhões de dólares) e pneus de borracha (361 milhões de dólares). Estas exportações registaram um crescimento anual médio de 10,9% desde 2017, quando o valor era de 3,38 mil milhões de dólares.
No primeiro semestre de 2024, as exportações portuguesas de bens para os USA totalizaram 2.761 milhões de euros, representando um aumento de 11,4% em relação ao mesmo período de 2023. Destes, os produtos farmacêuticos destacaram-se, atingindo 605 milhões de euros, um crescimento de 21% face ao ano anterior, representando 21,9% do total das exportações para os EUA.
Além dos produtos farmacêuticos, outros bens significativos exportados para os USA incluem borrachas (193 milhões de euros), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (164,4 milhões de euros) e reatores nucleares, caldeiras, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos (107 milhões de euros). Por outro lado, as exportações de cortiça diminuíram 6,6%, situando-se em 98,5 milhões de euros.
É importante notar que os Estados Unidos são um mercado significativo para as exportações portuguesas, especialmente fora da União Europeia. No entanto, o comércio bilateral pode ser influenciado por políticas comerciais e tarifárias, como as recentemente anunciadas pelo governo dos USA que podem afetar setores como o automóvel e o alimentar na Europa, pois o plano da Casa Branca é que as tarifas sejam aprovadas a 1 de abril, deixando à União Europeia menos de dois meses para negociar e evitar a aplicação dessas tarifas. A velocidade com que o governo Trump está a legislar, aumenta a pressão para as instituições europeias, que terão que reagir com agilidade para tentar conter esse golpe comercial.
A Administração Trump ameaça a União Europeia que compra cerca de 344.000 milhões de euros nos USA. Uma penalidade para esses produtos faria economia americana vender menos, isto é, também faria que os USA crescem-se menos e aumentar os custos para os americanos.
Os USA argumentam que o Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA), em vigor nos países europeus, é injusto porque nos USA não há imposto equivalente. De acordo com Trump, esse imposto cria uma desvantagem para as empresas americanas, por isso visa aplicar tarifas aos países que o usam.
No nível político, Trump defende que todos os países devem seguir o modelo fiscal americano, no caso que seja replicado na Europa, onde há um estado de bem-estar social, saúde, pensões que não tem paralelo no modelo americano.
“De vagar – Tertúlias com Paula Cusati” na Fundação Caixa Agrícola Costa Azul
“De vagar – Tertúlias com Paula Cusati” na Fundação Caixa Agrícola Costa Azul
Continue readingHora do conto amanhã na Biblioteca Municipal de Coruche
Hora do conto amanhã na Biblioteca Municipal de Coruche
Continue reading“Quatro Caminhos” a nova agenda cultural do concelho de Mora
“Quatro Caminhos” a nova agenda cultural do concelho de Mora
Continue reading“As Aventuras de Máti” de Carlos Rafael apresentado este sábado em Montemor-o-Novo
“As Aventuras de Máti” de Carlos Rafael apresentado este sábado em Montemor-o-Novo
Continue readingFaleceu João Cavaleiro Ferreira ex: vogal da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e dirigente da AHRESP e APENO

João Cavaleiro Ferreira morreu, ontem terça-feira, aos 73 anos, em Lisboa, segundo confirmaram a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, e a APENO da Associação Portuguesa de Enoturismo, entidades onde desempenhava cargos de direção, na AHRESP como presidente da Delegação do Alentejo e na APENO como presidente da Mesa da Assembleia Geral.
Este advogado e dinamizador de um Turismo de Habitação, classificado como Monumento de Interesse Público, em Borba, foi vogal em anteriores direções da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, estava muito ligado ao turismo e restauração, possuindo duas pós-graduações, a primeira em Direito do Turismo pela Faculdade de Direito de Lisboa, e a outra em Direção Hoteleira pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre.
Frequentou ainda um mestrado em Ciências Gastronómicas, numa parceria entre o Instituto Superior de Agronomia e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova e em representação da Confederação do Turismo Português era Conselheiro no Conselho Regional da CCDR Alentejo, no IEFP e na Região Hidrográfica do Alentejo.
Cavaleiro Ferreira morreu no Hospital de São José, em Lisboa, onde se encontrava internado há vários dias.
À família enlutada a Rádio ELVAS, por quem tinha grande amizade, envia as mais sentidas condolências.
Masterclass de guitarra no Convento dos Remédios em Évora
Masterclass de guitarra no Convento dos Remédios em Évora
Continue readingCâmara Municipal do Alandroal colabora com autoridades para “esclarecimento célere e transparente”

No âmbito das diligências do Ministério Público nas suas instalações, a Câmara Municipal do Alandroal revela, em comunicado, que tem “colaborado com total transparência, sendo do seu maior interesse e do presidente (João Grilo) que a situação seja definitivamente esclarecida com a máxima celeridade, evitando assim a instrumentalização indevida de uma ação essencial para o cabal e definitivo esclarecimento do caso”.
As referidas diligências, explica a Câmara Municipal, “decorreram na sequência de uma denúncia anónima que põe em causa a aquisição, pelo Município, de um lote de terreno no valor de 7 mil euros, que já não faz parte do património municipal. Trata-se de um processo conduzido com transparência, em sessão pública de Câmara, sustentado por parecer jurídico dos serviços municipais e da CCDR Alentejo”.
A autarquia diz ainda que espera que “esta ação contribua para o rápido esclarecimento e encerramento definitivo deste assunto”.
Estádio Municipal de Mora com nova iluminação
Estádio Municipal de Mora com nova iluminação
Continue readingHoje 13 de fevereiro celebra-se o Dia Mundial da Rádio, sob o lema ” Rádio e Alterações Climáticas “

Proclamado em 2011 pelos Estados-membros da UNESCO e adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2012 como um Dia Internacional da ONU, 13 de fevereiro tornou-se o Dia Mundial do Rádio.
Numa época marcada pelo rápido desenvolvimento da inovação tecnológica, mas também pela sua rápida obsolescência, a rádio mantém-se atual e fiável. Este é o motivo pelo qual continua a ser um dos meios de comunicação mais utilizados no mundo.
Cientes do papel da Comunicação Social Regional e Local, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P (CCDRA, I.P) e o seu Grupo de Incentivos à Comunicação Social (GICS), não podem deixar de realçar esta efeméride, e expressar a todos os operadores de radiodifusão, e profissionais da comunicação social da Região Alentejo, votos de sucesso na sua missão.
Europe Direct Alto Alentejo promove webinar sobre Serviço Europeu de Seleção do Pessoal

O Europe Direct Alto Alentejo, em parceria com outras entidades, promove, no próximo dia 19 de fevereiro, um webinar sobre o Serviço Europeu de Seleção do Pessoal.
Conduzida por Luís Loureiro de Amorim, a sessão irá ser dedicada aos procedimentos para os concursos de 2025 para funcionários permanentes nas Instituições Europeias. Os concursos serão transversais a diversas áreas, não havendo limite de idade.
Este webinar é dirigido a titulares de diploma de Licenciatura ou Mestrado, com ou sem experiência profissional, e a titulares de certificado do ensino secundário com experiência profissional relevante.
A sessão, com início às 10 horas, terá a duração aproximada de hora e meia, sendo que a gravação da mesma será disponibilizada posteriormente nas redes sociais.
Tudo para saber o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:
Câmara Municipal de Montemor-o-Novo assina protoloco com Bombeiros Voluntários locais
Câmara Municipal de Montemor-o-Novo assina protoloco com Bombeiros Voluntários locais
Continue readingFim de Semana Gastronómico do Porco em 19 restaurantes de Vendas Novas
Fim de Semana Gastronómico do Porco em 19 restaurantes de Vendas Novas
Continue readingGNR de Évora registou seis acidentes de viação
GNR de Évora registou seis acidentes de viação
Continue readingVisita guiada às Igrejas intramuros do Castelo de Montemor-o-Novo no próximo sábado
Visita guiada às Igrejas intramuros do Castelo de Montemor-o-Novo no próximo sábado
Continue readingAlentejo 2030: Conferência “Alentejo e o Futuro daPolítica de Coesão” em Almeirim

No próximo dia 17 de fevereiro de 2025, pelas 14.30 horas, irá ter lugar a conferência “Alentejo e o Futuro da Política de Coesão”, no Edifício IVV – Pavilhão Multiusos de Almeirim. Este evento é essencial para o debate do futuro do Alentejo, proporcionando um espaço de diálogo e reflexão sobre o desenvolvimento regional e o papel dos fundos europeus na construção de uma região mais forte e coesa.
A Política de Coesão da União Europeia desempenha um papel crucial no desenvolvimento dos territórios, especialmente em regiões como o Alentejo. Esta política visa reduzir as disparidades entre as diferentes regiões da Europa, promovendo um desenvolvimento equilibrado e sustentável. No caso do Alentejo, uma região caracterizada pela sua baixa densidade populacional e desafios económicos, a Política de Coesão tem sido fundamental para impulsionar a competitividade, a inovação e a inclusão social.
A conferência contará com dois painéis distintos. O primeiro painel será dedicado à dimensão territorial no futuro da política de coesão, enquanto o segundo painel terá um foco especial na competitividade e na inovação.
O objetivo principal deste encontro é promover uma reflexão aprofundada sobre o futuro da política de coesão na região do Alentejo, envolvendo especialistas, autoridades regionais e locais, professores e investigadores, bem como a sociedade civil no geral. A sessão de encerramento ficará a cargo de Hélder Reis, Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional.
Convidamos todos os interessados a participar e a inscrever-se nesta conferência. A sua presença e contribuição são fundamentais para o sucesso deste evento.
Inscreva-se já e faça parte deste debate crucial para o desenvolvimento da região.

Marcelo Rebelo de Sousa veta desagregação de freguesias

O Presidente da República vetou ontem, 12 de fevereiro, o decreto do Parlamento que desagrega 135 uniões de freguesias, repondo 302 destas autarquias locais.
De acordo com nota publicada no site oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa aponta três razões para a recusa: as dúvidas sobre a aplicação do novo mapa até às autárquicas, “daqui a pouco mais de seis meses”, a falta de transparência do processo na Assembleia da República e de envolvimento das autarquias num novo modelo de governação.
O Parlamento tinha aprovado a reposição de 302 freguesias por desagregação de uniões de freguesias criadas pela reforma administrativa de 2013, com os votos a favor do PSD, PS, Bloco de Esquerda, PCP, Livre, PAN e CDS-PP, o voto contra da Iniciativa Liberal e a abstenção do Chega.
A mensagem enviada por Marcelo Rebelo de Sousa ao Presidente da Assembleia da República para ler na íntegra:
“Palácio de Belém, 12 de fevereiro de 2025
A Sua Excelência o Presidente da Assembleia da República,
Assunto: Decreto da Assembleia da República n.º 37/XVI, de 17 de janeiro de 2025, sobre “Reposição de freguesias agregadas pela Lei n.º 1-A/2013, de 28 de janeiro, concluindo o procedimento especial, simplificado e transitório de criação de freguesias previsto na Lei n.º 39/2021, de 24 de junho”
1. São três as principais dúvidas que se podem suscitar – e têm sido suscitadas – acerca do novo mapa de freguesias, constante do Decreto submetido a promulgação.
2. A primeira é a de implicar uma reversão – para alguns um grave retrocesso –, num caminho de reordenamento e de racionalização do Poder Local, assim questionando a essência da reforma de 2013.
Quanto a esta dúvida, um juízo sereno demonstra que, de facto, há uma reversão parcial da reforma e que ela é contraditória com a linha dominante, inspirada pelas instituições europeias, de um envolvimento das autoridades locais num novo modelo multinível de governança, como evidenciado no relatório de abril 2024 de Enrico Letta.
E não se afigura desejável haver orientações flutuantes, num caminho definido, mesmo que ele motivasse reparos ou críticas pelo seu radicalismo, ou processo, como, na altura, exprimi, como cidadão.
No entanto, o certo é que, em Democracia, por definição, as mudanças de Governo, de maioria parlamentar ou, tão somente, de orientação, são possíveis e traduzem um pulsar normal do pluralismo democrático.
Aliás, a revisão cobre apenas menos de um terço das agregações de 2013 e não toca nas entidades supramunicipais, versadas naquela ocasião.
Isto mais se acentua com o facto de a maioria parlamentar votante agora ser muito mais representativa do que a de 2013, só se opondo um partido – a Iniciativa Liberal.
Mais ainda – os partidos defensores de caminho oposto, em 2011 e em 2013, subscreveram e votaram a nova solução.
Finalmente, nos termos da lei, ela traduziu prévia expressão de vontade das populações.
Logo, esta dúvida não apresenta a seu favor argumentos que pesem decisivamente contra a promulgação do Decreto.
3. Segunda dúvida suscitável e suscitada respeita ao processo que culminou no Decreto. A sua falta de compreensão ou transparência pública, os seus avanços e recuos, as suas contradições, as hesitações e sucessivas posições partidárias, a inclusão e a exclusão de freguesias, e, sobretudo, o respeito rigoroso dos requisitos técnico-legais a preencher, para ser possível a desagregação.
Quanto à evolução das posições partidárias, não é possível transformar o juízo subjacente à promulgação em escrutínio daquilo que vai sendo a conversão de discordâncias em voto favorável ou abstenção finais. Tudo do foro partidário.
Quanto à análise, freguesia a freguesia, do rigor do cumprimento dos requisitos técnico-legais, é impossível no prazo da promulgação ou veto, aceder o Presidente da República a esse manancial de dados, que ocuparam os parlamentares ao longo de meses, senão de anos, designadamente através de grupo de trabalho cujos trabalhos foram mantidos de forma reservada.
Não seria politicamente e, em especial, legalmente honesto, formular um juízo perentório, positivo ou negativo, sem conhecimento de dados necessariamente numerosos e complexos. Tudo em vinte dias.
4. Resta a última dúvida e essa não menos importante. A da capacidade para aplicar as consequências do novo mapa já às eleições de setembro ou outubro deste ano.
Formalmente, é tudo fácil. A eleição de novos autarcas equivale ao começo da instalação de novas autarquias e, depois, a comissão instaladora curará do resto.
É verdade que o prazo que dista da eleição é superior a seis meses.
Mas, a complexidade da instalação, e resolução dos problemas emergentes é variável de freguesias para freguesias desagregadas e pode ser mesmo, aqui e ali, muito complexo.
Por isso, e não por qualquer fetichismo de datas, em matérias como esta – e isso já aconteceu com matéria mais simples, em 2021 –, considerei desejável evitar alterações legislativas em ano eleitoral.
Se fosse, como aconteceu nas eleições europeias de 2024, apenas facilitar a mobilidade no voto, ou, como se pretendia nas eleições regionais madeirenses, facilitar mobilidade, paridade e voto em Braille, seria mais simples mudar a lei, desde que antes da convocação da eleição.
Na reinstalação, que o mesmo é dizer, recriação de autarquia local, a minha preocupação com a concretização é maior.
Razão esta, e única, para devolver o presente Decreto à Assembleia da República.
Não por questionar a vontade das populações, a legitimidade parlamentar para reversões, a começar nos partidos antes adeptos do revertido, nem por ter matéria de facto disponível para contradizer a aplicação dos requisitos técnico-legais das desagregações.
Apenas por imperativo de consciência quanto à capacidade para executar a nova lei, sem subsequentes questões de Direito – ou de facto – patrimoniais, financeiras, administrativas ou outras, resultantes do tempo disponível.
5. Compete à Assembleia da República, se tal o entender, reafirmar a sua vontade. Assim confirmando aos portugueses que se não tratou de solução ditada por razões ou conveniências conjunturais, antes exprime o resultado de uma longa e serena ponderação, que ditou a inclusão de umas e a exclusão de outras freguesias, numa linha de não só reverter uma política de fundo de 2013, como substituí-la por outra melhor para Portugal.
Nestes termos, devolvo, sem promulgação, nos termos do artigo 136.º, n.º 1, da Constituição, o Decreto da Assembleia da República n.º 37/XVI, de 17 de janeiro de 2025, sobre “Reposição de freguesias agregadas pela Lei n.º 1-A/2013, de 28 de janeiro, concluindo o procedimento especial, simplificado e transitório de criação de freguesias previsto na Lei n.º 39/2021, de 24 de junho”, para que, querendo, a Assembleia da República pondere, uma vez mais, a praticabilidade da aplicação do mencionado diploma no horizonte deste ano eleitoral de 2025.
O Presidente da República
Marcelo Rebelo de Sousa”
João Oliveira é o candidato da CDU à Câmara de Évora nas Eleições Autárquicas de 2025

A Coligação Democrática Unitária – CDU – torna público que João Oliveira é o candidato à Presidência da Câmara Municipal de Évora nas Eleições Autárquicas 2025. João Oliveira, 45 anos, advogado, é deputado ao Parlamento Europeu. Foi deputado à Assembleia da República da X à XIV legislatura pelo círculo eleitoral de Évora, tendo assumido o cargo de Presidente do Grupo Parlamentar do PCP entre 2013 e 2022. É membro da Comissão Política do Comité Central do Partido Comunista Português.
Natural de Évora, João Oliveira manteve até hoje uma profunda ligação ao Concelho de onde é natural e onde viveu e estudou. A indicação de João Oliveira como candidato a Presidente da Câmara Municipal de Évora traduz uma aposta prioritária da CDU em Évora, concelho cujo desenvolvimento tem a marca de décadas de gestão CDU no Poder Local Democrático, a que os últimos três mandatos souberam dar expressão e conteúdo, sendo reveladora do grau de compromisso que a CDU tem com as populações do Concelho de Évora e de forma geral do Alentejo.
Ancorada no seu projeto, nos valores do trabalho, honestidade e competência, e no seu enorme e reconhecido património de gestão no Concelho e que fizeram de Évora uma referência nacional e internacional, a candidatura da CDU assume-se como um amplo espaço de convergência de todos os que estão empenhados em manter e reforçar uma gestão democrática, participada, inovadora e de proximidade, que respeite e valorize os trabalhadores da autarquia e que protagoniza a luta e a concretização de grandes projetos que podem elevar o desenvolvimento do Concelho a novos patamares A CDU, força progressista empenhada no desenvolvimento económico, social e cultural do Concelho de Évora, é o grande espaço unitário e democrático, defensor de Abril e das suas conquistas e valores, onde são bem-vindos todos os que intervêm e lutam em Évora pelo direito à habitação, à saúde, à mobilidade, à educação, à cultura e ao desporto, em defesa do ambiente e do desenvolvimento equilibrado do concelho.
João Oliveira fará uma primeira declaração pública na qualidade de candidato da CDU a Presidente da Câmara Municipal de Évora, no próximo dia 14 de Fevereiro, às 18 horas, no Salão Central Eborense, em Évora.
Biblioteca Municipal Almeida Faria de Montemor-o-Novo promove ‘Encontro às Cegas com um Livro’
Biblioteca Municipal Almeida Faria de Montemor-o-Novo promove ‘Encontro às Cegas com um Livro’
Continue readingTeatro “o comboio das estações” encantou os mais pequenos em Vendas Novas
Teatro “o comboio das estações” encantou os mais pequenos em Vendas Novas
Continue readingUma noite de contos e canções em Mora com Carlos Marques
Uma noite de contos e canções em Mora com Carlos Marques
Continue readingMora participa no XII torneio de natação cidade de Montemor-o-Novo
Mora participa no XII torneio de natação cidade de Montemor-o-Novo
Continue readingCâmara Municipal de Mora instala armadilhas para controlo da lagarta do pinheiro
Câmara Municipal de Mora instala armadilhas para controlo da lagarta do pinheiro
Continue reading“Qualidade de vida” e “organização” são fundamentais para atrair médicos para o interior, defende ministra
“Qualidade de vida” e “organização” são fundamentais para atrair médicos para o interior, defende ministra
Continue reading“À conversa com o comércio local” em destaque a loja cá da terra
“À conversa com o comércio local” em destaque a loja cá da terra
Continue readingCâmara de Alandroal tenta atrair médicos com apoio mensal de quase dois mil euros
Câmara de Alandroal tenta atrair médicos com apoio mensal de quase dois mil euros
Continue readingGNR de Évora registou seis acidentes de viação
GNR de Évora registou seis acidentes de viação
Continue readingDia Mundial do Doente assinalado pela UCC de Reguengos de Monsaraz da ULSAC
Dia Mundial do Doente assinalado pela UCC de Reguengos de Monsaraz da ULSAC
Continue readingWorkshop “Escritos e Esboços” na Biblioteca Almeida Faria em Montemor-o-Novo
Workshop “Escritos e Esboços” na Biblioteca Almeida Faria em Montemor-o-Novo
Continue readingPróximo sorteio do Euromilhões com jackpot de 77 milhões de euros

Nenhum apostador acertou na chave vencedora de ontem, 11 de fevereiro, do Euromilhões, pelo que, na próxima sexta-feira, dia 14, estará em jogo um jackpot de 77 milhões de euros.
O segundo prémio, de mais de 113 mil euros, saiu a cinco jogadores no estrangeiro, enquanto o terceiro, de 33 mil euros, contempla quatro apostadores, também fora de Portugal.
Para Portugal vêm três quartos prémios, num total de 30 atribuídos, de quase 1.400 euros.
A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 3, 21, 36, 41 e 46 e as estrelas 1 e 6.
A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.
Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo continua a promover clube de costura
Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo continua a promover clube de costura
Continue readingMinistério da Cultura abre nova edição do programa de apoio à criação literária

O Ministério da Cultura anuncia a abertura do Programa de Bolsas Anuais de Criação Literária 2025, uma iniciativa que visa fomentar a produção literária e teórico-crítica em língua portuguesa. Este programa constitui um reforço substancial no apoio à criação literária em Portugal, proporcionando condições mais favoráveis ao desenvolvimento de obras por parte dos escritores.
No âmbito desta edição, serão atribuídas 24 bolsas anuais, cada uma no montante de 15.000 euros. Entre as principais alterações introduzidas, destaca-se a eliminação do regime de exclusividade, permitindo aos beneficiários conciliar a bolsa com outras atividades profissionais.
Será também assegurada uma distribuição equitativa a nível regional, garantindo a atribuição de um número mínimo de bolsas por região NUTS II, com o propósito de promover a descentralização e mitigar as assimetrias territoriais.
Outra inovação relevante consiste na redução do período de inibição para nova candidatura, que passa de três para dois anos para aqueles que tenham já beneficiado desta bolsa.
As Bolsas de Criação Literária terão uma duração de um ano e destinam-se a cidadãos nacionais ou residentes em Portugal que desenvolvam a sua produção literária em língua portuguesa.
O programa de Bolsas Anuais de Criação Literária passa a contemplar as modalidades de poesia, ficção narrativa, dramaturgia e escrita teatral e ensaio.
O processo de candidatura foi simplificado, reduzindo prazos administrativos e facilitando a sua submissão. A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) será responsável pela coordenação do programa e pela atribuição das bolsas. As candidaturas deverão ser submetidas através de formulários próprios, disponíveis no site oficial da DGLAB, e cumprir os critérios estabelecidos no regulamento.
A chamada à manifestação de interesse será publicada até ao final de março de 2025, com a abertura do concurso a ocorrer nos meses seguintes. O montante global do programa será de 360.000 euros, reafirmando o compromisso do Governo com o incentivo à criação literária em Portugal.
Dislike ao racismo no desporto
Dislike ao racismo no desporto
Continue readingEspaço APORMOR: Segurança e soberania alimentar
Espaço APORMOR: Segurança e soberania alimentar
Continue readingSimpósio “Water-Energy Strategy” debate desafios e soluções para o futuro dotratamento da água em Portugal
Simpósio “Water-Energy Strategy” debate desafios e soluções para o futuro do
tratamento da água em Portugal
33ª Meia Maratona Badajoz-Elvas com centenas de atletas inscritos
33ª Meia Maratona Badajoz-Elvas já com cerca de 250 atletas inscritos
Continue reading“As três Marias” no átrio da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo
“As três Marias” no átrio da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo
Continue reading‘Patas e Abraços’ na Associação de Proteção Social à População de Santiago do Escoural
‘Patas e Abraços’ na Associação de Proteção Social à População de Santiago do Escoural
Continue readingDecorreu mais uma sessão da Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal Almeida Faria
Decorreu mais uma sessão da Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal Almeida Faria
Continue readingBiblioteca Municipal Almeida Faria acolhe a iniciativa “Labirinto”
Biblioteca Municipal Almeida Faria acolhe a iniciativa “Labirinto”
Continue reading“Clube de Leitura para Famílias” na Biblioteca Municipal Almeida Faria em Montemor-o-Novo
“Clube de Leitura para Famílias” na Biblioteca Municipal Almeida Faria em Montemor-o-Novo
Continue readingÓptica Havaneza é novamente PME Líder em 2024
Óptica Havaneza é novamente PME Líder em 2024
Continue readingVII Edição da Expoclássicos vai decorrer dias 8 e 9 de março no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz

A VII Edição da Expoclássicos (Salão de Veículos Clássicos de Estremoz) vai estar a decorrer em paralelo com a V Feira de Coleccionismo nos próximos dias 8 e 9 de Março nos Pavilhões B e C do Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.
Neste evento vai estar exposto colecionismo de vários temas. A entrada é gratuita.
O programa tem início às 10h, dia 8 de março, com a abertura da Expo Clássicos; às 10h30 está marcada uma concentração de Citroen 2cv e um passeio pela cidade de Estremoz; das 14h até às 18h vai haver uma atividade de Moldagem de Barro. Neste dia a animação musical está a cargo do Grupo de Cantares Alentejanos “As Ferrenhas D´Ossa” às 16h30.
Já no dia 9 de março, às 10h30, vai ter lugar a receção à Vespaclassicos Zafra; às 15h vai decorrer a visita à cidade e à Adega ao Gil em autocarro (para expositores de viatura), e, por fim, vai realizar-se um lanche exclusivo para expositores de viaturas (expostas no salão) na Expo Clássicos. Neste dia a animação musical está a cargo do Grupo de Cavaquinhos de Estremoz.
Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos vence XXVI Critério de Corta-Mato Paulo Guerra

O Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos venceu este sábado, dia 8 de fevereiro, o XXVI Critério de Corta-Mato Paulo Guerra, cuja última prova decorreu em Reguengos de Monsaraz.
Esta vitória foi alcançada com um total de 1520 pontos, obtidos ao longo das sete provas, seguindo-se o Grupo Desportivo Diana, em 2.º lugar, com 1239 pontos, e em 3.º lugar a Associação de Jovens da landeira, com 1132 pontos.
A XXVI Edição do Critério Corta-Mato Paulo Guerra foi organizada pela Associação de Atletismo de Évora, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e o apoio dos municípios de Alandroal, Évora, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa.
Apresentada proposta de revisão do plano de urbanização de Évora
Apresentada proposta de revisão do plano de urbanização de Évora
Continue readingIlegalidades na Avaliação de Impacte Ambiental da Barragem do Pisão em destaque no Ambiente em FM

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Castelo Branco emitiu a 17 de janeiro a sentença do processo Pisão, no concelho do Crato, em que anulou a Declaração de Impacte Ambiental (DIA) anexa ao Título Único Ambiental, emitido em setembro de 2022, e condenou a Agência Portuguesa do Ambiente a averbar no Título Único Ambiental a sentença de anulação.
A Quercus, juntamente com outras três Organizações Não-Governamentais, lideradas pelo GEOTA, apresentaram queixa ao tribunal acerca de diversos aspetos da DIA da Barragem do Pisão. O tribunal detetou diversas ilegalidades no processo o que provocou a anulação da sentença. Ou seja, o promotor da obra não acautelou diversas questões, cometendo ilegalidades que põem em causa todo o processo.
A Quercus mantém as críticas que tem feito desde o início do projeto, uma vez que a barragem e o regadio intensivo que vai promover, provocará grandes impactes ambientais.
Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:
Abertas candidaturas para a 8.ª edição do Concurso de Ideias e Criatividade do Montado de Sobro e Cortiça
Abertas candidaturas para a 8.ª edição do Concurso de Ideias e Criatividade do Montado de Sobro e Cortiça
Continue readingGNR de Évora registou 11 acidentes de viação neste fim-de-semana
GNR de Évora registou 11 acidentes de viação neste fim-de-semana
Continue readingComissário de Bourges 2028 Capital Europeia da Cultura de visita a Évora
Comissário de Bourges 2028 Capital Europeia da Cultura de visita a Évora
Continue readingConstrução de cabeçudos na Oficina da Criança em Montemor-o-Novo
Construção de cabeçudos na Oficina da Criança em Montemor-o-Novo
Continue readingMontemorense Ana Gervásio ganhou quatro medalhas de ouro e estabeleceu três recordes nacionais
Montemorense Ana Gervásio ganhou quatro medalhas de ouro e estabeleceu três recordes nacionais
Continue reading“Liderança, gestão e motivação de equipas” formação promovida pela Startup Montemor-o-Novo
“Liderança, gestão e motivação de equipas” formação promovida pela Startup Montemor-o-Novo
Continue readingRádio ELVAS assinala 24 anos

É dia de festa. A Rádio ELVAS assinala 24 anos de vida. Uma data que merece comemoração.
Mais do que recordar todos as etapas deste percurso, importa dizer que fomos testemunhas dos acontecimentos deste quase quarto de século da vida de Elvas, da região, e do Alentejo em geral.
Um passado que nos enche de orgulho, com o mesmo entusiasmo com que acompanhámos o projeto de candidatura, a atribuição da licença, a montagem dos estúdios, do emissor e das antenas, igual a cada dia de trabalho em que damos as noticias, recebemos as chamadas dos ouvintes e continuamos a ser voz de Elvas e do Alentejo, com a nossa música e boa disposição.
O Alentejo em FM começou com uma ideia simples, um projeto de rádio, e se alargou a cinco emissores que juntam ouvintes desde a fronteira espanhola até à beira Tejo, na maior cobertura de rádio no Alentejo, das estações independentes dos grupos nacionais, que com enorme resiliência e dedicação torna possível, dia após dia, 24 anos seguidos, estar com os melhores ouvintes do mundo.
A todos os que passaram por esta casa, estou grato pela colaboração, tal como a todas a empresas e instituições que investiram na divulgação dos seus eventos, produtos e serviços.
Parabéns Rádio ELVAS !
António Ferreira Góis
Diretor da Rádio ELVAS

Resultados da INATEL ÉVORA – 12ª jornada – 8 e 9 de fevereiro 2025
Realizou-se este fim-de-semana, 8 e 9 de fevereiro de 2025, a 12ª jornada da Fase de Apuramento da Liga de Futebol de 11 da Fundação Inatel de Évora. A duas jornadas do final desta fase já estão definidos os 4 primeiros da Série A, que irão fazer parte do Apuramento Campeão, restando apenas definir o 1º e 2º lugar (entre Afeiteira e Foros da Fonte Seca), sendo que Graça do Divor, em 3º lugar, e Perolivas, na 4º posição, fecham o lote de apurados.
Na Serie B, estão já apuradas a equipa do Cano, Rio de Moinhos e Bardeiras/Vimieiro. O Cano já consolidou o 1º lugar, ficando 2º e 3º em disputa. Resta depois saber quem será o 4º classificado, que encerra os lugares de acesso e ao Apuramento de Campeão.
Divulgamos os resultados da FASE APURAMENTO LF11 FUNDAÇÃO INATEL EVORA 2024.2025 INATEL ÉVORA – 12ª jornada:
Série A
CCRD Foros Fonte Seca 5-1 GDCR Graça Divor (Diogo Sarnadinha (3), Luís Rosado, Tiago Curado; Giovanny de Pina)
UD Machedense 2-1 Montoito SC (Silva, Vieira)
GDCR Torre de Coelheiros 1-1 Perolivense
Isento: GDR Afeiteira
Série B
ADC São Domingos 1-0 Brotense
UFC Bardeiras e Vimieiro 1-3 JD Terrugem (?; Pedro Cacheirinha (2), Ricardo Fialho)
AJ Orada 2-1 Barbus (Juan Klayvert, Fábio Calhau; ?)
GDC Rio de Moinhos 2-1 ACD Cano (Farrola, Fábio Sedas)
Grupo União Sport perde mas coloca em sentido o líder Juventude
Neste domingo, 9 de fevereiro, na 11ª jornada da Liga Elite, no derby distrital, o líder Juventude de Évora venceu por 3-2 o Grupo União Sport (GUS), num resultado amargo para a formação unionista, que vendeu cara a derrota, e merecia o empate, que seria o resultado mais justo.
Já na 14ª jornada da Liga AFE, o derby concelhio entre Escouralense e Foros de Vale de Figueira, terminou com a vitória da equipa da casa por 3-1, com cambalhota no marcador. Em relação às outras equipas do concelho de Montemor-o-Novo, o Valenças foi perder por 1-0 no terreno do Alcaçovense, o Cabrela goleou por 7-1 o Santana do Campo, o Cortiçadas de Lavre averbou derrota caseira por 0-2 com o Tourega e o Fazendas do Cortiço descansou nesta jornada.
Sobre o derby no Sanches de Miranda, entre Juventude e GUS, que a RNA acompanhou com relato, a partida iniciou com o Juventude a carregar, tendo logo uma primeira grande oportunidade nos primeiros instantes do encontro, após erro defensivo do União, com André Farinha a desperdiçar. Aos 13 minutos, quando o jogo estava mais equilibrado, a formação forasteira chegou à vantagem, também na sequência de uma falha defensiva, neste caso do Juventude, com Gonçalo Catalão a bater forte e colocado, com a bola ainda a bater no poste e a entrar para o golo inaugural da partida. Um minuto depois, a passe de Catalão, Fábio Capela teve o 0-2 para o União nos pés, mas não foi feliz. O Juventude tremia com o golo alvinegro. Aos 30 minutos, Patchú entrou na área do União e, quando se preparava para rematar, é derrubado por Debi, sendo assinalada grande penalidade favorável ao Juventude. Na conversão, Thalison aproveitou para acrescentar mais um golo às contas do melhor marcador do campeonato, empatando a partida, um resultado que se ajustava perante aquilo que se tinha passado no jogo até aquele momento. O Juventude iria dar a cambalhota no marcador, aos 43 minutos, com Jardel a cruzar para a grande área, para o mortífero Thalison, com subtileza, rematar para o 2-1. A 1ª parte terminaria com o Juventude a vencer por 2-1, um resultado demasiado pesado para o União, nuns primeiros 45 minutos intensos e divididos, em que Thalison sobressaiu ao ser 100% eficaz, com duas oportunidades a faturar dois golos.
No reatar da partida, não houve alterações em ambos os conjuntos. O Juventude entrou novamente pressionante, tendo logo uma boa chance para ampliar o resultado, mas Thalison rematou ao lado. O União respondeu com uma grande oportunidade para chegar à igualdade, numa jogada onde os alvinegros sufocaram o Juventude, com vários remates a tentarem o empate. Aos 63 minutos, o União efetuou tripla alteração com Luís Madeira, Manuel Fernandes e Nene, a renderam Roberto Carlos, Fábio Capela e Ricardo Bernardo. O Juventude, pouco depois, fez dupla substituição, entrando Opara e Rodrigo Elias para os lugares de Afonso Batista e Patchú. A formação eborense estava a carregar em busca do terceiro golo, com o União a ter dificuldades nesta fase do jogo. O Juventude iria chegar ao 3-1, aos 77 minutos, com Thalison a corresponder de cabeça a um cruzamento, concretizando um hat-trick no jogo. Logo de seguida o União arriscou tudo, com João Diogo, o herói do jogo com o Portel a entrar no GUS, rendendo Miguel Mangerico. Poucos minutos depois, Diogo Cardinhos e Guilherme Francisco entraram para os lugares de Francisco Lima e Debi. Aos 85 minutos, João Tomaz, que foi o melhor do União, foi lá acima cabecear para o 3-2, dando esperança aos montemorenses. Este golo incentivou a equipa alvinegra, com o União a carregar e a acreditar, à entrada dos 8 minutos de compensação, com o Juventude a recuar. Na compensação seria assinalada grande penalidade para o União, a castigar mão na bola, no entanto, João Diogo na marcação permitiu a defesa de Ruan, desperdiçando a ocasião soberana. O União não baixou os braços até ao final, e encostou o líder, com Ruan a fazer nova grande defesa. Os azuis e brancos tremiam que nem varas verdes, quando a bola raspou o poste de Ruan. O desafio terminou com o União a perder, mas a dar uma enorme réplica, faltando a sorte que teve na jornada passada.
RESULTADOS :
LIGA ELITE –11ª jornada – 09/02/2025
Gd Portel 0-1 Redondense Fc
Sc Arcoense 2-0 Atlético Sc
Juventude Sc 3-2 Grupo União Sport
Sc Viana Alentejo 2-2 Lusitano Cd Arraiolense
Lusitano de Évora Clube “B” 3-2 Gd Monte Trigo
LIGA AFE – 14ª jornada – 8 e 9/02/2025
GRUPO A
Cf Estremoz 3-0 Calipolense Cd Vila Viçosa (8/02)
Sc Borbense 3-0 Ad Vera Cruz
Gd S. Manços 2-3 Cc Corval
Gdr Canaviais 5-1 Sc Bencatelense
Gcd S. Bartolomeu Outeiro 3-2 Aguiar
Descansa: Gdc Oriolenses
GRUPO B
Casa Povo Cabrela 7-1 Fc Santana Campo
ScAlcaçovense 1-0 Valenças Sport Club
Ccrd Cortiçadas de Lavre 0-2 Gdc Tourega
Gd S. Pedrense 1-0 Estrela Fc “B”
Grupo Estrela Escouralense 3-1 Foros Vale Figueira Fc
Descansa: Gcd Fazendas Cortiço
Campinas regressam a Coruche com novidades tecnológicas e expansão de área
Campinas regressam a Coruche com novidades tecnológicas e expansão de área
Continue readingOficina do Bebé ‘MIMOMU’ dias 12 e 26 de fevereiro
Oficina do Bebé ‘MIMOMU’ dias 12 e 26 de fevereiro
Continue reading‘Retrospetiva de Um Olhar’ uma exposição patente na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo
‘Retrospetiva de Um Olhar’ uma exposição patente na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo
Continue readingAlandroal: Mina do Bugalho vai ter caixa multibanco
Alandroal: Mina do Bugalho vai ter caixa multibanco
Continue readingBorba recebeu a Gala de abertura da Cidade do Vinho 2025

A Gala de Abertura da Cidade do Vinho 2025 realizou-se este sábado, dia 8 de fevereiro, no Pavilhão de Eventos de Borba. Com o lema “Vinhos da Serra d’Ossa – Identidade e Futuro – Marcas que deixam História!”, o programa de atividades da Cidade do Vinho 2025 é composto por eventos que estão ligados, não só ao vinho, mas também à gastronomia.
A Cidade do Vinho, este ano, constituída pelos municípios de Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa, tem como objetivo valorizar a riqueza, a diversidade e as características comuns dos territórios associados à cultura do vinho e de todas as suas influências na sociedade, na paisagem, na economia, na gastronomia e no património.

A Gala teve a apresentação de Serafim que no seu estilo divertido animou os presentes, contou com representantes dos cinco municípios, com o presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, com os representantes da Comissão Vitivinícola da Região Alentejana, da Associação de Técnicos Viticultores do Alentejo e da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, Associações e Entidades da Viticultura portuguesa e vários autarcas do Alentejo, Ribatejo e Algarve.

No certame foi exibido um filmes promocional da Cidade do Vinho, gravado nos cinco municípios e o projeto “Borba Tex” que utiliza os resíduos da vinicultura, para produzir fibras e tecidos para criação de roupas e acessórios de moda, numa parceria com a Universidade Lusófona, Câmara e Adega de Borba.
No início houve degustação de vinhos, enchidos e queijos, seguidos dos espetáculos da Banda Filarmónica de Borba, do Grupo de Cante Alentejano “Os Garridos” de Rio de Moinhos, do Grupo de Cantadores de Saias da Orada e da fadista Rute Sousa.
A programação anual da Cidade do Vinho 2025 estende-se por várias atividades e terá ainda destaque na agenda cultural e recreativa dos vários municípios, como por exemplo o Festival do peixe do rio em Alandroal que irá já destacar os vinhos da região. Domingo há já uma caminhada pela vinha de Borba e haverá provas de vinhos, exposições e espetáculos de promoção da fileira do vinho, restauração e enoturismo.
Arronches volta a reunir a elite nacional do Dualto a 15 de fevereiro
Arronches volta a reunir a elite nacional do Dualto a 15 de fevereiro
Continue readingCâmara Municipal de Montemor-o-Novo está a desenvolver um site de turismo
Câmara Municipal de Montemor-o-Novo está a desenvolver um site de turismo
Continue readingArena d’Évora recebe Feira de Emprego do Turismo a 13 de fevereiro
Arena d’Évora recebe Feira de Emprego do Turismo a 13 de fevereiro
Continue readingRecital por Miguel Rocha e Samuel Santos no Convento dos Remédios em Évora
Recital por Miguel Rocha e Samuel Santos no Convento dos Remédios em Évora
Continue readingExposição “Alentejo Singular: ECOS DA NOSSA FLORA” patente em Arraiolos
Exposição “Alentejo Singular: ECOS DA NOSSA FLORA” patente em Arraiolos
Continue readingObras da Casa das Associações de Mora decorrem a bom ritmo
Obras da Casa das Associações de Mora decorrem a bom ritmo
Continue readingAmpliação do Centro de Saúde de Viana do Alentejo quase a arrancar
Ampliação do Centro de Saúde de Viana do Alentejo quase a arrancar
Continue readingGrupo União Sport vai ao campo do Juventude de Évora
Grupo União Sport vai ao campo do Juventude de Évora
Continue readingServiço de Gastroenterologia da ULS do Alentejo Central recebe financiamento para novos equipamentos
Serviço de Gastroenterologia da ULS do Alentejo Central recebe financiamento para novos equipamentos
Continue readingConselho de Ministros aprova ampliação da área classificada do Terreiro da Batalha de Montes Claros

O Conselho de Ministros aprovou ontem, 6 de fevereiro, um Decreto-Lei que amplia a área classificada como monumento nacional do Terreiro da Batalha de Montes Claros, em Borba.
A nova delimitação, revela o Governo em comunicado, “inclui a paisagem já anteriormente identificada, com o célebre padrão comemorativo, e passa a compreender territórios cujas características condicionaram o desfecho da batalha de 17 de junho de 1665 que ditou o fim da Guerra da Restauração”.
A batalha dos Montes Claros, travada entre o exército português e as forças espanholas, é a última de um conjunto de batalhas de grandes proporções, tidas como essenciais para garantir a independência de Portugal durante a Guerra da Restauração.
Companhia de Dança Contemporânea de Évora promove uma nova etapa do projeto dança participativa
Companhia de Dança Contemporânea de Évora promove uma nova etapa do projeto dança participativa
Continue readingDia da Internet Segura reforça a importância da proteção online

No Dia da Internet Segura, 11 de fevereiro, reforça-se a importância da proteção online, especialmente nas transações bancárias. O crescimento do homebanking e dos pagamentos digitais trouxe comodidade, mas também aumentou os riscos de ciberataques, como o phishing.
Para garantir a segurança dos dados, é necessário o consumidor: utilizar autenticação forte; evitar redes Wi-Fi públicas; verificar sempre o destinatário das transferências; não aceder a links suspeitos, e, utilizar cartões virtuais para compras online.
Além das medidas individuais, as instituições financeiras devem adotar tecnologias de segurança, como inteligência artificial para deteção de fraudes e encriptação avançada de dados. Segundo a DECO, o Governo e as entidades reguladoras devem reforçar a legislação e a infraestrutura para garantir um ambiente digital seguro.
Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:
Concentração em defesa do Serviço Nacional de Saúde do Concelho de Avis
Concentração em defesa do Serviço Nacional de Saúde do Concelho de Avis
Continue readingGala de abertura da Cidade do Vinho 2025 vai ter lugar este sábado em Borba
Gala de abertura da Cidade do Vinho 2025 vai ter lugar este sábado em Borba
Continue readingFPF marca “O Elvas”-Tirsense para as 19 horas de dia 26 deste mês

O jogo dos quartos de final da Taça de Portugal entre “O Elvas” e o Tirsense está marcado para as 19 horas, do dia 26 de fevereiro e terá transmissão televisiva na SportTv.
Já o outro jogo Benfica-Braga está marcado para as 20.45 horas, também no mesmo dia. Os vencedores destas duas partidas vão encontra-se na meia final da prova que se disputa em duas mãos.
A folia do carnaval invade Montemor-o-Novo no primeiro dia de março
A folia do carnaval invade Montemor-o-Novo no primeiro dia de março
Continue readingProjetos que estão a ser implementados pela Rede e pela Estratégia de Eficiência Coletiva Provere Montado de Sobro e Cortiça apresentados em Lagoa
Projetos que estão a ser implementados pela Rede e pela Estratégia de Eficiência Coletiva Provere Montado de Sobro e Cortiça apresentados em Lagoa
Continue readingCordão humano à volta das muralhas de Évora assinala o Dia Mundial do Cancro
Cordão humano à volta das muralhas de Évora assinala o Dia Mundial do Cancro
Continue readingReunião do Conselho Municipal de Saúde de Montemor-o-Novo
Reunião do Conselho Municipal de Saúde de Montemor-o-Novo
Continue readingUniversidade de Évora vai ter Licenciatura em Engenharia Aeroespacial
Universidade de Évora vai ter Licenciatura em Engenharia Aeroespacial
Continue readingOficina de tipografia tradicional proporcionou a construção de um cartaz para o Dia Mundial da Água
Oficina de tipografia tradicional proporcionou a construção de um cartaz para o Dia Mundial da Água
Continue readingSeis obras apoiadas pelo programa “Europa Criativa” na corrida aos Óscares

São seis as obras apoiadas pelo programa “Europa Criativa” que se encontram na corrida aos Óscares, que tem a cerimónia de entrega dos prémios agendada para 3 de março.
Entre estes seis filmes e documentários, encontra-se “Emilia Pérez”, uma colaboração de França e Bélgica, que recebeu 13 nomeações, entre elas o de Melhor Filme.
Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Realizador (Jacques Audiard), Melhor Atriz (Karla Sofia Gascón), Melhor Atriz Secundária (Zoe Saldaña), Melhor Argumento Adaptado (Jacques Audiard), Melhor Banda Sonora Original, Melhor Canção Original (“El mal”), Melhor Canção Original (“Mi camino”), Melhor Fotografia, Melhor Som, Melhor Montagem, Melhor Maquilhagem e Cabelo são as outras categorias a concorre o filme de Jacques Audiard.
“The Girl with de Needle” e “The Seed of the Sacred Fig” estão nomeados para Melhor Filme Estrangeiro, assim como “Flow”, que está igualmente nomeado para Melhor Filme de Animação. “No Other Land” está na corrida ao prémio de Melhor Documentário, enquanto “Soundtrack to a Coup d’Etat” está nomeado na categoria de Televisão e Conteúdo Online.
Através do programa “Europa Criativa”, a União Europeia tem vindo a promover a cooperação europeia em matéria de diversidade e património culturais e linguísticos, bem como a aumentar a competitividade dos setores culturais e criativos, nomeadamente do setor audiovisual.
Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, para ouvir no podcast abaixo:
Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola Integra o Projeto Internacional CLAD de Combate à Desinformação
Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola Integra o Projeto Internacional CLAD de Combate à Desinformação
Continue readingPavilhão Gimnodesportivo Municipal de Montemor-o-Novo foi palco de uma a homenagem a Luís Ferreira
Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Montemor-o-Novo foi palco de uma a homenagem a Luís Ferreira
Continue readingGNR de Évora registou seis acidentes de viação
GNR de Évora registou seis acidentes de viação
Continue readingColocada cobertura junto à sala do aluno na EB São João de Deus em Montemor-o-Novo
Colocada cobertura junto à sala do aluno na EB São João de Deus em Montemor-o-Novo
Continue readingBurla com recurso a MBway associada ao Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Montemor-o-Novo
Burla com recurso a MBway associada ao Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Montemor-o-Novo
Continue reading“As Aventuras de Máti” de Carlos Rafael apresentado a 15 de fevereiro em Montemor-o-Novo
“As Aventuras de Máti” de Carlos Rafael apresentado a 15 de fevereiro em Montemor-o-Novo
Continue readingVisita guiada deu a conhecer o Património Hidráulico Eborense
Visita guiada deu a conhecer o Património Hidráulico Eborense
Continue reading“Florestas Mistas de Sobreiro e Pinheiro-manso: Conhecimento, Desafios e Recomendações de Gestão” em Coruche
“Florestas Mistas de Sobreiro e Pinheiro-manso: Conhecimento, Desafios e Recomendações de Gestão” em Coruche
Continue readingERT do Alentejo apresenta projeto de Formação para o Litoral Alentejano

A Entidade Regional do Turismo do Alentejo (ERTA) acaba de apresentar o projeto de Formação para o Litoral Alentejano, numa sessão que decorreu ontem, no Sublime Comporta e que se destinou essencialmente às unidades de alojamento situadas naquela região orientadas para o segmento upscale.
O projeto de Formação para o Litoral Alentejano desenvolvido pelo Turismo de Portugal abrange diferentes áreas, como ‘Comunicação e Acolhimento’ e ‘Restauração e Cozinha’, e prevê formar trabalhadores das várias empresas. As ações poderão realizar-se na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e nas próprias empresas, começando ainda este mês de fevereiro.
José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, destaca: ” A formação é um dos pilares da estratégia de valorização do turismo do Alentejo Litoral e é com o intuito de reforçar a nossa atuação nesta matéria que temos vindo a trabalhar
com o Turismo de Portugal e com os empresários. Apresentámos hoje, às empresas, o projeto de Formação para o Litoral Alentejano, com foco nas unidades de alojamento localizadas no eixo Troia-Melides, e esperamos uma adesão generalizada”.
Catarina Paiva, Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, adianta: “A qualificação e valorização do capital humano é vital para a consolidação do posicionamento do Alentejo Litoral como destino turístico de excelência. O Turismo de Portugal continua comprometido em desenvolver soluções de formação adaptadas às necessidades das empresas, dos profissionais e dos territórios. Num período marcado por muitos desafios ao nível da atração, fidelização e capacitação dos recursos humanos, através deste Projeto de Formação para o Litoral Alentejano, que agora iniciamos, será dado um novo impulso à capacitação dos profissionais desta região, que eleve cada vez mais os patamares de excelência na “arte da hospitalidade”.
A sessão de apresentação do projeto de Formação para o Litoral Alentejano contou com as presenças do Presidente da Entidade Regional do Alentejo e Ribatejo, José Santos; da Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Catarina Paiva; e do Secretário-Geral da Laurel – Associação Portuguesa de Marcas de Excelência, que abordou o tema ‘Autenticidade e a Simplicidade no Luxo: Posicionamento de Excelência no Turismo do Litoral Alentejano: Desafios e Oportunidades’. A sessão de encerramento ficou a cargo do Presidente da Câmara Grândola, António Figueira Mendes.
Estiveram presentes representantes de doze empresas e grupos hoteleiros.
Alentejo 2030: Investimento Empresarial Produtivo – Apoios Disponíveis para o Alentejo Litoral

Foi lançado um novo aviso de candidaturas destinado a apoiar investimentos empresariais inovadores e sustentáveis, enquadrados na transição climática e energética.
Este apoio visa promover o investimento produtivo em atividades de elevado valor acrescentado e tecnologicamente avançadas, alinhadas com os domínios de especialização da Estratégia Regional de Especialização Inteligente (RIS3).
O aviso contempla investimentos inovadores que reforcem a produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis, assegurando o aumento da competitividade e da incorporação nacional. São elegíveis candidaturas que enquadrem investimentos iniciais relacionados com a criação de novos estabelecimentos, o aumento da capacidade instalada em pelo menos 20%, a diversificação da produção para novos produtos, ou a modernização tecnológica dos processos produtivos.
Podem candidatar-se ao presente aviso micro, pequenas e médias empresas (PME) de qualquer natureza e forma jurídica, que cumpram os requisitos de elegibilidade definidos pelo Portugal 2030. A área geográfica abrangida pelo apoio inclui exclusivamente a região NUTS III – Alentejo Litoral, sendo elegíveis investimentos produtivos enquadráveis nos domínios de especialização Bioeconomia Sustentável e Energia Sustentável, com aplicação às cadeias produtivas de caráter industrial.
O período de candidaturas decorrerá por fases, permitindo uma submissão faseada dos projetos:
• Fase 1: Até 14 de abril de 2025 (18h)
• Fase 2: Até 31 de julho de 2025 (18h)
• Fase 3: Até 20 de outubro de 2025 (18h)
• Fase 4: Até 15 de dezembro de 2025 (18h)
A dotação indicativa disponível para este aviso é de 10 milhões de euros, sendo financiada pelo Fundo para a Transição Justa (FTJ), com uma taxa máxima de cofinanciamento de 60%.
Mais informações em www.alentejo.portugal2030.pt e em www.ftjalentejolitoral.pt
“À conversa com o comércio local” em destaque a empresa Zé Leandro Lda
“À conversa com o comércio local” em destaque a empresa Zé Leandro Lda
Continue readingCampo Maior com saldo turístico “muito positivo” em 2024
Campo Maior com saldo turístico “muito positivo” em 2024
Continue readingGNR de Évora registou um acidentes de viação
GNR de Évora registou um acidentes de viação
Continue reading“Comunidade de Leitores” mensalmente na Biblioteca Municipal Almeida Faria em Montemor-o-Novo
“Comunidade de Leitores” mensalmente na Biblioteca Municipal Almeida Faria em Montemor-o-Novo
Continue readingAlentejo 2030: Abertas Candidaturas para Projetos de Internacionalização no Alentejo
Alentejo 2030: Abertas Candidaturas para Projetos de Internacionalização no Alentejo
Continue readingHomem de 36 anos detido em Montemor por tráfico de estupefacientes

Um homem de 36 anos foi detido ontem, 3 de feverero, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Montemor-o-Novo.
No âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária, os militares do Posto Territorial de Montemor-o-Novo da GNR deram “ordem de paragem a uma viatura, cujo condutor, ao aperceber-se da presença dos militares, arremessou uma embalagem para o exterior do veículo. Perante o comportamento do suspeito, foram realizadas diligências policiais que permitiram apurar que a referida embalagem continha produto estupefaciente no seu interior”, revela o Comando Territorial de Évora da GNR em comunicado.
A ação culminou na detenção do suspeito e na realização de uma busca domiciliária, que resultou na apreensão de 47 doses de heroína, uma botija de óxido nitroso, um telemóvel e 230 euros em numerário.
O detido foi constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo.
A ação contou com o reforço dos militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Montemor-o-Novo.
As cidades de Pula na Croácia e Évora assinam acordo de cooperação
As cidades de Pula na Croácia e Évora assinam acordo de cooperação
Continue readingDetido em flagrante por violência doméstica em Montemor-o-Novo
Detido em flagrante por violência doméstica em Montemor-o-Novo
Continue readingCoruche: 19ª corrida das pontes e da família celebra o desporto e vida ativa a 1 de junho
Coruche: 19ª corrida das pontes e da família celebra o desporto e vida ativa a 1 de junho
Continue readingSete Sóis Sete Luas: Município de Pontedera em visita a Montemor-o-Novo
Sete Sóis Sete Luas: Município de Pontedera em visita a Montemor-o-Novo
Continue reading“Espaço APORMOR” Estado espanhol já eceita importações de espécies sujeitas a língua azul
“Espaço APORMOR” Estado espanhol já eceita importações de espécies sujeitas a língua azul
Continue readingAssinatura de protocolos e reunião com juntas de freguesia
Assinatura de protocolos e reunião com juntas de freguesia
Continue readingExposição de Fotografias “Móra, Uma Viagem dos Sentidos” patente em Cabeção
Exposição de Fotografias “Móra, Uma Viagem dos Sentidos” patente em Cabeção
Continue readingGNR de Évora registou quatro acidentes de viação
GNR de Évora registou quatro acidentes de viação
Continue readingPassados quatro meses o balanço do projeto Morbike é bastante positivo
Passados quatro meses o balanço do projeto Morbike é bastante positivo
Continue reading“Investigação e Resiliência – Formação Avançada e Financiamento Europeu” no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora
“Investigação e Resiliência – Formação Avançada e Financiamento Europeu” no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora
Continue readingAssociação Feras de Montemor garantiu o 1.º lugar em Muaythai
Associação Feras de Montemor garantiu o 1.º lugar em Muaythai
Continue readingEstudo Hidrogeológico em curso para furos de captação de água no concelho de Mora
Estudo Hidrogeológico em curso para furos de captação de água no concelho de Mora
Continue readingPrograma Regional do Alentejo 2030 lançou um novo aviso de candidatura destinado a apoiar a criação de emprego e o microempreendedorismo
Programa Regional do Alentejo 2030 lançou um novo aviso de candidatura destinado a apoiar a criação de emprego e o microempreendedorismo
Continue readingDetida por tráfico de estupefacientes em Montemor-o-Novo

O Comando Territorial de Évora, através do Posto Territorial de Montemor-o-Novo, no dia 30 de janeiro, deteve uma mulher de 21 anos por tráfico de estupefacientes, no concelho de Montemor-o-Novo.
No âmbito de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda observaram uma viatura estacionada de forma irregular, junto da qual se encontravam vários indivíduos que, ao serem abordados, demonstraram sinais de nervosismo. No decorrer das diligências policiais, foi realizada uma revista de segurança aos suspeitos e uma busca ao veículo, tendo-se apurado que a mulher estava na posse de substâncias ilícitas.
A ação culminou na sua detenção e na apreensão de 404 doses de haxixe.
A detida foi constituída arguida, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo.
ULSAC realizou as primeiras implantações de sistemas de pacing com eletrocateter
ULSAC realizou as primeiras implantações de sistemas de pacing com eletrocateter
Continue readingUnidade móvel de resíduos domésticos perigosos vai estar em Montemor-o-Novo
Unidade móvel de resíduos domésticos perigosos vai estar em Montemor-o-Novo
Continue readingCâmara Municipal de Mora instala abrigo para passageiros em Cabeção
Câmara Municipal de Mora instala abrigo para passageiros em Cabeção
Continue readingGoverno vai apoiar municípios na reabilitação de pedreiras

O Ministério do Ambiente e da Energia autorizou a abertura, para o primeiro trimestre de 2025, de um concurso destinado aos municípios para o financiamento da elaboração, alteração ou revisão de Planos de Pormenor (PP) em áreas de exploração de pedra e pedreiras em situação crítica. Com uma dotação global de 3 milhões de euros, este apoio será atribuído pelo Fundo Ambiental, permitindo o reembolso integral dos custos associados a esses processos.
O objetivo deste financiamento é assegurar a correta gestão territorial e ambiental destas áreas, mitigando riscos e promovendo a sua recuperação sustentável. Poderão candidatar-se os municípios que incluam pelo menos uma pedreira identificada no Plano de Intervenção de Pedreiras em Situação Crítica. O montante máximo de financiamento por cada Plano de Pormenor será de 90 mil euros.
A recuperação de áreas de exploração de pedra é fundamental para evitar riscos ambientais e garantir a segurança das populações locais. Estas áreas, muitas vezes degradadas e abandonadas após a exploração, representam não só um desafio ambiental, mas também uma oportunidade para regeneração territorial e desenvolvimento sustentável.
De acordo com a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, “o financiamento permitirá que os municípios promovam uma requalificação sustentável, minimizando os impactos negativos e favorecendo a reintegração destas zonas no ordenamento territorial. Ao restaurar estas áreas, os municípios poderão transformar espaços degradados em zonas produtivas e ecologicamente equilibradas, reduzindo os riscos de erosão do solo, promovendo a biodiversidade e melhorando a paisagem”.
“Além do impacto ambiental, a recuperação das pedreiras tem efeitos económicos e sociais positivos. Com este apoio, os municípios poderão planear soluções inovadoras para reaproveitamento dos terrenos, seja para novos usos industriais e comerciais, seja para espaços de lazer e turismo sustentável. Estas iniciativas não só melhoram a qualidade de vida das populações locais, como também contribuem para a atração de investimentos e geração de emprego nas regiões afetadas”, conclui Maria da Graça Carvalho.
Estudo aponta que pesticidas ameaçam mais de 70% das abelhas polinizadoras

O estudo “Riscos ocultos para as abelhas que nidificam no solo”,divulgado pela revista Nature, revela que os pesticidas representam uma ameaça real para mais de 70% das abelhas selvagens.
Segundo este estudo, os pesticidas apresentam riscos alarmantes para as abelhas selvagens que nidificam no solo, e que são a maioria das espécies que vivem em Portugal.
À medida que a agricultura utiliza pesticidas para proteger as culturas, as consequências para os polinizadores essenciais, como as abelhas selvagens, tornam-se mais nítidas.
Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:
Portal Visit Montemor-o-Novo apresentado aos agentes turísticos do concelho

No dia 28 de janeiro, Montemor-o-Novo deu um passo importante para o futuro do turismo no concelho. Em parceria com a Audosys, uma empresa montemorense, foi apresentada aos agentes turísticos do concelho uma versão em desenvolvimento do novo portal Visit Montemor-o-Novo. Com um design moderno e fácil de usar, este portal vai ser a nova montra do Município de Montemor-o-Novo para o mundo, mostrando tudo o que a este território tem para oferecer. Nesta sessão de pré-lançamento, o executivo do Município de Montemor-o-Novo foi representado pelo Vereador com o pelouro do Turismo, António Pinto Xavier. Brevemente serão apresentadas mais novidades acerca do portal.
A Câmara Municipal deixou, igualmente, um pedido de colaboração aos agentes turísticos do concelho de Montemor-o-Novo, de modo a garantir que todos estejam representados no portal. Para tal, estes agentes apenas terão de preencher um breve formulário até 7 de fevereiro. O contributo de todos será essencial para que o Município possa criar uma plataforma completa e atualizada, que beneficie tanto os turistas como a comunidade local.
O formulário encontra-se disponível aqui.
GNR de Évora registou 11 acidentes de viação neste fim-de-semana

O Comando Territorial da GNR de Évora registou entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, 11 acidentes de viação, sendo seis colisões, quatro despistes e um atropelamentos de animal, dos quais resultaram um ferido grave, cinco feridos leves e danos materiais.
No âmbito da criminalidade foram registadas 29 ocorrências: dez crimes contra as pessoas, nove crimes contra o património, oito crimes contra a vida em sociedade, um crime cometido contra animal de companhia e um crime previsto em legislação avulsa.
No âmbito contraordenacional registaram-se 160 infrações relativas à legislação rodoviária, duas relativas à legislação policial e sete relativas á legislação ambiental.
“Mês das Migas” em Mora teve início com 17 metros de migas para toda a população (c/fotos)

Durante todo este mês está a decorrer a 12ª edição do “Mês das Migas em Mora. Os restaurantes aderentes a esta iniciativa dispõem de uma ementa especial com uma grande variedade de Migas, desde as mais tradicionais às mais inovadoras.
Nesta edição o Município de Mora, com a colaboração de dezassete restaurantes do Concelho prepararam as “Maiores Migas do Mundo”. O resultado foi apresentado na tarde deste domingo, na Praça Conselheiro Fernando de Sousa, em Mora, onde estiveram centenas de pessoas oriundas de vários pontos da região. A animação esteve a cargo de alguns grupos alentejanos e do programa de SIC Domingão, animado por Emanuel e Luciana Abreu.
Ainda antes da degustação dos 17 metros de migas, Paula Chuço, presidente da Câmara Municipal de Mora, referiu à RNA, que “O objetivo foi trazer mais gente ao concelho, promover o que temos de bom, promover a nossa gastronomia, os nossos restaurantes, as nossas freguesias, o nosso concelho, e nada melhor do que chamar as pessoas para degustar umas boas migas, neste caso umas migas gigantes, uma forma diferente de lançarmos, o mês das migas. Era já um objetivo meu há muito tempo que eu achava que não se podia lançar apenas o mês das migas, mas teríamos que lançar com algo especial, algo que fosse diferente e algo que atraísse ainda mais pessoas. Este ano conseguimos concretizar o nosso sonho, para o ano o objetivo será entrar no livro de records do Guinness, mas um passinho de cada vez”.
“Estamos muito contentes porque quando reuni com os restaurantes todos quiseram aderir, portanto temos aqui 17 metros de migas, ou seja, cada restaurante participou com um metro de migas para que as pessoas possam gostar. Além disso, temos o Domingão, o objetivo era poder ir a todas as freguesias para promover todos os restaurantes das nossas freguesias. Infelizmente, a logística não nos deixou ir a Brotas para minimizar a situação, colocámos um autocarro à disposição das pessoas para que elas pudessem vir a Mora assistir ao Domingão aqui e degustar às nossas migas. O que queremos é levar mais longe o nosso concelho e acho que olhando aqui para esta praça e olhando por estas pessoas, acho que conseguimos o nosso objetivo pela primeira vez no que diz respeito às migas. Para o ano mais um passinho”, acrescentou Paula Chuço.
“A autarca salientou que o objetivo era começar a degustação das migas logo pelas 15.00 horas, mas a logística do programa de televisão não permitiu“é pena, digamos assim, que seja um domingo, também limita um pouco, e tenho pena não termos conseguimos fazer as migas logo às três da tarde, mas também a logística com o domingão não o permitiu e nós também temos que nos ajustar. Se queremos o domingão, se queremos ir mais longe, se queremos ter muitas pessoas, também nos temos que adaptar à logística da SIC”.
“Posso dizer que estamos a preparar as coisas para o Guinness, mas se este ano temos 17 metros, temos que ver e para o ano o desafio é o dobro”, rematou.
Dos dezassete restaurantes participantes, falámos com um de cada freguesia do concelho.
Helena Justo, proprietária do Restaurante “O Forno” em Pavia, considerou esta “uma excelente oportunidade não só para dinamizar o concelho como para mostrar a gastronomia local. Migas de coentros, migas carvoeiras, migas de batata, migas de espargo e migas de tomate”, foram as migas apresentadas por este restaurante.
O Restaurante Bombeiros Voluntários de Mora também esteve presente. Manuel Barbeiro, o proprietário salientou que participou com “migas de batata, de coentros e de espargos”.
Hélder Serra da Taberna 17 de Cabeção participou no evento por brincadeira , referiu que “é um desafio e acho que vale a pena para desenvolver ali a zona de Cabeção que está assim um bocadinho parada, Cabeção e o Alentejo comparado à zona do Norte e por isso acho que vale a pena a gente estar a desenvolver assim um bocadinho a zona”.
José Vinagre, do Restaurante o Poço de Brotas apresentou apenas migas de espargos.
José Vinagre, do Restaurante o Poço de Brotas apresentou apenas migas de espargos. O proprietário deste restaurante referiu que “este evento já decorre há alguns anos, portanto, achei interessante fazermos, este início de mostra, que é uma coisa inédita aqui no concelho.
Montemor-o-Novo recebe delegação da cidade italiana de Pontedera

Na passada sexta-feira, dia 31 de janeiro, Montemor-o-Novo conta com a visita de uma delegação vinda da cidade italiana de Pontedera, no âmbito de parceria cultural e da preparação da próxima edição do Festival Sete Sóis Sete Luas. Pontedera é a cidade-sede deste Festival que, no verão 2025, contará com a sua 33.ª edição, a ter uma vez mais passagem por Montemor-o-Novo.
Pelas 9h30, o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, e o Vice-Presidente, Henrique Lopes, receberam a delegação liderada pelo Sindaco de Pontedera, Matteo Franconi e pelo Diretor do Festival, Marco Abbondanza, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Nesta receção, foi ouvida também a artista Paola Bivona, que protagonizou um momento musical.
Os representantes de ambas as cidades iniciaram depois uma visita à cidade de Montemor-o-Novo, acompanhados de técnicos dos serviços do Município. A visita começou pelo Castelo, ex-líbris do património montemorense, incluindo-se uma passagem pelo seu Centro Interpretativo. Posteriormente, seguiu para a Oficina da Criança e terminou à mesa, num almoço com espaço para confraternização.
A visita continuou ao longo da tarde e estende-se até à noite, estando programado para a sua conclusão um concerto breve de Paola Bivona com a participação do Grupo Coral Fora d’Oras.
Grupo União Sport com vitória importante com Portel sobe ao 3º lugar da Elite
Neste domingo, 2 de fevereiro, realizou-se a 10ª jornada da Liga Elite a 1ª da 2ª volta do campeonato, e a 13ª jornada da Liga AFE.
Na Liga Elite, o Grupo União Sport (GUS), ganhou no 1º de Maio ao Portel por 2-1, um resultado muito melhor que a exibição, pois o Portel só não foi melhor nos golos marcados.
Já na Liga AFE, houve 2 derbys do concelho de Montemor, nos quais Foros de Vale de Figueira empatou 1-1 com o Cabrela e o Valenças ganhou por 1-0 ao Cortiçadas de Lavre. De resto o Estrela Escouralense foi à Tourega arrancar uma vitória por 2-3 e o Fazendas do Cortiço perdeu em casa por 2-3 com o Alcaçovense, após ter estado a vencer por 2-0. Com estes resultados, o Escouralense iguala o Cabrela no 1º lugar, em termos pontuais.
Olhando em pormenor para a partida que a RNA acompanhou com relato, a receção do GUS ao Portel, pode-se dizer que o conjunto visitante entrou melhor na partida, mostrando-se mais perigoso e dando 2 avisos nos primeiros 10 minutos, com remates de Sandile e Vicent. Com o jogo a dar só Portel, e o União a ter muitas dificuldades, Gonçalo Carapinha, já após conversar com a equipa (numa paragem improvisada), fez a primeira alteração aos 26 minutos, com Luís Madeira, a regressar de lesão, a render Tomás Silva. O União não conseguia incomodar o guardião Ramon, com o Portel a dar um festival de futebol, fazendo uma pressão altíssima, mas sem criar ocasiões de golo eminente. Aos 37 minutos, finalmente, a bola chega a Capela, que finaliza o primeiro lance de perigo para os alvinegros. Apesar do domínio do Portel, ao cair do pano da 1ª parte, a melhor oportunidade do jogo foi do União, com Gonçalo Catalão a rematar para grande defesa de Ramon, após cruzamento de Mangerico. A 1ª parte terminou com o nulo no marcador a manter-se, com um Portel mandão, organizado e a jogar bem, perante um União nervoso e que tinha muito para melhorar nos segundos 45 minutos da partida.
A 2ª parte arrancou com o Portel a manter a pressão, criando logo nos primeiros minutos duas grandes oportunidades para marcar, com cortes de Debi e Roberto Carlos a impedir o golo da formação forasteira. O União não veio do descanso melhor e, por isso mesmo, o treinador do GUS não esperou mais e efetuou uma dupla substituição aos 61 minutos, com Miguel Fernandes e Néné a entrarem para os lugares de Miguel Mangerico e Gonçalo Catalão. Contra a corrente do jogo, e todas as expetativas, o União inaugurou o marcador aos 66 minutos, com Néné a receber uma bola metida na frente, mostrando porque é reforço, numa jogada de inspiração individual rematou forte de longe para o 1-0. Aos 71 minutos, o Portel faz a primeira alteração com Crippa a render Samukelo. Aos 75 minutos, o União esgota as substituições, com João Diogo e Francisco Lima a entrarem para os lugares de Capela e Roberto Carlos. O Portel ficou meio atordoado com o golo sofrido, por isso, João Rolo, treinador do Portel, voltou a mexer, aos 81 minutos, colocando dois homens em campo, com Sandile e Baptista (este último o melhor em campo) a saírem para as entradas de Justo e Vítor. O Portel chegaria ao empate aos 84 minutos, com Crippa, à entrada da grande área, e na sequência de um pontapé de canto, a fuzilar Nuno Brás. O Portel também esgotou as suas substituições, já nos descontos, com Gabriel a render Mendes. Aos 94 minutos, depois de Nuno Brás impedir o golo do Portel, o GUS chega ao golo, com Rodrigo Vicente a meter a bola em João Diogo que, parou no peito e com toda a calma do mundo, fez um chapéu a Ramon, que significou uma vitória importantíssima para os Unionistas. Dar nota que o defesa central Pedro Seabra foi considerado o melhor do União, numa partida que é exemplo de que, nem sempre quem joga mais alcança os 3 pontos.
Resultados:
LIGA ELITE –10ª jornada – 02/02/2025
Atlético Sc 1-3 Juventude Sc
Gr. União Sport 2-1 Gd Portel
Lusitano Cd Arraiolense 0-2 Sc Arcoense
Redondense Fc 2-2 Lusitano de Évora Clube “B”
Gd Monte Trigo 3-2 Sc Viana Alentejo
LIGA AFE – 13ª jornada – 02/02/2025
GRUPO A
Calipolense Cd Vila Viçosa 3-1 Gdr Canaviais
Sc Bencatelense 2-4 Sc Borbense
Cc Corval 0-6 Cf Estremoz
Gdc Oriolenses 1-2 Gd S. Manços
Ad Vera Cruz 1-3 Gcd S. Bartolomeu Outeiro
Descansa: Aguiar
GRUPO B
Gdc Tourega 2-3 Gr. Estrela Escouralense
Gcd Fazendas Cortiço 2-3 Sc Alcaçovense
Foros Vale Figueira Fc 1-1 Casa Povo Cabrela
Valenças Sport Club 1-0 Ccrd Cortiçadas de Lavre
Fc Santana Campo 1-2 Gd S. Pedrense
Descansa: Estrela Fc “B”
Reunião do Conselho Municipal da Juventude de Évora
Reunião do Conselho Municipal da Juventude de Évora
Continue readingCarnaval Internacional de Elvas junta este ano a tradição à contemporaneidade
Carnaval Internacional de Elvas junta este ano a tradição à contemporaneidade
Continue readingCâmara de Alandroal atribui o maior número de sempre de bolsas de estudo
Câmara de Alandroal atribui o maior número de sempre de bolsas de estudo
Continue readingOdemira recebe jovens em projeto de voluntariado internacional
Odemira recebe jovens em projeto de voluntariado internacional
Continue readingLucky Dogs Montemor é um grupo de voluntários dedicados ao processo de adoção de cães abandonados
Lucky Dogs Montemor é um grupo de voluntários dedicados ao processo de adoção de cães abandonados
Continue readingResultados da INATEL ÉVORA – 11ª jornada – 1 fevereiro 2025
Realizou-se este sábado, 1 de fevereiro de 2025, a 11ª jornada da Fase de Apuramento da Liga de Futebol de 11 da Fundação Inatel de Évora. Divulgamos os resultados:
FASE APURAMENTO LF11 FUNDAÇÃO INATEL EVORA 2024.2025 INATEL ÉVORA – 11ª jornada
Série A
GDCR Graça Divor 0-2 GDR Afeiteira (Leandro Dias, China)
Perolivense 0-1 CCRD Foros Fonte Seca
Montoito SC 0-0 GDCR Torre de Coelheiros
Isento: UD Machedense
Série B
JD Terrugem 4-0 ADC São Domingos (Hugo Rodrigues (2), Luís Nabiça, Pedro Cacheirinha)
Brotense – AJ Orada (15/02)
ACD Cano 4-0 UFC Bardeiras e Vimieiro (Rui Valejo, Gonçalo Raposo, Martim Rosado e Ricardo Parra)
Barbus 1-1 GDC Rio de Moinhos (Nando; Benny Fortes)
Lavre empata com Barrosense na 1ª jornada do Apuramento de Campeão no Inatel de Santarém
O Lavre iniciou este sábado, 1 de fevereiro, a Fase de Apuramento de Campeão do Inatel de Santarém, com um empate caseiro a 1-1 com o Barrosense. A Barrosa tinha feito parte do grupo do Lavrense na 1ª fase, tendo a equipa do concelho de Montemor vencido nas duas partidas disputadas entre os dois emblemas. Perante este facto, o Lavre entrou com excesso de confiança para este jogo, algo que iria ter consequências no resultado final. Após conversa dura ao intervalo, o Lavre entrou bem na 2ª parte, conseguindo inaugurar o marcador, aos 5 minutos, através de Ricardo Borda. O jogo prosseguiu, com o Lavre a não conseguir matar a partida, e com o Barrosense, embora sem criar perigo, a manter-se dentro do jogo. Já muito perto do final do desafio, na sequência de um canto, o Barrosense chegou ao empate, através de um auto-golo.
Foi um dia mau para o Lavre, com uma exibição não muito conseguida, mas onde fizeram o suficiente para ganhar.
Pela frente ainda faltam 9 jogos e nada está perdido, pelo contrário.
Na próxima jornada o Lavre desloca-se às Areias, em Benavente, com o propósito de ir buscar os pontos perdidos nesta jornada.
Município de Odemira reforça rede de compositores comunitários no concelho
Município de Odemira reforça rede de compositores comunitários no concelho
Continue readingAbertas inscrições para o Coro Polifónico Eborae Mvsica

O Coro Polifónico Eborae Mvsica, na origem da Associação Eborae Mvsica, estrutura financiada pelo Ministério da Cultura- Dgartes, abre inscrições para novos elementos (todos os naipes).
O Coro Polifónico Eborae Mvsica conhecido por divulgar a polifonia da Escola de Sé de Évora (sécs. XVI e XVII) e não só, conta com a direção do Maestro Emanuel Vieira.
Os ensaios são às segundas-feiras, das 19.00 horas às 21.00 horas e às quartas-feiras, das 21.00 horas às 23.00 horas, no Convento dos Remédios, Avenida S. Sebastião, Évora.
Para inscrições e mais informações , enviar email para eboraemusica@gmail.com
Em setembro de 1987, incluído no acontecimento cultural “Os Povos e as Artes” fez a sua primeira apresentação pública o Coro Polifónico da Associação Musical de Évora – EBORAE MVSICA
O Coro Polifónico tem realizado diversas atuações ao longo da sua existência, interpretando não só a polifonia da Escola de Música da Sé de Évora (sécs. XVI e XVII), seu objetivo primordial, como também outras obras de diferentes épocas. Participou no Concerto de Natal 1999 interpretando a 9ª Sinfonia de Beethoven com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, que foi gravado e divulgado pela RTP, canal 2, e RTP Internacional e no Concerto de Natal de 2000 com a referida Orquestra.
Em 2012 participou na Ópera “o que diz sim” de Bertold Brecht e Kurt Weill, produzida pela Associação; em 2015 interpretou em conjunto com a Orquestra de Cordas do Conservatório Regional de Évora-Eborae Musica a Missa em Sol M de Carlos Seixas. Em 2016 interpretou em Conjunto com outros Coros, solistas e Orquestra do Norte a Missa em Ré Maior de Antonin Dvorák na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa e em 2017 a mesma obra com os mesmos Coros e Solistas e com a Orquestra Académica da Universidade de Lisboa, no Auditório do Colégio de S. João de Brito, em Lisboa.
Participou na Ópera “Geraldo e Samira” de Amílcar Vasques-Dias em 2019 e na Ópera “Porgy and Bess”, no Teatro Garcia de Resende, uma produção da Associação, em 2021.
Nas deslocações internacionais destaca-se: na “Europália 91”, na Bélgica, em 1991; a Kosice, Eslováquia, a convite do Coro da Universidade Técnica de Kosice em 2000; no XVI Festival: Internacional “Encontro com a Polifonia” em Giarre, Sicília, Itália em 2001, na Dinamarca, em 2002, com o Coro de Roskilde, integrado na Rede MECINE, no 22ºFestival de Coros de Preveza e 10º Concurso Internacional de Música Sacra de Preveza, Grécia (2004) tendo obtido a medalha de bronze e mais recentemente, em 2019 a participação no Festival e Concurso de Coros de Florença (Itália) onde obteve três prémios. Em 2023 deu concertos no Mosteiro de Guadalupe (Espanha). Em 2024 participou em Festival de Coros “Al Sole della Sardegna” na Sardenha, Itália.

Município de Viana do Alentejo abre candidaturas para apoio na aquisição gratuita de medicamentos
Município de Viana do Alentejo abre candidaturas para apoio na aquisição gratuita de medicamentos
Continue readingMora: “Maiores Migas do Mundo” este domingo
Mora: “Maiores Migas do Mundo” este domingo
Continue readingMunicípio de Estremoz aprova Regulamento de Incentivos ao Voluntariado de Emergência e Proteção Civil
Município de Estremoz aprova Regulamento de Incentivos ao Voluntariado de Emergência e Proteção Civil
Continue readingGrupo União Sport (GUS) recebe no 1º de Maio o Portel
Grupo União Sport (GUS) recebe no 1º de Maio o Portel
Continue reading