Em Vendas Novas junho é o mês do caracol

Portugal é um país rico em tradições gastronómicas e uma das mais populares durante os meses de verão é a apreciação de caracóis, petisco que está relacionado com a ideia de se aproveitar o tempo quente e desfrutar do convívio social.

A pensar nisso, o Município de Vendas Novas lançou o desafio aos estabelecimentos locais para terem este pitéu disponível durante todos os fins de semana deste mês e foram 28 os que aceitaram o repto.

Se para alguns já era habitual constar nos seus menus, noutros são uma estreia, mas, para qualquer um, o objetivo é chamar convivas, dar um impulso ao negócio, ao mesmo tempo que fidelizam e atraem novos clientes.

O ideal é fazer um roteiro pelos vários estabelecimentos e provar as opções que lhe dão deste sazonal petisco, que tem a caraterística de poder parecer estranho para muitas pessoas, mas ser uma tradição enraizada e muito apreciado no nosso país.

Cada casa irá com certeza escolher como querem apresentar os seus caracóis, mas o mais tradicional é serem cozidos num caldo aromático que geralmente inclui ingredientes como alho, orégãos, louro, conferindo-lhe aquele cheiro e sabor característico. Saem acompanhados de pão torrado, uma bebida fresca, conversa descontraída e boas memórias.