Conhecer o património de Évora a partir de três equipamentos culturais municipais (Palácio de D. Manuel – Centro Interpretativo da Cidade de Évora, Central Elevatória de Água – Unidade Museológica e Convento dos Remédios – Oficina de Tipografia) é o ponto de partida do caderno com o programado serviço cultural e educativo da autarquia para o ano letivo 2024/2025. A programação, desenhada para todas as idades e públicos, integra encontros, experiências, workshops de partilha e de identidade que contribuam para a formação de uma cidadania jovem, consciente, crítica e construtiva.
Assoma-te, expressão popular alentejana que pode significar “aparecer”, é aqui usada como convite para dar a conhecer esta cidade classificada como Património Mundial. Uma aposta forte do serviço cultural e educativo com o objetivo de promover a mediação e interpretação do nosso território e da nossa paisagem cultural dirigida à comunidade.
Ao longo dos próximos meses, dando continuidade ao trabalho desenvolvido no ano anterior, o Centro Interpretativo da Cidade de Évora, localizado no Palácio D. Manuel, a Unidade Museológica da Central Elevatória de Água, situada na rua do Menino Jesus, e a Oficina de Tipografia, no Convento dos Remédios (Av. de São Sebastião), promovem atividades para visitar, para experimentar e para capacitar os diferentes públicos. Escolas, famílias e demais visitantes, todos são bem-vindos nestas ações gratuitas levadas a cabo pela autarquia.