Montemor Ladies Open II: Angelina resiste e representa Portugal nos “quartos”

Foi o encontro mais duro que teve até agora e conseguiu um resultado brilhante. A tenista portuguesa Angelina Voloshchuk defrontou e venceu a suíça Leonie Kung, sexta cabeça-de-série, e garantiu a presença nos quartos-de-final deste Montemor Ladies Open II.

Num encontro bem disputado e no qual a jovem portuguesa que acabou de cumprir 17 anos foi muito determinada, o primeiro set decidiu-se num equilibrado tie break (9/7), com um winner em cima da linha de fundo da jogadora portuguesa, que surpreendeu a mais experiente tenista helvética.

Depois, visivelmente cansada, Voloshchuk baixou o ritmo permitindo a recuperação da sua adversária, que empatou tudo com um 6-2 a seu favor. Porém, no terceiro e decisivo parcial, foi novamente a tenista orientada pelo seu treinador de sempre, Dário Matias, que reapareceu ainda mais determinada e dominou por completo a partida até a fechar por 6-2.

Agora, com os quartos-de-final garantidos e a defesa dos pontos conquistados no ano passado em Setúbal, a jovem de Alverca do Ribatejo vai tentar vingar a derrota da compatriota Ana Filipa Santos, derrotada por um duplo 6-4 pela segunda cabeça-de-série, Sofya Lansere. A primeira a entrar em ação foi Matilde Jorge.  Se ontem tinha estado muito determinada e positiva no duelo com a brasileira Luana Plaza, hoje, a jovem vimaranense também começou muito bem o seu embate com a sueca Jacqueline Cabaj Awad, dispondo de uma vantagem de 4-1 e ponto para 5-1 no primeiro set, mas, subitamente, mudou a sua atitude, permitindo a recuperação da escandinava, que empatou a 5 jogos o encontro. Matilde ainda fez o 6-5 mas deixou-se enredar por Cabaj Awad que não só levou a decisão para o tie break, como venceu por 7-2. Na segunda partida, a sueca, motivada, aproveitou algum descontrolo de Matilde Jorge e fechou o encontro com um 6-2 a seu favor.

Nos outros duelos do dia, a checa Gabriela Knutson, primeira cabeça-de-série, não encontrou problemas para levar de vencida a australiana Elena Micic (6-1 e 6-3), a luxemburguesa Marie Weckerle beneficiou do abandono por lesão da belga Clara Vlasselaer, quando já vencia por 6-2 e 4-2, a indiana Ankita Raina suou para levar de vencida a alemã Angelina Wirges, conseguindo-o por 6-3, 6-7 (4) e 6-3, a canadiana Katherine Sebov surpreendeu a lituana Iveta Dapkute, por 7-6 (5) e 6-4, e, a fechar o dia nos singulares, Eudice Chong (Hong Kong) venceu a norte-americana Rasheeda McAdoo, por 1-6, 6-3 e 6-3.