Simulacro na escola secundária de Montemor-o-Novo no dia da Proteção Civil (c/fotos)

Nesta sexta-feira, dia 1 de março comemora-se o Dia Internacional da Proteção Civil, instituído pela Organização Internacional de Proteção Civil (International Civil Defence Organization – ICDO)[1].  A nível nacional, na sequência do Despacho n.º 6915/2008, 21 de fevereiro, foi instituído o Dia da Proteção Civil.

Esta importante data, foi assinalada pelo município de Montemor-o-Novo esta manhã, com um simulacro de sismo seguido de incêndio urbano na escola secundária.

A atividade contou com a colaboração de toda a comunidade escolar e com a participação e empenho das várias entidades com responsabilidade na emergência, nomeadamente: Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e Arraiolos, Guarda Nacional Republicana, UCC e ACES Alentejo Central.

A Rádio Nova Antena acompanhou o simulacro. No final Sandra Matias, coordenadora municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Novo, fez o balanço onde salientou que “quer professores, alunos e funcionários têm de perceber qual é a sua missão na organização de segurança”. “Correu bem a questão da evacuação, os procedimentos foram corretos, tivemos várias equipas em cada cenário a acompanhar, de uma forma geral correu bem e foi uma aprendizagem para todos”.

Maria João Rosado, Comandante Operacional Distrital de Évora da Proteção Civil, também presente referiu que “é muito importante assinalar este dia, porque trás a temática ao dia-a-dia das pessoas” […] Ao longo do mês de março vão haver várias iniciativas que “promovem precisamente a questão da cidadania e também a chamada de atenção do cidadão, não apenas para as medidas de autoproteção que deverão ter em qualquer tipo de sinistro mas também para a importância que existe no seguimento da atividade de todos os agentes de proteção civil”.

A prevenção e a cultura de segurança são a chave da melhor resposta a uma Emergência Grave ou Catástrofe, foi realizada também uma ação de formação aos funcionários sobre o plano de evacuação da escola para que todos conheçam o papel a desempenhar e os mecanismos ao dispor para minimizar o impacto e o risco do dano potencial.

Em data ainda a agendar e com a colaboração dos bombeiros, serão realizadas ações de sensibilização dirigida a funcionários do Agrupamento de Escolas e Centro de Saúde sobre o manuseamento de extintores e primeiros socorros.

Veja as fotos: