No “Espaço APORMOR” de hoje fala-se sobre os protestos dos agricultores

No “Espaço APORMOR” de hoje fala-se sobre os protestos dos agricultores, que têm sido uma realidade nos últimos tempos um pouco por toda a Europa.

Joaquim Capoulas, presidente da direção da APORMOR adiantou à RNA que “os protestos agrícolas são a consequência de muitos anos, a partir de 1992 principalmente quando houve uma alteração dos objetivos da PAC (Política Agrícola Comum)”.

O bjetivo era a produção de “alimentos baratos na sequência da segunda grande guerra quando havia fome na Europa e muitos dos campos e das explorações agrícolas ficaram destruídas e era necessário alimentar as pessoas, essa PAC teve esse objetivo, produzir alimentos de qualidade seguros e a baixo cuto”.

“Essa política gerou excedentes e a partir dessa altura  passou do 8 para o 80 a pagar para não produzir, semeava-se o girassol para haver uma receita para que os agricultores conseguissem ter um meio de subsistência, já que não podiam produzir como produziam até aí e tinha de se arranjar meios para retribuir aos agricultores”, rematou.

Tudo para saber sobre este tema, com Joaquim Capoulas, na rubrica “Espaço Apormor”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo: