VIII Semana da Bolota terminou na Biblioteca e Mercado Municipais

No último fim de semana terminou a VIII Semana da Bolota, decorrida entre 16 e 23 de março. As iniciativas dos últimos dias dividiram-se entre dois espaços bem caraterísticos de Montemor-o-Novo: a Biblioteca Municipal Almeida Faria e o Mercado Municipal.

Na Biblioteca, ao final da tarde de sexta-feira, realizou-se uma edição especial de ‘Histórias na Biblioteca’, na qual foi lido pela própria autora o texto ‘Autobiografia de Uma Bolota’, de Sílvia Romão, escrito em âmbito de residência criativa dinamizada por Umcoletivo. Perante um público familiar, foram ainda lidos outros dois textos, pelas técnicas da Biblioteca.

Já na manhã de sábado, 23 de março, com a Páscoa em vista, houve, no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, espaço para uma das tradições gastronómicas mais caraterísticas desta quadra na região, com a realização de uma Oficina e Prova de Bolo Branco, dinamizada pelo Movimento Democrático das Mulheres de Montemor-o-Novo, iniciativa integrada no programa Ao Sabor das Estações, no âmbito da estratégia alimentar SMEA. A iniciativa contou com a participação da Vereadora Sílvia Santos, que representou o executivo do Município de Montemor-o-Novo.

Ao longo de toda a manhã, houve partilha de saberes, sabores, receitas e tradições deste doce/pão aromático e delicioso típico da Páscoa, sendo percorrido em convívio todo o processo da sua confeção, com espaço para aprender e para a prova.

Também no Mercado Municipal, esteve representado o projeto DogMorBol, da turma do 6.º E da E.B. 2,3 de Montemor-o-Novo, em parceria com a Associação 29 de Abril, com umas deliciosas bolachas de bolota cuja venda reverteu a favor do Canil Municipal e da Associação Patolas e Patinhas.