JMJ: jovens de França, Chile e Guatemala acolhidos em Montemor

Entre quarta e segunda-feira, de 26 a 31 de julho, nesta semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, Montemor-o-Novo vai acolher, nos chamados “Dias nas Dioceses”, mais de 200 jovens.

Estes jovens, na sua grande maioria franceses (144), são também oriundos da Guatemala (46) e do Chile (26). Os jovens de França e da Guatemala vão ficar instalados em dois pavilhões cedidos pela Câmara Municipal de Montemor. “Os chilenos vão ficar em casas de acolhimento, em famílias que lhes abrem os seus espaços e os acolhem desta maneira”, revela o padre José Morais Palos.

O objetivo destes “Dias nas Dioceses”, revela o padre, é concentrar os jovens que vêm para Portugal, dias antes, para participar na Jornada Mundial da Juventude, em diversas localidades do país. Para estes dias, em Montemor, adianta o pároco, está preparado um programa que inclui as mais diversas atividades: desde desportivas, a culturais e de lazer, passando, naturalmente, por atividades espirituais.

Para tornar possível estes “Dias nas Dioceses”, em Montemor, explica ainda o padre, para além da constituição de uma equipa de “várias dezenas de voluntários”, a paróquia estabeleceu ainda diversos protocolos a Câmara Municipal e a União de Freguesias.

Ainda que os “Dias nas Dioceses” arranquem na quarta-feira, os jovens franceses só vão chegar a Montemor dois dias depois. “Vamos desenvolver, depois do acolhimento, já no dia 27, uma missão ambiental, na parte da manhã, em que eles são convidados, com a colaboração da associação Marca, a conhecer toda a fauna e flora de Montemor-o-Novo”, revela o padre. Ainda no dia 27, durante a tarde, os jovens irão estar nas Piscinas Recreativas de Montemor-o-Novo; à noite, terão Oração Mariana. “A celebração da eucaristia acontece quase sempre, à exceção de um dia, da parte da manhã”, remata.

A programação completa dos “Dias nas Dioceses” em Montemor-o-Novo para conhecer na imagem abaixo: