Concurso Ideias de Negócio e Expo Municipal de Empreendedorismo em Montemor-o-Novo

A 20 e 22 de março, irão decorrer dois eventos que culminarão os Programas Educativos / Pedagógicos de Empreendedorismo do ano letivo 2023/2024, nomeadamente os programas “Missão Montemor”, “Artes e Ofícios” e Concurso de Ideias Cria o teu Futuro”, destinado aos alunos do 2º, 3º Ciclo e Ensino Secundário.

Os “Programas Educativos / Pedagógicos de Empreendedorismo nas Escolas de Montemor-o-Novo”, desenvolvidos pelo Gabinete de Empreendedorismo Juvenil do Município de Montemor-o-Novo, surgiram no âmbito do Projeto de Empreendedorismo nas Escolas de Montemor-o-Novo, dinamizado pelo EGG, Gabinete de Empreendedorismo Juvenil do Município de Montemor-o-Novo, numa parceria com o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo e a empresa GesEntrepreneur – Empreendedorismo Sustentável.

As iniciativas pretendem que os alunos apresentem os projetos desenvolvidos, ao longo do ano letivo, em torno das suas ideias, missões e projetos sociais, bem como artes e ofícios.

A 20 de março, na Sala B 1.17 da Escola Secundária de Montemor-o-Novo, com sessão de abertura agendada para as 10h00, realiza-se o Concurso de Ideias a partir das 10.15 horas, onde serão apresentadas as 11 ideias finalistas.

A 22 de março, no Parque Urbano de Montemor-o-Novo, tem lugar a Expo Municipal de Empreendedorismo – Artes e Ofícios Missão Montemor-o-Novo, que abrange alunos do 2º e 3º ciclos.

Pelas 10.00 horas acontece a abertura oficial da Expo Municipal e, pelas 10.30 horas, realiza-se a visita dos elementos do júri aos stands e pitching nos stands. Às 12.30 horas está prevista a entrega de prémios, com o encerramento da iniciativa às 12.45 horas.

A todos os participantes e a todos os que ajudaram a concretizar estes programas, o Município de Montemor-o-Novo agradece o empenho, dedicação e espírito empreendedor.

Volta ao Alentejo para acompanhar na RNA a partir de quarta-feira

Prometendo proporcionar aos amantes do ciclismo momentos de pura adrenalina e competitividade, a 41ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola, que vai contar com o acompanhamento diário da RNA, tem início, esta quarta-feira, 20 de março, em Castro Verde.

Ao longo de cinco dias, serão percorridos 852,7 quilómetros, sendo que a prova passará por um total de 32 municípios, com destaque para as localidades que serão palco de partidas e chegadas: Castro Verde, Beja, Vidigueira, Grândola, Mourão, Reguengos de Monsaraz, Monforte, Castelo de Vide, Nisa e Évora. Neste ano, em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril, a Alentejana conta com passagem em Baleizão, junto ao memorial de Catarina Eufémia, com o final da segunda etapa na “Vila Morena” (Grândola).

Participam na prova todas as equipas profissionais portuguesas, a par de seis internacionais, como a Caja Rural Seguros RGA, vencedora das duas últimas edições, através de Orluis Aular.

A primeira etapa, com início no dia 20, às 11h15, liga Castro Verde a Beja, num total 168 quilómetros. No dia seguinte, o pelotão parte da Vidigueira, para uma distância de 180,9 quilómetros, até Grândola. No terceiro dia da prova, os ciclistas, percorrendo 168,4 quilómetros, vão unir Mourão a Reguengos de Monsaraz.

A 23 de março, a quarta etapa, que começa em Monforte, pelas 11h30, vai passar por Arronches, Portalegre, Serra de São Mamede e Marvão, terminando o trajeto de 147,7 quilómetros, em Castelo de Vide. A derradeira etapa, começa em Nisa, no dia 25, terminando 187,9 quilómetros depois, em Évora, na Praça do Giraldo.

Centro Juvenil de Montemor promove acampamento de Páscoa

O Centro Juvenil está a organizar um acampamento de Páscoa entre os dias 25 e 27 de março.

Será no Núcleo de Interpretação Ambiental de Baldios, numa viagem de três dias que começa com uma caminhada matinal.

Os jovens participantes terão a oportunidade de contactar diretamente com a natureza, por jogos e por fantásticas noites debaixo das estrelas.

As inscrições são até amanhã, dia 19 de março, pelo e-mail juventude@cm-montemornovo.pt

Alunos de Montemor-o-Novo “À procura da água”

A Unidade de Património Cultural do Município de Montemor-o-Novo, desde início de fevereiro, que se encontra a fazer visitas guiadas com as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Montemor-o-Novo.

Estas visitas guiadas têm como objetivo dar a conhecer a importância do património edificado e da própria água em Montemor-o-Novo.

A visita inicia no parque de estacionamento do Castelo, onde são dadas a conhecer aos alunos algumas das razões porque a população de Montemor-o-Novo, desde cedo, saiu da vila intramuros.

A visita continua por várias ruas do centro histórico, tendo sempre como personagem principal da nossa visita o Cavaleiro Aquiles, personagem do livro “Castelo do Monte Maior – Jogos, Enigmas e Descobertas”, criado pelo Município. A visita termina no Largo dos Paços do Concelho, com o Cavaleiro Aquiles e a Aguadeira Brites a irem buscar água às fontes do Largo.

Através desta visita lúdica e pedagógica os alunos desenvolvem as suas capacidades de observação e atenção.

Aravil – o abutre reaparecido em destaque no “Ambiente em FM”

Como parte de seu trabalho científico, a Quercus armou uma armadilha para capturar abutres adultos e jovens no campo de alimentação de aves necrófagas do Monte Barata, no Parque Natural Internacional do Tejo.

O objetivo era identificar, anilhar e extrair amostras biológicas para estudar a condição das aves. Foi aí que foi encontrado Aravil, um dos primeiros descendentes do maior abutre europeu, que voltou a nidificar em Portugal em 2010. Ele foi salvo da morte e reencontrado 13 anos depois.

Este é o tema em destaque esta semana no programa “Ambiente em FM”, com José Janela da Quercus, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Curvo Semedo foi o palco de mais um fim-de-semana da Festa do Teatro 2024

O último fim-de-semana foi o terceiro da Festa do Teatro 2024, em Montemor-o-Novo, vivida no Cineteatro Curvo Semedo.

A noite de sábado colocou-nos em contacto com ‘Une Histoire Vraie’ (‘Uma História Verídica’), uma peça levada a cena pela companhia Gato SA. No espetáculo, conhecemos a história de Pauline, que descobre pormenores sobre as suas origens familiares e é forçada a tomar uma decisão corajosa: vingar (ou não) a memória dos seus pais.

Durante a tarde de domingo, o Projecto Ruínas voltou a subir ao palco, apresentando-nos ‘Em Bicos de Pés’, uma peça sobre o processo de crescer e tudo o que ele implica. O espetáculo levou-nos numa viagem e numa aventura que nos lembra que, na verdade, crescer demora uma vida inteira.

A Festa do Teatro 2024 segue ao longo desta semana contando com espetáculos para o público geral e, também, para escolas e instituições do concelho de Montemor-o-Novo. No sábado realiza-se também um Workshop de Máscaras dinamizado por Augusto Marín, do Teatro Commune.

Recordamos que a Festa do Teatro 2024 segue até dia 6 de abril, numa parceria entre Associações Culturais do Concelho e o Município de Montemor-o-Novo, com programação apoiada pela República Portuguesa – Cultura/Direção Geral das Artes.

Parque Desportivo Municipal recebeu Torneio de Futebol Adaptado

Realizou-se na manhã de sexta-feira, 15 de março, um Torneio de Futebol Adaptado no escalão de seniores, sob organização da Associação de Futebol de Évora. Coube a Montemor-o-Novo e ao Parque Desportivo Municipal acolher a iniciativa que contou com quatro clubes: Grupo União Sport, Estrela Futebol Clube (Vendas Novas), Grupo Desportivo Recreativo de Canaviais​ e Sport Clube Borbense.

Na entrega de prémios do Torneio, o Município de Montemor-o-Novo foi representado pelo Vereador com o pelouro do Desporto, António Pinto Xavier.

Acima dos resultados, deve ser notada principalmente a importância que estas iniciativas têm no sentido de promover o desporto e a sua prática junto de populações especiais. E no final é também o desporto que sai a ganhar, graças à paixão, à amizade e ao fair-play mostrados durante estes torneios.

Congresso das Açordas de Portel assume novo formato

De 22 de março a 7 de abril tem lugar em Portel mais uma edição do Congresso das Açordas, que este ano se assume como quinzena gastronómica.

Quem quiser degustar as maravilhosas açordas, ex-libris do concelho terá de se deslocar aos restaurantes aderentes.

Segundo José Manuel Grilo, presidente da Câmara de Portel “como havia dificuldade em que todos os restaurantes estivessem presentes na habitual tenda, este ano alterou-se o formato”.

Apesar desta alteração do formato do evento, “as iniciativas culturais vão continuar a marcar presença durante este período, é o caso do Cante Alentejano nos diversos restaurantes aderentes”, acrescenta o edil.

O autarca espera que o evento seja um novo impulso ao setor turístico, à economia local e à restauração.

A quinzena gastronómica de Portel, culmina com uma açorda no parque para toda a população e um espetáculo musical pelas 14.00 horas com Miguel Azevedo no Parque da Matriz.

GNR de Évora regista 84 infrações rodoviárias este fim-de-semana

O Comando Territorial da GNR de Évora registou entre sexta-feira e domingo, de 15 a 17 de março, oito acidentes de viação, sendo cinco desoistes, duas colisões e um atropelamento dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais.

Foi registado ainda um incêndio urbano em habitação na localidade de São Lourenço de Mamporcão, concelho de estremoz, onde a referida habitaçao foi totalmente consumida pelas chamas.

No âmbito da criminalidade foram registadas 23 ocorrências: 11 crimes contra as pessoas, oito crimes contra o património, três crimes contra a vida em sociedade e um crime de maus tratos a animais de companhia.

Foram ainda efetuadas três detenções, duas em flagrante delito pelo crime de condução em estado de embriaguez e uma fora de flagrante delito em cumprimento de mandato de detenção para cumprimento de pena.

No âmbito contraordenacional registaram-se 84 infrações relativas à legislação rodoviária, quatro relativas à legislação ambiental e duas relativas à legislação policial.

Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos em Arraiolos

O serviço de recolha de pequenas quantidades de resíduos domésticos perigosos disponibilizado pela Gesamb, concebido exatamente com o propósito de recolher em segurança os resíduos que são demasiado perigosos para serem colocados no lixo comum, totalmente gratuito, a funcionar em regime itinerante, ainda está em Arraiolos hoje e amanhã.

Os resíduos que poderão ser entregues são cosméticos, telemóveis, eletrodomésticos, lâmpadas, aerossóis, produtos de limpeza, pesticidas, tintas, vernizes, pilhas, baterias, etc.

Objetos de uso quotidiano, perfeitamente seguros, mas que possuem na sua composição materiais tóxicos, inflamáveis, corrosivos e até contaminantes, razão pela qual devem ser descartados em segurança.

“Night Run Seaside” em Vendas Novas contou com 1350 participantes

Vendas Novas brilhou, com a energia contagiante da Night Run Seaside, naquela que é uma celebração do Dia Internacional da Mulher e também um gesto ímpar de solidariedade.

Sob um nevoeiro quase cerrado, 1350 participantes encheram as ruas de energia e entusiasmo, demonstrando o seu apoio à causa e desfrutando de uma noite de atividade física e de muita amizade.

Dia 15 de março acontecia mais uma organização do Município de Vendas Novas, em paralelo com o seu parceiro Seaside, patrocinador oficial do evento.

Às 21h00, foi dado o primeiro tiro de partida, com os 100m de Salto Alto. Sete entusiastas atletas deram o seu melhor no percurso, num duelo entre estrada de alcatrão e saltos de impor respeito. A vencedora foi Margarida Piteira.

A Caminhada 4kms partia de seguida, pelas 21.15 horas, com espírito de amizade e sem olhar a competitividade. Até alguns amigos de quatro patas quiseram juntar-se à festa.

Entretanto, a Corrida 7kms foi a última a partir, quando eram 21.45 horas. As primeiras a seguir foram as mulheres, seguidas dos homens. Quanto a vencedores, pelas mulheres Carolina Escada (Grupo Desportivo Diana) sagrou-se campeã e pelos homens, o vencedor foi Diogo Mota (Núcleo do Sporting de Almada).

À chegada, o DJ Slowminded recebia os participantes com os hits do momento, fazendo do Estádio Municipal uma autêntica discoteca a céu aberto. A rulote do Menino D’Ouro recordou os visitantes que a melhor Bifana é mesmo a de Vendas Novas e serviu de motivação a todos para completar o percurso. O Agrupamento 34 do Corpo Nacional de Escutas e as Farturas do Sr. Filipe Barradas adoçaram ainda o serão desportivo.

A Night Run Seaside em Vendas Novas não é apenas uma corrida; é uma demonstração poderosa do poder da comunidade em unir-se em torno de uma causa comum.

Youth Fest – Festival Jovem em Évora

Casa cheia na Arena de Évora para um dos momentos mais aguardados desta edição do Évora Youth Fest. O muito público jovem presente na noite de sábado, dançou e cantou ao som dos aguardados concertos de Kappa Jotta, um dos nomes incontornáveis do hip hop nacional na atualidade, e do DJ e produtor Mizzy Miles, cuja sonoridade gira entre a cultura urbana e o hip hop.

O Festival Jovem terminou este domingo, com um dia dedicado à cultura japonesa. Exposições, música, venda de artigos temáticos ou tatuagens ao vivo, foram algumas das muitas atividades disponíveis na Arena.

A organização pertence à Câmara Municipal de Évora, através do Conselho Municipal da Juventude (CMJE), em colaboração com a Associação Académica da Universidade de Évora, e os Núcleos de Estudantes de Engenharia Informática e de Relações Internacionais da Universidade e, também, do Núcleo Feminista de Évora.

Arena d’ Évora recebeu Eboraniki

O programa das comemorações do Mês da Juventude ofereceu Eboraniki na manhã de 17 de Março, na Arena d’Évora.

Jogos de cartas, workshops de Japonês, Furoshiki e iniciação a tecidos manuais, dança, entre outras ofertas educativas e de lazer, à mistura com muitos super heróis animaram o recinto.

A tarde, também foi muito entusiasmante, com atuações de artistas, concurso de Cosplay, workshops e jogos.

UmColetivo apresenta “Penélope II: Floração” em Montemor-o-Novo

A associação cultural UmColetivo apresenta amanhã, terça-feira, 19 de março, em duas sessões, no cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, o projeto “Penélope II: floração”, no âmbito, não só da Festa do Teatro, como da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II.

O projeto, desenvolvido também em Mértola e Grândola, surge, numa primeira instância, como explica a atriz e encenadora Cátia Terrinca, tendo por base a obra, como o mesmo nome, da escritora portuguesa Alice Sampaio.

Tal como “Penélope” de Alice Sampaio colheu inspiração em “Ulisses” de James Joyce, também o UmColetivo se inspirou nesta personagem feminina mitológica que representa a espera. O projeto acaba por partir da pergunta “de que se alimenta a espera?” para pensar a agricultura como a paisagem da esperança, e como cruzar esta disciplina com a criação artística.

Com as referências às questões da botânica na obra de Alice Sampaio, adianta Cátia Terrinca, chegou-se à conclusão que um canteiro seria um objeto fundamental para o espetáculo a apresentar ao público. Esse canteiro acabou por ser instalado, na via pública, em Montemor, à semelhança do que aconteceu em Mértola e Grândola, até porque, para que a UmColetivo o conseguisse levar para o palco, com plantas, era preciso tempo.

Cátia Terrinca explica ainda que o espetáculo se chama “Penélope II”, uma vez que o projeto, em torno da peça, arrancou com a sementeira participativa, instalada junto à Biblioteca Municipal de Montemor, a ser cuidada por várias pessoas e algumas associações do concelho.

A primeira sessão de amanhã de “Penélope II: floração”, no cineteatro Curvo Semedo, dedicada ao público escolar, está marcada para as 10h30, e a segunda, para o público em geral, para as 18h30.

A entrevista completa a Cátia Terrinca para ouvir no podcast abaixo:

A Hora do Conto aconteceu sábado em Coruche e Couço

A Hora do Conto aconteceu sábado em sessão dupla, de manhã na Biblioteca Municipal de Coruche e à tarde na Sala Américo Durão, no Couço, com a sessão de animação de leitura do livro “Precisamos do Planeta”, da autoria de Beatriz Francisco, dinamizada pelas técnicas da Biblioteca Municipal Andreia Reis e Ângela Galvão.

“Precisamos do Planeta” permitiu os mais novos aprenderem mais acerca do impacto que a ação humana tem sobre o ambiente e, ainda, descobrir o que podemos fazer hoje para ajudar a preservar a natureza.

A Hora do Conto é um programa de promoção da leitura da Biblioteca Municipal de Coruche focado nas crianças da faixa etária do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo. A atividade é direcionada para as famílias e realiza-se aos sábados ao longo do ano. As sessões são gratuitas e decorrem habitualmente na Sala Infantil da Biblioteca Municipal.

Pais e filhos aventuraram-se no Mini-Trail de Coruche

Pais e filhos deram corda aos sapatos e aventuraram-se no Mini-Trail em família que se realizou sábado à tarde no Circuito de Manutenção do Valverde, em Coruche.

Uma prova de superação de mini-obstáculos ao longo de cerca de 1.500 metros de diversão e companheirismo totais.

A ação, que integrou a Semana Verde e as comemorações do Dia do Pai, promoveu a atividade física em contacto com a natureza e simultaneamente fortaleceu laços familiares de entreajuda na superação de desafios, fomentando ainda valores como a dedicação e o esforço na conquista de objetivos.

“Elas queriam outra coisa” e “Dona Liberdade” mas comemorações de abril em Coruche

A programação das comemorações do cinquentenário do 25 de Abril em Coruche prosseguiu sábado na Galeria do Mercado Municipal com “Elas Queriam Outra Coisa”, uma conversa com os investigadores Vanessa Almeida e Paulo Lima em torno da temática da exposição temporária “Mulheres e Resistência – ‘Novas Cartas Portuguesas’ e outras lutas”.

Seguiu-se o concerto intimista “Dona Liberdade”, por Ana Castelo, Luís Calado e Jorge Alves, que interpretaram canções e poemas com o nome de mulheres, originalmente cantados por vultos como Zeca Afonso, José Mário Branco, Sérgio Godinho e Fausto.

Trabalhos de controlo de vegetação em algumas ruas de Montemor-o-Novo

Estão a decorrer trabalhos de controlo de vegetação (corte de ervas com roçadora)  na Rua D. Nuno Álvares Pereira, Tv. transversal com Rua da Liberdade e Rua Ernesto Pinto Ângelo e Rua Daniel Lopes Borges, em Montemor-o-Novo, até às 16.00 horas.

De modo a permitir a realização dos trabalhos e evitar eventuais danos, o acesso estará temporariamente condicionado. Esteja atento e evite circular, estando proibido o estacionamento na área de intervenção assinaladas no terreno. Se possível feche vidros, estores ou portadas de janelas e portas.

Os trabalhos poderão ser adiados ou sofrer atrasos por motivos imprevistos.