Jovens de vários países em Montemor em campo de trabalho sobre património

As Oficinas do Convento, em Montemor-o-Novo, vão acolher 17 jovens de diferentes nacionalidades, para mais uma edição do Campo de Trabalho Internacional “TerraNossa Património”, que se realiza de 21 de agosto a 1 de setembro.

Com a iniciativa, explica a responsável de comunicação das Oficinas do Convento, Joana Sacristão, pretende-se despertar os jovens para “as técnicas tradicionais de construção e para o património edificado envolvente”.

A iniciativa tem uma abordagem prática, no que diz respeito a técnicas de construção antigas e com materiais naturais, especialmente argamassas de argila e de cal. Durante este campo de trabalho, será também feita a introdução a técnicas de construção em terra crua e de cerâmicas.

No decorrer da iniciativa, serão ainda levadas a cabo intervenções em diversas estruturas, no sentido da sua reparação e manutenção, nomeadamente no Centro de Investigação Cerâmica, no Laboratório de Terra, no Telheiro da Encosta do Castelo e no Convento de São Francisco.

Esta experiência, diz ainda Joana Sacristão, “permite que estes jovens consigam desenvolver competências específicas de comunicação, cooperação e esforço coletivo, de forma a terem aqui momentos de dinâmicas de educação formal e práticos, enquanto trabalham a terra que é nossa, mas que também é deles”.