Cebola Roxa Montemor admitida no site dos Produtos Tradicionais

No âmbito da implementação da Estratégia Alimentar para o concelho – SMEA, o Município de Montemor-o-Novo está a promover, dinamizar e valorizar a produção de um produto endógeno, de grande procura que praticamente já não se produzia no concelho e simultaneamente a salvaguardar este património genético a Cebola Roxa Montemor.

Esta variedade local existe no concelho há pelo menos 150 anos, pela mão dos seus produtores, de pequena escala e provenientes de uma agricultura familiar. Apresenta maior resistência a pragas e doenças e melhor adaptação às condições do solo e clima, variedade serôdia e de cor roxa/ avermelhada, de grande potencial de armazenamento por um período longo, é uma cebola suave de gosto e aroma e qualidades ímpares.

Resultado de um trabalho em colaboração com o MED (Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento), o Município de Montemor-o-Novo solicitou a inscrição deste património concelhio no site Produtos Tradicionais, cuja aceitação foi comunicada em 23 de junho de 2022.