Recolha de resíduos perigosos em Mora

A Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos vai estar no Parque Urbano, em Mora, nos dias 20, 21, 22, 25 e 26 de março.

Pode proceder à entrega segura e gratuita dos resíduos domésticos perigosos nos dias indicados, no horário das 10h às 13h e das 13.30 horas às 17.30 horas. A GESAMB garante o destino adequado dos resíduos recolhidos.

Em qualquer habitação existem produtos tóxicos, inflamáveis, corrosivos ou contaminantes, que quando deixam de ter utilidade é necessário que sejam depositados nos locais certos de forma a evitar que se tornem potenciais poluidores do meio ambiente. Participe nesta campanha.

A GESAMB, com o apoio do Município de Mora, é a entidade responsável por esta importante ação de sensibilização junto da população.

Primeira etapa da “Alentejana” liga Castro Verde a Beja esta quarta-feira

Foto arquivo

A 41ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola tem início amanhã, quarta-feira, 20 de março, em Castro Verde.

A primeira etapa, com início no dia 20, às 11h15, liga Castro Verde a Beja, num total 168 quilómetros.

Ao longo de cinco dias, serão percorridos 852,7 quilómetros, sendo que a prova passará por um total de 32 municípios, com destaque para as localidades que serão palco de partidas e chegadas: Castro Verde, Beja, Vidigueira, Grândola, Mourão, Reguengos de Monsaraz, Monforte, Castelo de Vide, Nisa e Évora. Neste ano, em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril, a Alentejana conta com passagem em Baleizão, junto ao memorial de Catarina Eufémia, com o final da segunda etapa na “Vila Morena” (Grândola).

Participam na prova todas as equipas profissionais portuguesas, a par de seis internacionais, como a Caja Rural Seguros RGA, vencedora das duas últimas edições, através de Orluis Aular.

Parceiros regionais e Comissão Europeia unidos na promoção e desenvolvimento da região

Refletir sobre as ideias e preocupações relativas à questão da captação de talentos na região foi o objetivo principal da reunião de Kick-off do projeto “Apoio ao desenvolvimento e implementação de estratégias de formação, atração e retenção de talentos”, que decorreu no PACT em Évora.

António Ceia da Silva, presidente da Conselho Diretivo da CCDRA e da comissão diretiva do Alentejo 2030 abriu a sessão referindo que “O Alentejo possui recursos naturais abundantes, uma rica herança cultural e um estilo de vida desejável. No entanto, para garantirmos um futuro brilhante, devemos reconhecer a necessidade de atrair e reter talentos em diversos setores”.

Sobre a reunião que decorreu em Évora Ceia da Silva fez questão de salientar os mecanismos em discussão é muito mais que uma mera iniciativa “é um compromisso com o progresso” e para isso “Devemos criar condições atrativas para que os talentos, sejam eles locais ou de fora da região, se sintam motivados a contribuir para o crescimento económico, social e cultural do Alentejo” disse Ceia da Silva perante os muitos parceiros presentes na reunião bem como dos representantes da Comissão Europeia (DG REGIO).

Para o presidente Ceia da Silva “é fundamental que possamos oferecer não apenas oportunidades de emprego, mas também um ambiente propício à inovação, ao empreendedorismo e à qualidade de vida” devendo segundo ele “investir em infraestruturas, em educação e em programas de apoio ao desenvolvimento profissional, de forma a tornar o Alentejo um destino de eleição para os melhores e mais brilhantes talentos”.

Num contexto de intensa competição europeia pela atração de talentos, o Alentejo deve, para António Ceia da Silva responder a três desafios principais” Qualidade nas condições de vida e tolerância social e laboral. Eficácia do sistema regional de educação e formação na produção e atualização de competências e qualificações para uma melhor qualidade de emprego e gestão de talentos na região. Isto implica atrair talentos para a região e, ao mesmo tempo, alinhar as competências com as mudanças emergentes no mercado de trabalho e Infraestrutura tecnológica no que diz respeito à sua relação com o dinamismo e a competitividade do quadro económico regional”

Refira-se que projeto “Apoio ao desenvolvimento e implementação de estratégias de formação, atração e retenção de talentos”. É promovido pela Comissão Europeia (DG REGIO) e representa o primeiro pilar do Mecanismo de Reforço de Talentos (TBM), uma iniciativa emblemática da Comissão Europeia – anunciada pela primeira vez na Comunicação sobre “Aproveitar Talentos nas Regiões da Europa” – e que visa apoiar as regiões na formação, retenção e atração de pessoas com as aptidões e competências necessárias para mitigar o impacto da transição demográfica e da fuga de cérebros.

A Comissão Europeia vai fornecer apoio a 10 regiões selecionadas estando o Alentejo selecionado como beneficiário de assistência técnica e será feita em duas fases distintas. Primeiro vai realizar-se um exercício de diagnóstico baseado na análise de dados, revisão de documentos relevantes e interações com as partes interessadas onde incluiu a reunião de Évora e a numa segunda fase a Comissão Europeia ajudará as suas autoridades regionais na implementação de algumas das medidas que serão identificadas durante a primeira fase.

Festival Contra Regra volta a integrar a Festa do Teatro

O Festival Contra Regra, dinamizado pela Theatron – Associação Cultural volta a integrar a Festa do Teatro e a tomar conta do Cineteatro Curvo Semedo entre 22 e 24 de março. Começa com nova sessão de ‘Arte’, pelas 21.30 horas de dia 22.

Sinopse:

O Sérgio comprou um quadro. Um quadro branco com umas riscas brancas. De um branco osso. Assinado por Antrios, um pintor muito conhecido e apreciado pela elite intelectual. O Sérgio pagou um valor exorbitante por este quadro e Mário, o seu melhor amigo, não consegue aceitar isso de ânimo leve. Ivo, o terceiro elemento desta trama, tenta a todo o custo manter-se em território neutro e amenizar as águas.

Rapidamente mergulham numa avalanche de conflitos que trazem à tona os seus lados mais sombrios. Trocam ofensas e lançam farpas. Ultrapassam limites. São capazes de dizer tudo, colocando em risco uma amizade de mais de 15 anos. Escrito com uma delicadeza e engenho únicos, ‘Arte’ é um texto intemporal e fala-nos da complexidade, a fragilidade e a beleza das relações humanas.

Bilhetes brevemente disponíveis no Posto de Turismo e na BOL do Município de Montemor-o-Novo: https://municipiomontemoronovo.bol.pt/

Campo Maior presta homenagem ao Comendador Rui Nabeiro um ano após a sua morte

“Um Ano de saudade”. O Comendador Rui Nabeiro faleceu há um ano, precisamente no Dia do Pai. Pelo que esta manhã de terça-feira, 19 de março, foi-lhe prestada uma homenagem, em Campo Maior.

No “Espaço APORMOR” de hoje fala-se sobre os protestos dos agricultores

No “Espaço APORMOR” de hoje fala-se sobre os protestos dos agricultores, que têm sido uma realidade nos últimos tempos um pouco por toda a Europa.

Joaquim Capoulas, presidente da direção da APORMOR adiantou à RNA que “os protestos agrícolas são a consequência de muitos anos, a partir de 1992 principalmente quando houve uma alteração dos objetivos da PAC (Política Agrícola Comum)”.

O bjetivo era a produção de “alimentos baratos na sequência da segunda grande guerra quando havia fome na Europa e muitos dos campos e das explorações agrícolas ficaram destruídas e era necessário alimentar as pessoas, essa PAC teve esse objetivo, produzir alimentos de qualidade seguros e a baixo cuto”.

“Essa política gerou excedentes e a partir dessa altura  passou do 8 para o 80 a pagar para não produzir, semeava-se o girassol para haver uma receita para que os agricultores conseguissem ter um meio de subsistência, já que não podiam produzir como produziam até aí e tinha de se arranjar meios para retribuir aos agricultores”, rematou.

Tudo para saber sobre este tema, com Joaquim Capoulas, na rubrica “Espaço Apormor”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

 

Município de Vila Viçosa celebra Semana do Japão com comunidade escolar 

Faz, em 2024, 440 anos que a Embaixada Japonesa Tensho esteve de visita a Vila Viçosa.

Para celebrar a data, o Município de Vila Viçosa associou-se à Embaixada do Japão em Portugal, à Fundação da Casa de Bragança e ao Agrupamento de Escolas, com o intuito de organizar um programa de atividades relacionado com o tema.

Desta forma, a Semana do Japão é celebrada, em Vila Viçosa, sobretudo junto do público escolar, entre segunda e sexta-feira, de 18 a 22 de março, revela o vereador Tiago Salgueiro. “Com isto, queremos aproximar, em termos culturais, Portugal e o Japão, com especial incidência aqui no Alentejo, sobretudo em Évora e Vila Viçosa”, adianta.

Para o público escolar, há um conjunto de atividades programadas, como “sessões de origami, algumas representações teatrais e workshops sobre a cultura japonesa”.

Com vista à “valorização desta ligação importante entre Portugal e Japão”, avança Tiago Salgueiro, o Município de Vila Viçosa tenciona ainda atribuir a uma rua o nome da Embaixada Tensho. Para novembro, está também previsto um espetáculo cultural, na Igreja dos Agostinhos, a par de outras iniciativas, a serem desenvolvidas ao longo do ano, através das quais a autarquia procura “dinamizar esta ligação histórica”.

Município de Montemor-o-Novo faz últimos trabalhos de poda desta época

Com vista à manutenção e valorização do arvoredo urbano, estão em curso os últimos trabalhos de poda desta época (novembro a março), em Montemor-o-Novo.

Estes trabalhos, realizados com o apoio da plataforma elevatória dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, visam alcançar o melhor equilíbrio da árvore com o meio que a rodeia. Esse equilíbrio passa por eliminar ramos já mortos em risco de quebra e queda, acautelando perigos para bens e pessoas.

São também removidos ramos em crescimento conflituoso com outras ramagens das próprias árvores, com a rede viária e/ou pedonal ou com edifícios, luminárias, cabos aéreos, etc. Estes trabalhos preventivos, quase cirúrgicos, respeitam sempre que possível a forma natural da árvore, evitando intervenções demasiado drásticas e claramente aceleradoras de problemas fitossanitários.

Contudo, quando se verifica que uma árvore está morta ou doente, a situação poderá exigir a sua remoção. Esta decisão, resulta sempre de uma cuidadosa avaliação por uma Comissão interna composta por elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil, Espaços Verdes e Ambiente, sendo o abate a última opção.

Em simultâneo, e tendo em vista a substituição das árvores removidas, está a ser elaborado um plano de plantação para a próxima época de plantação outono-inverno.

Exposição ‘En.Talho’ na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo

Está patente, desde sábado, dia 16 de março de 2024, a exposição ‘En.Talho’, na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo.

Neste projeto de Eduardo Freitas, é-nos apresentado um verdadeiro menu artístico onde enchidos, espetadas, costeletas e nacos de carne – entre outros – são feitos não de matéria animal, mas de pedras originárias do Alentejo.

Com esta exposição, o escultor brasileiro Eduardo Freitas expressa o ​próprio interesse de manter fresca a vitalidade do ato de esculpir, e é nesse sentido que o artista conserva parte do seu trabalho no interior de uma escultura/vitrine de refrigeração.

Este simbolismo ganha uma força ainda maior quando sabemos onde ‘En.Talho’ ganhou vida: no antigo Matadouro Público de Évora, hoje sede da Associação Pó de Vir a Ser – Departamento de Escultura em Pedra.

‘En.Talho’ foi inaugurada a 16 de março na Galeria Municipal, contando com a presença do Vice-Presidente e Vereador da Cultura e Arte da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Henrique Lopes. A exposição permanecerá no local até ao dia 27 de abril de 2024.

 

Encontro de Escolas de Natação junta 142 atletas na Piscina Coberta Municipal de Montemor-o-Novo

A Escola de Natação Municipal de Montemor-o-Novo organizou, na tarde de sábado, 16 de março de 2024, uma nova edição do Encontro de Escolas de Natação, na Piscina Coberta Municipal. O Encontro reuniu sete equipas com um total de 142 nadadores em competição.

De entre as equipas presentes, a Escola de Natação Municipal de Montemor-o-Novo foi a mais representada, contando com 31 atletas. Num total de 23 provas, a equipa montemorense alcançou 13 pódios, destacando-se três primeiros lugares, alcançados por Matilde Bonifácio (50m bruços femininos), David Nikolaychuk (50m bruços masculinos) e Maria Calção (50m costas femininos).

Para além da equipa organizadora, estiveram presentes na Piscina Coberta Municipal as seguintes equipas: Aminata (Évora), Escola de Natação Municipal de Mora, Escola de Natação Municipal de Vendas Novas, Santiaguitos (Santiago do Cacém), Seagull Rescue (Grândola) e Zona Azul (Beja).

Em suma, tratou-se de mais um Encontro de Escolas de Natação importante para a promoção do desporto e para o convívio entre as crianças e jovens em prova. Salienta-se ainda o espírito de competição saudável vivido ao longo da tarde, promovido pela organização e defendido pelas equipas presentes.

Câmara Municipal de Vendas Novas apresentou programa comemorativo dos 50 anos do 25 de abril

Teve lugar no passado dia 16 de março, a apresentação pública do programa comemorativo do 50º. Aniversário do 25 de abril, pelas 11.00 horas no Palácio das Passagens em Vendas Novas.

O Presidente da Câmara Municipal, Valentino Salgado Cunha referiu que o programa ora apresentado foi resultado de um trabalho conjunto entre associações locais, Agrupamento de Escolas, Regimento de Artilharia Nº. 5, Comissão de Honra e Município que merece o nosso reconhecimento.

Destacou ainda que construir Abril é algo que ainda não está concretizado e mais do que continuarmos a celebrar esta efeméride, devemos continuar a viver a Democracia.

Depois da apresentação do programa que se estenderá até ao mês de maio, com uma diversidade de eventos desportivos e culturais, deu-se ainda a atuação do Decateto de Madeiras da Casa do Povo de Lavre.

O grupo é constituído por dez elementos pertencentes à Banda de Lavre que interpretaram ainda temas alusivos à data, nomeadamente “Cantiga é uma Arma” de José Mário Branco, “Cor da Primavera”, “Índios da Meia Praia”, “Grândola, Vila Morena”, “Traz outro Amigo também” e “Canção de Embalar” de Zeca Afonso.

GNR de Évora registou seis acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou no dia de ontem 18 de março, seis acidentes de viação, sendo dois despistes, duas colisões e dois atropelamentos dois quais resultaram danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas nove ocorrências, seis crimes contra as pessoas, dois crimes contra o património e um crime previsto em legislação avulsa.

Foram ainda efetuadas duas detenções, uma em flagrante delito pelo crime de condução sem habilitação legal e outra fora de flagrante delito em cumprimento de mandato de detenção para assegurar presença em ato processual.

No âmbito contraordenacional registaram-se 55 infrações relativas à legislação rodoviária, quatro relativas à legislação ambiental e três relativas à legislação policial.

41ª edição da Volta ao Alentejo em Bicicleta arranca esta quarta-feira

Foto arquivo

A edição 41 da Volta ao Alentejo em Bicicleta vai para a estrada esta quarta-feira, 20 de março, e passará por um total de 32 municípios, até domingo.

Esta é a edição mais longa, dos últimos anos, em que os ciclistas têm cinco etapas pela frente, num total de 853 quilómetros.

Para Joaquim Gomes, diretor da prova, o percurso “é equilibrado”, adiantando que as expectativas para esta edição “estão ao rubro”. Joaquim Gomes adianta ainda que, “numa fase inicial o percurso confere alguma vantagem aos velocistas, mas a etapa que liga Monforte a Castelo de Vide, digna de uma Volta a Portugal, devido ao índice de dificuldade, marcada pela travessia de São Mamede, vai virar a classificação geral do avesso”.

A primeira etapa da Volta ao Alentejo em Bicicleta tem partida, amanhã, pelas 11.15 horas, em Castro Verde, num percurso de 168 quilómetros, até à cidade de Beja.

A Rádio Nova Antena vai estar a acompanhar a prova, entre amanhã e domingo.

Encontro de escolas de natação em Montemor

A Escola de Natação da Câmara Municipal de Mora marcou presença no Encontro de Escola de Natação que decorreu no dia 16 de março, em Montemor-o-Novo.

Para além de Mora, participaram as Escola de Natação de Montemor-o-Novo, Beja, Santiago do Cacém, Vendas Novas, Aminata – Évora e a Associação Nadadores Salvadores de Grândola, num total de 150 atletas.

De Mora participaram 12 atletas, tendo conquistado sete primeiros lugares, sete segundos lugares e um terceiro lugar.

Destacam-se os excelentes resultados dos nadadores mais novos, que são a melhor garantia de continuidade do trabalho levado a cabo pela Escola de Natação da Câmara Municipal de Mora.

Festival Imaterial venceu o prémio de melhor contribução para a inclusão e diversidade nos Oberian Festival Awards

O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, recebeu o prémio em nome do Município, sublinhando a importância desta distinção numa matéria de enorme simbolismo.

Os vencedores foram anunciados durante o Talkfest – Music Fest Summit, que decorreu no dia 15 de março, em Granada, Espanha.  O Talkfest é um evento organizado pela Aporfest – Associação Portuguesa de Festivais Música, desde 2014.

Para além do galardão conquistado, o Imaterial esteve também nomeado nas categorias de melhor festival em recinto fechado, melhor atuação ao vivo (Ana Lua Caiano) e melhor fotografia (Joana César).

Este festival afirma-se como um projeto que promove novas formas de nos pensarmos, como coletivo, através da música, das conferências, do cinema, e dos olhares sobre a tradição que daí resultam.

A organização é da Câmara Municipal de Évora e da Fundação Inatel. A quarta edição decorre entre os próximos dias 17 e 25 de maio.

Câmara de Évora homenageia funcionários

A Câmara Municipal de Évora homenageou, no Palácio D. Manuel, uma série de funcionários da edilidade que ao longo de 2023 atingiram a idade da reforma, com o presidente da edilidade, Carlos Pinto de Sá, a agradecer, em nome do Município, o empenho de todos em prol de uma causa nobre: o serviço público.

Os homenageados, para além de um diploma, receberam ainda uma serigrafia (réplica) de uma obra resultante do Encontro Internacional de Arte Jovem.

Biblioteca de Coruche promove sessões de animação de leitura ao longo da “Semana Verde”

Até dia 22 de março, a Biblioteca Municipal promove nas creches e jardins de infância de Quinta do Lago, Santo Antonino, Azervadinha, Ninho dos Corujinhas e Lar de São José, sessões da Hora do Conto.

Esta iniciativa conta com animação de leitura do livro “A Joaninha Salva as Abelhas”, de Catherine Jacob, dinamizadas por Andreia Reis e Ângela Galvão – um livro maravilhosamente ilustrado com cores vivas, cheio de pormenores e factos incríveis sobre insetos, que nos mostra que uma criança pode fazer a diferença.

Ontem foi a vez da Creche da Quinta do Lago e do Jardim de Infância de Santo Antonino receberem a Hora do Conto.

Está a decorrer a “Semana Verde” em Coruche

Durante a Semana Verde em Coruche estão previstas várias atividades e workshops destinados à comunidade educativa com parceiros e entidades que irão colaborar em atividades e ações de sensibilização ambiental.

Assim, até dia 22 de março todos os dias se realizam os “Ateliers para a Consciência Ambiental Zero Waste Lab”, reunindo @s alun@s de jardins de infância e escolas básicas municipais de Coruche para um programa dentro do programa, que integra a peça de teatro de marionetas “O Rei dos Mares Anda Intrigado” e o workshop “Faz o teu gel duche e personaliza a embalagem”.

A Semana Verde, iniciada a 16 de março com o Mini-Trail Pais & Filhos no Circuito de Manutenção do Valverde, decorre em Coruche até 25 de março, mas com atividades pontuais que se estendem a 10 de maio com o “Peddy Digital Ecológico”, promovido pela Escola Profissional de Coruche. Subordinada ao tema “Miúdos em Ação, Ambiente em Proteção”, a semana apresenta programação muito diversificada, com o intuito de sensibilizar a comunidade educativa e o público em geral para as questões da sustentabilidade ambiental.

Concluída a seleção de jovens atletas do concelho de Coruche para o “Atletismo Mais Lezíria”

O Serviço de Desporto da Câmara de Coruche concluiu ontem a fase de seleção de jovens atletas de todas as escolas do 1.º ciclo do Concelho para participação na fase distrital do Atletismo Mais Lezíria 2024, em representação do Município de Coruche.

Foram cerca de 500 os alunos que participaram nas provas. A fase final irá realizar-se no dia 13 de abril na Golegã, organizada pela Câmara Municipal da Golegã e pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT).

A prova MAIS Lezíria desenvolve-se tendo como referência as capacidades condicionais nos escalões dos seis aos 10 anos (alunos do 1.º ciclo), na vertente de atletismo. A atividade compreende a realização de jogos em várias estações relacionados com corrida, saltos e lançamentos, sendo que as provas decorrem todas em simultâneo.

As equipas serão compostas pelo máximo de 10 atletas, compostas por cinco elementos dos seis aos oito anos e cinco dos nove aos 10 anos. A duração da atividade é de 60 a 75 minutos, dependendo do número de participantes. Hoje as provas decorreram no Centro Escolar da Erra.

Nutriclube de Culinária amanhã no Centro Juvenil de Montemor-o-Novo

O Nutriclube de Culinária é uma atividade promovida pelo Centro Juvenil de Montemor-o-Novo, onde os jovens maiores de 14 anos têm aulas de culinária no Centro Juvenil.

Esta é uma atividade que permite aos jovens aprender sobre culinária e nutrição, utilizando produtos locais de qualidade e valor nutritivo. O clube promove também a aprendizagem de confeção saudável de alimentos e adequação de uma dieta alimentar saudável e mais sustentável.

O próximo Atelier de culinária está marcado para amanhã, dia 20 de março.

Está a decorrer no concelho de Montemor-o-Novo a semana da bolota

Está a decorrer no concelho de Montemor-o-Novo a semana da bolota até dia 24 de março.

Esta iniciativa traduz-se numa “ação de divulgação das qualidades deste Produto endógeno que temos, da excelente qualidade, do super alimento que é”. “É uma aposta da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, que já vai no seu oitavo ano de promoção deste alimento que existe em grande quantidade nos nossos campos”, referiu Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

Ao longo destes dias vão decorrer várias atividades no concelho aliadas à bolota. “Dia 21 de março tem lugar uma visita à Área Protegida do Montado na Herdade do Freixo do Meio, dia 22 de março Histórias na Biblioteca “Uma bolota Prodigiosa”, será feita a leitura do texto “Autobiografia de uma bolota” de Silvia Romão, dia 23 de março no Mercado Municipal terá lugar uma oficina de culinária e prova de bolo branco com bolota pelo Movimento Democrático de Mulheres  de Montemor-o-Novo, no mesmo dia e também no Mercado Municipal haverá venda de bolachas de bolota, pela  “DogMorBol, numa organização da turma do 6ºE da Escola Básica S. João de Deus, de Montemor-o-Novo” em parceria com a Associação 29 de Abril”.

“E a terminar esta semana da bolota haverá no dia 24 de março uma caminhada “ À descoberta dos tesouros do Montado”, na Herdade da Adua entre as 9.00 horas e as 13.00 horas”.

“Contamos com seis padarias aderentes a esta semana da bolota e com 20 restaurantes do concelho com produtos à base de bolota”, acrescentou o edil.

A VIII Semana da Bolota é uma celebração do Montado da bolota, do alimento e do convívio salutar e sustentável, com a partilha de sabores e de saberes.

VIII Semana da Bolota em Montemor-o-Novo arrancou no mercado municipal

O passado sábado, dia 16 de março, o Município de Montemor-o-Novo, através da SMEA – Estratégia alimentar de Montemor-o-Novo, marcou o início da VIII Semana da Bolota no Mercado Municipal, com uma manhã animada de mostra e venda de uma diversidade de produtos transformados de bolota.

Pão, biscoitos, bolachas, licores e patês são exemplo de algumas das iguarias que estiveram presentes, e que é possível adquirir, durante esta semana nas pastelarias aderentes ou diretamente com os produtores.

Durante a manhã, crianças e respetivas famílias puderam ainda colocar as mãos na massa num workshop dinamizado pela Oficina da Criança/SMEA, no qual aprenderam a confecionar deliciosas e saudáveis bolachas de aveia e bolota que espalharam o seu aroma pelo Mercado Municipal e aguçaram o apetite e a curiosidade de quem por ali passou.

Em Montemor-o-Novo, no âmbito da VIII Semana da Bolota, todos estão convidados a participar e a conhecer a autenticidade da bolota produzida no concelho, no qual a tradição, a sustentabilidade ambiental e inovação se unem resultando numa diversidade de produtos e sabores.

Poderá consultar os eventos e atividades que estarão a acontecer ao longo de toda a semana em  https://www.cm-montemornovo.pt/eventos/viii-semana-da-bolota/

Trabalhos de controlo de vegetação amanhã em Montemor

Irão decorrer trabalhos de controlo de vegetação (corte de ervas com roçadora) amanhã, dia 20 de março entre as 8.00 horas e as 16.00 horas, na Rua Comandante Fragoso (Próximo da Escola Básica) e Rua Dr. Adriano Vaz Velho em Montemor-o-Novo.

De modo a permitir a realização dos trabalhos e evitar eventuais danos, o acesso estará temporariamente condicionado. Esteja atento e evite circular, estando proibido o estacionamento na área de intervenção assinaladas no terreno. Se possível feche vidros, estores ou portadas de janelas e portas.

Os trabalhos poderão ser adiados ou sofrer atrasos por motivos imprevistos.