O Meow Cãopanheiro, a Segunda Chance é um projeto que tem por objetivo ajudar os animais de companhia abandonados e que se encontram nos canis de Viana do Alentejo e Alcáçovas, a encontrar uma família e a promover a adoção responsável.
Fifi Ilhéu é uma das responsáveis deste projeto, em declarações à RNA, referiu que existem dois canis mas vamos tentar agrupar só um, decidimos com o veterinário, a esposa e uma amiga, criarmos uma página para divulgar e organizar passeios com os novos animais do caneiro. Este mês conseguimos adoptar três.”
“Ficamos tristes com algumas situações porque num dos passeios pensávamos que eles iam ficar contentes, eles estão tão habituados a estar fechados, que tremiam e não queriam sair, só ficaram felizes quando voltaram novamente para o canil. Ficamos assim um pouco tristes. Pois há aqueles que a gente chega lá, estão todos a olhar para a gente com aqueles olhos, leva-me”, salientou.
“Já somos muitas voluntárias para ir passear os cães. Temos muitas pessoas que querem ajudar. E com estes passeios as pessoas são sempre sensibilizadas. Muitas nem sabiam que tínhamos um canil nem sabiam a quantidade de cães que temos. De andar a passear com eles, as pessoas vêem-nos na rua, fazem festinhas e ficam mais sensibilizadas. E agora vamos tentar fazer em conjunto com Montemor um projeto, cujo objetivo é ir às escolas sensibilizar as crianças para que quando se quer um cão ou um gato, que não é só um capricho que depois cresce e faz asneiras e que temos que estar preparados a isto para depois não abandonar ou pôr num quintal com uma corrente. Queremos sensibilizar as crianças”, rematou.