Grupo União Sport vence em Vera Cruz com estreias de Diogo Calção, Tiago Leal e Tiago Correia

Este domingo, 19 de novembro, jogou-se a 3.ª jornada da fase de grupos da Taça Distrito de Évora “Dinis Vital”.
No Grupo A o Cortiçadas de Lavre recebeu e perdeu com o Atlético de Reguengos por 0-3 e o Valenças também averbou derrota por 1-2 com o Monte Trigo. No Grupo B o Grupo União Sport (GUS) foi até Vera Cruz ganhar por 0-4. No Grupo C o Estrela Escouralense deslocou-se a Vila Viçosa, onde bateu o Calipolense por 0-2. No Grupo D, o derby entre Foros de Vale de Figueira e Fazendas do Cortiço terminou com a vitória por 1-0 da formação da casa. E, no Grupo F, o Cabrela foi perder em Santana do Campo por 3-1.

No Grupo B, a Rádio Nova Antena acompanhou com relato a visita do Grupo União Sport ao Vera Cruz, no concelho de Portel. Fábio Neves, treinador do GUS, fez uma revolução no 11 inicial, dando minutos a alguns dos jogadores menos utilizados, com o banco de suplentes a ter alguns dos jogadores juniores do União, que inclusivamente tinham jogado este sábado. O União era super favorito para esta partida e cedo chegou ao golo inaugural. Logo aos 2 minutos, Gonçalo Catalão tentou servir Lito, mas o central Gabriel foi infeliz e colocou a bola na própria baliza, dando vantagem aos alvinegros. Aos 19 minutos, numa jogada pela direita, Pedro Reis cruza para Michael Preciado que, à boca da baliza, marcou o segundo da tarde. Ao intervalo o União vencia por 0-2, após uma 1.ª parte de domínio total unionista.
Os segundos 45 minutos iniciaram sem alterações em ambas as equipas. O Vera Cruz teve a sua primeira aparição, de bola corrida, junto à grande área do GUS, mas sem criar perigo. Pouco depois, na sequência de pontapé de canto, Lito não consegue concretizar em cima da linha de golo. A primeira alteração foi do Vera Cruz, aos 57 minutos, com Pedro Honrado a render Mendes. Pouco depois, o ataque unionista consegue marcar o 0-3, através de uma obra de arte, com Lito de costas para a baliza a marcar de calcanhar. Entretanto, Fábio Neves, à hora de jogo, com a equipa a esticar jogo e a falhar muitos passes, fez tripla alteração, com Tiago Leal, Diogo Calção e Guilherme Francisco a substituírem Pedro Reis, Tomás Silva e João Bugio. Depois de boa oportunidade de Wesley, Gonçalo Catalão remata ao travessão do Vera Cruz. Aos 72 minutos, o União faz nova tripla substituição, com Sálio Ai Ai, Erick e Fábio Capela a renderem Catalão, Serrano e Preciado. Também o Vera Cruz fez entrar Rocha para o lugar de Batista. Aos 75 minutos, Fábio Capela sofre falta na grande área e ele próprio concretizou a grande penalidade, colorindo o placard com 0-4. Perante um adversário modesto, mas batalhador e que lutou galhardamente, Fábio Neves deu minutos a todos os suplentes, incluindo o guarda-redes da equipa júnior do GUS, Tiago Correia, que rendeu Willian Paes aos 86 minutos. Em cima dos 90 minutos, no Vera Cruz, Fragoso foi substituído por Cambeiro. O jogo chegaria ao seu final, com o União a vencer por 0-4. Foi uma tarde tranquila para o GUS, que venceu de forma confortável, numa exibição onde a formação montemorense fez o suficiente para ganhar, numa partida que foi marcada pela estreia de alguns jovens juniores do GUS: Tiago Leal, Diogo Calção e Tiago Correia.

Taça Dinis Vital > 3.ª jornada FASE GRUPOS > RESULTADOS
Grupo A
Cortiçadas 0-3 Atlético Sc
Valenças 1-2 Monte Trigo

Grupo B
Vera Cruz 0-4 Grupo União Sport
Aguiar 2-3 Arraiolense

Grupo C
S. Pedrense 0-5 Estrela Fc
Calipolense 0-2 Escouralense

Grupo D
Corval 0-7 Redondense (18nov)
Foros de Vale de Figueira 1-0 Fazendas do Cortiço

Grupo E
SB Outeiro 0-6 Arcoense
Estremoz 3-2 Borbense

Grupo F
Tourega 1-3 Canaviais
Santana do Campo 3-1 Cabrela

Grupo G
Alcaçovense 0-1 Lusitano Évora B
S. Manços 0-1 Bencatelense

Grupo H
Oriolenses 1-6 Portel
Descansa Sp. Viana