Desafio pela Saúde, Desporto e Paz oferece meia centena de atividades em Évora

A iniciativa Desafio Pela Saúde, Desporto e Paz, que tem como finalidade sensibilizar a população em geral para a adoção de estilos de vida ativos e saudáveis, está de regresso nos dias 12,13 e 14 de abril, “oferecendo” mais de meia centena de proposta direcionadas a todas as franjas da população.

Tendo sempre como pano de fundo o tema anual da Organização Mundial de Saúde (OMS), a 9ª edição do Desafio Pela Saúde, Desporto e Paz será, este ano, enquadrado pelo desígnio: – A Minha Saúde, o meu Direito, e volta a promover o intercâmbio entre delegações de atletas de Évora e Mérida (Extremadura).

Das mais de meia centena de atividades previstas, destaque, naturalmente, para a Caminhada das Escolas – Serpente Papa Léguas que na sexta-feira, dia 12, a partir do Jardim Público, reunirá mais de 2000 crianças. Uma corrida noturna, de 10 kms, uma caminhada (6kms), ginástica de aparelhos, dança, jogos tradicionais, ténis de mesa, mini golf, matraquilhos, futebol, andebol, patinagem, basquetebol, hidroginástica, atletismo e Boccia são algumas das propostas desportivas previstas. As inscrições para a Corrida (12 de abril/19h00) e Caminhada (13 de abril/17h00) devem ser feitas no seguinte endereço: https://forms.gle/kcvmsxYP1ysAPVVa9 .

A Arena D’ Évora receberá o desporto adaptado e no que à saúde diz respeito o Jardim Público acolhe o Espaço Saúde com: “Campanha de Sono 2024”; “Cessação Tabágica”; “Farmacovigilância na Rua”; “Sensibilização para Rastreios de Saúde na Região Alentejo”; “Leitura de Rótulos”; “Sensibilização para dádiva de Sangue”, entre outras ações.

A Sessão Pública “O Desafio do Direito à Paz – o trabalho da Amnistia Internacional”, no Palácio D. Manuel, pelas 18h00 de sábado, é outro dos destaques do Desafio Pela Saúde, Desporto e Paz cuja programação completa poderá ser consultada em: https://www.cm-evora.pt/…/programas…/desafio-pela-saude/

Esta iniciativa volta a ter como objetivo principal fomentar a atividade física nos diferentes grupos etários e consciencializar a população dos benefícios que os bons hábitos alimentares e a atividade física podem trazer à saúde de cada um.

O evento, que se enquadra também no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde e Dia Mundial da Atividade Física e Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz, proporcionará um vasto leque de atividades desportivas, durante três dias em vários locais designadamente: Jardim Público, Arena D’Évora, Complexo Desportivo, Piscinas Municipais e Palácio D. Manuel, para além de espaços particulares, designadamente campos de futebol, pavilhões desportivos, ginásios, empresas…etc.

Por outro Lado, o Desafio Pela Saúde incluirá ainda diversas atividades de promoção da saúde, nomeadamente, workshops, palestras e seminários ligados à saúde mental e da mulher.

O Desafio pela Saúde, Desporto e Paz é uma parceria entre a Câmara Municipal de Évora, Ayuntamento de Mérida, Unidade Local de Saúde Alentejo Central, a Unidade de Cuidados na Comunidade de Évora, a Universidade de Évora, com a Escola Superior de Enfermagem e a Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano, o Instituto Português de Juventude e Desporto, Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares e PSP.