Governo aprovou uma autorização de despesa para a iniciativa Évora Capital Europeia da Cultura 2027

O Governo aprovou uma autorização de despesa por parte do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) para a iniciativa Évora Capital Europeia da Cultura 2027.

Do financiamento de 34 milhões de euros por parte do Governo para a Capital Europeia da Cultura, o Ministério da Cultura contribui com 15 milhões, através do GEPAC. A primeira tranche, no valor de dois milhões de euros, será transferida em este ano e as restantes serão feitas até 2027.

O Governo já tinha aprovado, há 15 dias, também em Conselho de Ministros, a criação da associação que será responsável pelo programa cultural de Évora Capital Europeia da Cultura 2027.

De acordo com a tutela, são associados fundadores da Associação Évora 2027 o Estado, através do membro do Governo responsável pela área da cultura ou de quem este designar, a Câmara de Évora, a Entidade Regional de Turismo ou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.

Do grupo de associados fundadores faz parte ainda a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, a Universidade de Évora, a Fundação Eugénio de Almeida e a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.

Évora foi nomeada Capital Europeia da Cultura em 2027, juntamente com Liepaja, na Letónia.

Com um total de cerca de 49 milhões de euros, a dotação financeira de Évora 2027 é composta por 15 milhões do Orçamento do Estado, 10 milhões de fundos europeus, quatro milhões do Turismo, cinco milhões para territórios envolventes e os restantes 15 milhões são subscritos pelo município e parceiros.