Telhas solares fotovoltaicas na cobertura do edifício dos Paços do Concelho de Évora

O antigo Palácio dos Condes de Sortelha, onde atualmente se situam os Paços do Concelho, já tem instaladas telhas solares fotovoltaicas. Este é o primeiro dos edifícios que no Centro Histórico de Évora que irão estar equipados com sistemas de captação de energia solar, adaptados às caraterísticas específicas de um património histórico protegido.

Estas novas telhas assemelham-se às utilizadas nos telhados que caraterizam o Centro Histórico de Évora, pois mantêm a cor terracota e o formato tradicional. São telhas solares compostas por material que deixa passar a luz, ficando as células fotovoltaicas localizadas no interior de módulos, fora do campo de visibilidade a partir do exterior dos edifícios.

Trata-se de um produto inovador dotado de tecnologia avançada que, após testes iniciais bem-sucedidos, se concluiu ser o mais adequado para os telhados de Évora. A solução está a ser agora implementada na cobertura do edifício dos Paços do Concelho, cujas obras de remodelação estão a decorrer, abrindo assim o caminho para a criação de condições que permitirão estender esta medida a outros edifícios do CHE.

De igual modo e como o mesmo objetivo, as antigas placas de acrílico que compunham o lanternim são agora substituídas por vidro fotovoltaico numa área total de 169m2.

Este será complementado por um sistema de telas interiores deslizantes, em parte da cobertura, de forma a atingir o desempenho adequado que garanta as condições térmicas, acústicas e luminotécnicas confortáveis e adequadas.

A cablagem elétrica das fileiras será instalada no interior da caixilharia em calha própria, pelo que não será visível. A eletricidade produzida, de forma limpa, através deste sistema de captação de energia solar, permitirá satisfazer parte dos consumos de energia elétrica do edifício, quer seja para iluminação, quer seja a necessária para os equipamentos dos postos de trabalho. Em momentos de excedente de produção elétrica, a energia será injetada na rede.

Esta será a fase inicial de um percurso que irá prosseguir com a instalação de sistemas idênticos em edifícios localizados no Centro Histórico de Évora. Será assim atingido mais um objetivo importante na estratégia municipal de luta contra os efeitos negativos das alterações climáticas, que o Município tem vindo a implementar com vários planos e projetos atualmente em desenvolvimento.