“Évora Prode” com uma programação diversificada em Évora

Até ao próximo dia 9 de Junho realiza-se em Évora a 2ª edição do “Évora Prode”, uma iniciativa que celebra a diversidade, igualdade e empatia, assim como os 50 anos de liberdade e democracia em Portugal.

Com uma programação diversificada, trazem à cidade de Évora exposições, performances, concertos, rodas de conversa, cinema e muita festa.

Município de Montemor-o-Novo oferece manjerico à população

O Município de Montemor-o-Novo esta semana  está a distribuir à população um pequeno manjerico para transplantar e cuidar em sua casa.

Para adquirir a sua planta terá de se dirigir ao jardim público, junto dos nossos jardineiros, das 9.00 horas às 11.30 horas e das 14.00 horas às 16.00 horas.

Estes manjericos foram semeados nos viveiros municipais, com o objetivo de ornamentar o coreto do jardim público nas festividades dos Santos Populares. A sua produção tem sempre um excedente de plantas associado, que se pretende agora disponibilizar à população.

A oferta é limitada ao stock existente.

Conversas à Volta das Oliveira no Palácio D. Manuel em Évora

O Palácio D. Manuel recebeu, esta segunda-feira de manhã, Conversas à Volta das Oliveiras, uma conferência pública promovida pela Câmara Municipal de Évora que teve como objetivo debater as questões relacionadas com o olival e a olivicultura.

O presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, presidiu à sessão de abertura lembrando a importância da temática, face aos desafios agrícolas e climáticos, reforçando, por esta via, a mais-valia desta conferência, que conta diversas intervenções de especialistas, peritos diversos e representantes de instituições cujas competências e áreas de interesse se consubstanciam neste assunto e matérias.

As Conversas à Volta das Oliveira acontecem na sequência da realização da exposição de pintura e de fotografia no último mês de agosto, de 2023, da autoria de António Oliveira Tavares e de Carlos Marques, intitulada, Oliveiras… velhas senhoras, tendo ficado, desde logo, claro para este município e para os participantes nesta exposição, que para além do interesse estético que envolvem o olival e as suas oliveiras, existe uma atualidade relacionada com as novas práticas culturais que urge debater, tendo em conta, por um lado, a marca que deixará no território, aos seus vários níveis e por outro, a marca patrimonial que marca o mesmo território, por via da ocupação milenar dos olivais que nele se instalaram desde tempos imemoriais.

Câmara Municipal de Mora assinala Dia Mundial do Ambiente

Câmara Municipal de Mora e a Associação dos Amigos da Natureza de Cabeção unem-se em ação de sensibilização ambiental.

No dia 8 de junho, em comemoração do Dia Mundial do Ambiente, a Câmara Municipal de Mora e a Associação dos Amigos da Natureza de Cabeção juntam-se numa iniciativa com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da preservação ambiental.

A ação, que terá início na Ponte do Paço às 10.00 horas, onde será feita uma recolha de resíduos até à Ponte do Açude do Furadouro.

Esta iniciativa requer inscrição, com limite máximo de 20 inscrições e é direcionada para toda a comunidade a partir dos 14 anos.

Pretende ser um momento de partilha de conhecimentos e consciencialização sobre a importância de protegermos o nosso planeta. A participação de todos é fundamental para construirmos um futuro mais sustentável.

“O Ninho do Bebé” em destaque na rubrica “À conversa com o comércio local”

Esta semana na rubrica “À conversa com o comércio local”, temos em destaque “O Ninho do Bebé”.

“O Ninho do Bebé” é uma loja de artigos de bebé que existe em Montemor-o-Novo desde o dia 7 de junho de 1976, já lá vão quase 48 anos.

Rosa Pardal, uma das proprietárias referiu à RNA que eram “três sócias que costuravam para fora, até que tiveram a oportunidade de abrir a loja”.

Toda a roupa era confecionada por estas três senhoras montemorenses, “porque na altura não havia fábricas”, sublinha Rosa Pardal.

Atualmente já pouco vendem, mas fazem gosto em continuar com este projeto de 48 anos.

Tudo para saber sobre este estabelecimento, com Rosa Pardal, na rubrica “À conversa com o comércio local”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

“O Tapete está na Rua” tem inicio amanhã em Arraiolos

“O Tapete está na Rua”, é um certame já bem conhecido, onde e segundo Sílvia Pinto, presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, “o centro da iniciativa é o Tapete de Arraiolos, durante estes dias os visitantes poderão ver os tapetes pendurados nas janelas, nas fachadas das casas e sempre aliado a momentos culturais. Concertos à noite na praça do município, Feira do Livro, Stands de Artesanato e este ano há várias exposições patentes ao longo do centro histórico de Arraiolos”.

“O objetivo é valorizar este património que é o Tapete de Arraiolos, mas também promover o desenvolvimento económico local, porque nestes dias temos sempre muita gente a visitar-nos, pessoas a conhecerem a nossa gastronomia, os nossos alojamentos e a conhecerem também no fundo o que é Arraiolos, o é estar em Arraiolos e o que é viver em Arraiolos”, referiu a autarca.

Ao nível musical este ano “vamos abrir com os Zanguizarra, um grupo local, também vão passar por Arraiolos durante o evento Carolina de Deus, Pedro Abrunhosa, Rita Rocha e a fechar Sara Correia”.

Sílvia Pinto, sublinha queo Tapete de Arraiolos, ainda é muito procurado, o problema maior, que já se vai sentido é a falta de mãos de obra”.

“O Tapete está na Rua” de 6 a 10 de junho, na vila de Arraiolos.

Hospital Militar de Évora celebrou 135 anos

O presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, marcou presença, na tarde de 27 de maio, na cerimónia que assinalou o 135º aniversário da Unidade de Saúde Militar de Évora, que contou igualmente com as demais autoridades civis, militares, religiosas e Instituições do foro assistencial da cidade.

Situada em pleno centro histórico da cidade de Évora, no edifício do antigo Colégio da Madre de Deus, do século XVI, que, em 1880, foi comprado pelo Ministério da Guerra para nele instalar um Hospital Militar, passou a estar a funcionar em pleno em 1889, como Hospital Regimental do então Regimento de Cavalaria N.º 5. Desde então, desenvolveu ininterruptamente a sua atividade, sofrendo ao longo dos anos várias transformações e designações. Atualmente é dirigido pelo Tenente-Coronel Médico Dentista Gil Leitão Borges.

A sua missão consiste em garantir o apoio sanitário à atividade operacional em toda a região sul do país. Paralelamente, assegura o apoio sanitário em apoio próximo e de área às unidades militares do Exército e, dentro da capacidade sobrante, o apoio à família militar, além de iniciativas de grande impacto e envolvimento com a comunidade, como é o caso da Semana da Saúde Oral.

Para assinalar a efeméride, os militares e civis da Unidade iniciaram o dia deslocando-se ao Hospital do Espírito Santo de Évora para efetuar uma dádiva de sangue.

Triatlo de Coruche na Vila a 8 de junho

A zona ribeirinha da vila de Coruche recebe a 8 de junho centenas de atletas preparados para o Triatlo de Coruche, grande desafio constituído por provas de triatlo pontuáveis para o Campeonato Nacional de Clubes de Estafetas Mistas, no formato de triatlo em estrada na distância Super Sprint, destinado a equipas/atletas licenciados, e para o Campeonato Nacional Jovem de Clubes de Estafetas em Triatlo (4.ª Etapa), no formato de triatlo em estrada, destinado a equipas/atletas licenciados em distâncias adaptadas aos agrupamentos de Benjamins/Infantis e Iniciados/Juvenis.

O Triatlo de Coruche é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Coruche com apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal (FTP) que anima verdadeiramente o centro da Vila e toda a zona ribeirinha.

Projetos “Wild West 4” e “Descobrimentos – o Avant-Garde” venceram Coruche Fashion Cork

O evento Coruche Fashion Cork realizado este ano autonomamente na noite de 25 de maio, anunciou os vencedores do Concurso de Ideias e Criatividade 2024, iniciativa que integra a Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE Montado de Sobro e Cortiça, cofinanciada pelo FEDER – Alentejo 2030.

Na subcategoria de Calçado, o projeto de botas “Wild West 4”, de Bruno Cunha e Jorge Teixeira, conquistou o primeiro lugar.

Na subcategoria de Coordenados, “Descobrimentos – O Avant-Garde”, de Rui Graciano e Marta Franco, foi o grande vencedor.

O desfile, que alia o melhor da moda inspirada na cortiça, destacou também os projetos “Sound Waves” e “Plataforma – Motion & Matter” na subcategoria de Calçado, e “Street Wine 5” e “Mensagens da Cortiça” na subcategoria de Coordenados.

GNR de Évora registou três acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 17 de setembro, três acidentes de viação, sendo duas colisões e um despiste dos quais resultaram danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas seis ocorrências: um crime contra as pessoas, três crimes contra o património e dois contra a vida em sociedade.

No âmbito contraordenacional registaram-se 43 infrações relativas à legislação rodoviária, uma relativa à legislação policial e três relativas à legislação ambiental.

Precárias II: Festival de Performance, chega ao Espaço do Tempo em Montemor-o-Novo

O Precárias II: Festival de Performance, idealizado e concebido pela artista Tita Maravilha, chega a Montemor-o-Novo no dia 8 de junho.

Trata-se de um projeto de “criação intercultural e comunitário, focado em determinados corpos-identidades, nomeadamente, pessoas trans, queer, não-bináries, mulheridades e pessoas racializadas que se dedica à criação de narrativas alternativas que potencializam a performance contemporânea, com modus operandi na alçada da precariedade destas histórias em transformação”, referiu Pedro Barreiro, diretor artístico do Espaço do Tempo.

O Precárias surge na força da resistência, mesmo em contextos tão adversos, e acontece, também, como celebração coletiva.

“O programa tem início ás 15.00 horas com a exibição de um fime de Tita Maravilha, na Oficina Magina, este filme vai contar com duas sessões seguidas. A partir das 18.30 horas no Largo Machado dos Santos, terá lugar a performance “Mesa Farta” que está incluída no Precárias II. Para finalizar este dia terá lugar na blackbox do Espaço do tempo uma performance chamada Stripteaser Gambiarra Dreams, pelas 21.30 horas” sublinha  Pedro Barreiro.

 

 

Festa popular dos bombeiros voluntários de Montemor-o-Novo

Dias 7 e 8 de junho, os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo estão em festa, que irá decorrer no jardim do mercado municipal.

Volta a realizar-se a sua Festa Popular, com dois dias de música, petiscos e muita animação.

Junte-se a esta festa. O valor da receita irá ajudar os bombeiros na aquisição de equipamentos de combate a incêndios.

Rua Jaime Lopes Brejo em Montemor-o-Novo cortada dias 7 e 8 de junho

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo informa que, devido à realização da Festa Popular dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, agendada para 7 e 8 de junho, o trânsito na Rua Jaime Lopes Brejo (sentido ascendente) será cortado nos dias e horários referidos.

Pede-se a compreensão e o cumprimento da sinalização temporária.

Vidigueira recebe sessão de balanço do programa operacional Alentejo 2020

O Centro Interpretativo do Vinho da Talha, em Vila de Frades, na Vidigueira, foi o palco de um evento organizado pelo Alentejo 2030, que teve como objetivo apresentar o balanço do Programa Operacional Regional Alentejo 2020, sendo o ponto alto do dia a homenagem ao Vogal do Alentejo 2020 e 2030, Filipe Palma, que cessou as suas funções no final do mês de maio.

Depois da apresentação de um vídeo institucional sobre o Alentejo 2020, António Ceia da Silva, presidente do Conselho Diretivo do Alentejo 2030 e da Comissão Diretiva da CCDRA, dirigiu-se aos presentes, destacando o êxito que foi a execução do Alentejo 2020, mas também prestando homenagem a Filipe Palma pelo seu trabalho no Programa.

Usaram ainda da palavra na sessão de abertura Cláudia Joaquim, Presidente da AD&C, e Caroline Callens, chefe de Unidade DG Política Regional e Urbana – PT/ESP, a que se seguiu a apresentação de resultados do Programa, feito por Sérgio Barroso da CEDRU e Tiago Teotónio Pereira, vogal executivo do Alentejo2030.

De recordar que o Alentejo 2020, integrado no quadro do Portuga l2020, teve como objetivo a promoção do desenvolvimento económico, social e territorial da região do Alentejo, através de investimentos estratégicos em áreas como a inovação, competitividade, inclusão social, sustentabilidade e a valorização do património cultural.

Cláudia Costa, coordenadora do Núcleo de Comunicação da AD&C, moderou o debate sobre a evolução do Alentejo 2020, que contou com as participações de António Dieb e Roberto Grilo, ex-presidentes da CCDR Alentejo e Alentejo 2020, e de Luís Castilho, ex-secretário técnico do Alentejo 2020, encerrando a sessão de segunda-feira, 3 de junho, Filipe Palma. A finalizar o dia, a cultura esteve presente com a atuação do Grupo Vindimadores de Vidigueira e do Grupo Coral de Vidigueira.

Já ontem, dia 4, no Centro Interpretativo do Vinho da Talha, decorreu a quarta reunião do Comité de Acompanhamento do Alentejo 2030, um encontro fundamental para avaliar o progresso e delinear estratégias futuras do programa, que teve como objetivo o desenvolvimento sustentável da região do Alentejo. A reunião contou com a presença de membros do comité de acompanhamento, assim como parceiros institucionais e stakeholders locais.

O Alentejo 2030 tem como objetivo promover o desenvolvimento inteligente, sustentável e inclusivo da região do Alentejo, através de investimentos estratégicos em diversas áreas prioritárias.

XVI Encontro Internacional de Marionetas terminou com balanço bastante positivo

Chegou ao fim o XVI Encontro Internacional de Marionetas. Entre 22 de maio e 2 de junho, esta coprodução da Alma d’Arame e do Município de Montemor-o-Novo agitou a cidade com uma programação recheada de teatro, música, dança, performances, concertos e workshops.

O último fim de semana foi também ele rico, no que aos espetáculos diz respeito. Sexta-feira, dia 31, a Alma Box recebeu Chissangue Afonso​, que apresentou ‘Que.mim.erA’, um espetáculo nu, sem pudor, pela urgência da consagração dos direitos e liberdades da Mulher.

No dia 1, o Encontro esteve presente no Parque Urbano, nas comemorações do Dia Mundial da Criança, tendo a Arawake levado ‘Titiriscópio’ até às crianças de Montemor-o-Novo. Já ao final da tarde, às 19h00, Zaya Energias levou ‘Wh¥te Sheets’ – em analogia, um processo de “lavagem de dores” – à Oficina Magina de O Espaço do Tempo.

Durante a noite, o Cineteatro Curvo Semedo voltou a ser o centro do Encontro (que de lá não mais saiu). Petrikor Danse e Bettina Szabo apresentaram ‘Habitat’, peça multidisciplinar que combina movimento, voz e eletrónica ao vivo numa experiência hipnótica de atmosfera aquática. Seguiu-se mais uma sessão de Conversas Sem Fio, de Christine Zurbach e José Alberto Ferreira.

O XVI Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo havia de terminar sábado, dia 2: pelas 21h30, Edgar Pêra e Vítor Rua (Mister Eggo e Mister Egg), fecharam o programa com o cine-concerto ‘Sweet Violence’. Rua tocou guitarra e eletrónica, Pêra filmou em direto e Ana Soares, VJ, misturou as suas imagens com outras pré-montadas.

Antes, em palco, aos dois artistas da última iniciativa juntaram-se Amândio Anastácio, Diretor Artístico da Alma d’Arame e Henrique Lopes, Vereador da Cultura e Arte do Município de Montemor-o-Novo. Juntos fizeram um balanço extremamente positivo desta 16.ª edição do Encontro Internacional de Marionetas que trouxe 15 companhias nacionais e internacionais e 30 espetáculos até Montemor-o-Novo. Inclusivamente, Henrique Lopes enalteceu a vitalidade do Encontro, que consegue “manter-se fresco” e surpreender ao fim de 16 edições.

Próximo sorteio do Euromilhões com jackpot de 130 milhões de euros

Nenhum apostador acertou na chave vencedora do sorteio de ontem, 4 de junho, do Euromilhões, pelo que na próxima sexta-feira, dia 7, estará em jogo um jackpot de 130 milhões de euros.

O segundo prémio, de 279.488,36 euros, saiu a dois jogadores do estrangeiro, enquanto o terceiro, de 18.663,15 euros, contemplou sete jogadores, todos eles também fora de Portugal. Para Portugal vem um quarto prémio de 1.565,06 euros. Mais 25 jogadores ganharam este prémio.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 6, 7, 9, 14 e 43 e as estrelas 3 e 4.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.