O Festival Imaterial regressa a Évora para a sua 4a edição

De 17 a 25 de maio, a cidade de Évora transforma-se num local de transmissão de saberes e culturas entre diferentes povos e gerações Mísia (Portugal), emmy Curl (Portugal), Ustad Noor Bakhsh (Paquistão), Cocanha (Occitania) e Emel (Tunísia), uma das vozes mais importantes da Primavera Árabe, são os primeiros artistas a integrar o cartaz deste evento que acaba de ser distinguido com o Prémio “Contribution to Equality” (Contribuição para a Igualdade) nos Iberian Festivals Awards.

A nova edição do Festival Imaterial é anunciada num contexto especial uma vez que o evento acaba de ser distinguido com o Prémio “Contribution to Equality” (Contribuição para a Igualdade), na mais recente edição dos Iberian Festivals Awards.

O esforço que os organizadores do Festival Imaterial e toda a equipa têm realizado no sentido de criar e honrar essa igualdade, prolonga-se por mais um ano, sendo hoje anunciada a sua 4a edição que se concretiza de 17 a 25 de maio, em Évora.

Esta edição pretende ter como foco as novas gerações, privilegiando, precisamente, a criatividade dos mais novos e o diálogo com clássicos, dentro dos seus variados estilos. Assim, pretendemos fazer jus ao prémio, que reflete o plano de igualdade que o programa do Imaterial tenta promover ao nível das diferentes geografias, dos estilos musicais, das idades, dos géneros.

O festival é um espaço de liberdade, de criação de oportunidades, de defesa da livre circulação artística, presta tributo a músicos imigrantes, à experiência de viver longe de onde estão as suas raízes, à música que nasce destes artistas e que emerge nas suas comunidades. A programação deste ano sai em reforço destes princípios, mais que nunca, procurando ser uma base de referência para que possamos mobilizar todas as pessoas neste modelo de igualdade e princípios humanistas – Carlos Seixas, Diretor Artístico Festival Imaterial.

Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora, partindo das mesmas referências associadas à Liberdade, Igualdade e princípios humanistas, resume a programação do evento planeada para este ano da seguinte forma: “Imaterial, cumprindo Abril, promove a inclusão e a paz e transforma pela Cultura!”

A programação desta edição volta a realizar-se dentro e fora das muralhas da cidade e inclui propostas de áreas culturais diversificadas como música, cinema, conversas, conferências, visitas a lugares de memória e património e atividades dirigidas a crianças e famílias. Em 2024, o Festival Imaterial reforça, também, a parceria com a IN2PAST que, nesta edição, vai coincidir com a primeira Escola Doutoral / Boot Camp In2Future de 18 a 24 de maio.

As primeiras confirmações desta edição estão associadas à programação musical do evento e incluem artistas nacionais e internacionais que, de alguma forma, se relacionam com o tema da Liberdade e o interpretam nas suas obras.