Rui Veloso e Carolina Deslandes são cabeças de cartaz na Feira de S. João em Évora

O renovado Rossio de São Brás acolhe uma das maiores celebrações populares de Évora e do Alentejo. As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril marcam a programação deste ano que inclui música, exposições, mostra de atividades económicas e sociais, desporto, divertimentos e gastronomia, com destaque para as indispensáveis tasquinhas. Como sempre, a entrada é livre.

Évora prepara-se para dez dias de encontros e partilha num dos certames mais emblemáticos realizados a sul do Tejo, onde são esperados muitos milhares de visitantes. O cartaz de espetáculos apresenta outros grandes nomes da música nacional como Buba Espinho, Dino d’Santiago, Van Zee, Ricardo Ribeiro, Capitão Fausto, Ivandro, e, também, Manuel Guerra, cantor que reside em Évora.

A secular Feira de São João é organizada pela Câmara Municipal de Évora em parceria com inúmeros agentes e entidades do concelho e da região. Inclui a mostra do setor económico (institucional, artesanato e artes decorativas) e os espaços dedicados ao desporto e à juventude, situados no Jardim Público. O Espaço Criança estará no parque infantil. No CDAPEC (ex-IROMA), na R. Diana de Liz, vai estar a mostra agropecuária.

Um dos momentos altos da Feira é o tradicional Grande Prémio de S. João de atletismo, agendado para dia 22 (sábado), a partir das 21.00 horas, no Complexo Desportivo da cidade. No dia 23 (domingo), a partir das 09.00 horas, para os mais pequenos, realiza-se o Run Kids. Na área do desporto temos ainda torneios de São João em várias modalidades para além de diversas iniciativas de demonstração.

A pensar na melhoria da mobilidade e em deslocações tranquilas para o recinto da Feira, a autarquia reforça a rede de transportes gratuitos com ligação aos parques de estacionamento periféricos (Av. Eng. Arantes e Oliveira, Porta da Lagoa, Porta de Aviz e Av. Lino de Carvalho). Estas carreiras gratuitas vão funcionar diariamente, entre as 20.00 horas e as 00.30 horas, em percurso contínuo com paragem em todos os parques referidos.

A preocupação para com as pessoas com mobilidade reduzida reflete-se na disponibilização, por parte da Câmara Municipal, de percursos, casas de banho e estacionamentos acessíveis.

Recorde-se que a Feira de S. João é um dos certames mais antigos da região, tendo a primeira edição acontecido em 24 de junho de 1569, através de alvará concedido por D. Sebastião.

O programa completo e os horários e percursos dos transportes da Feira podem ser consultados em www.cm-evora.pt