Condutores de tratores obrigados a formação a partir de agosto 

Os condutores de tratores, com carta de condução da categoria B, que pretendam conduzir veículos agrícolas, têm de comprovar a realização, com aproveitamento, do curso “Conduzir e Operar com o Trator em Segurança”, a partir de 1 de agosto.

Ainda assim, alerta o vice-presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, José Eduardo Gonçalves, há exceções, sendo que quem já tem, na carta de condução, a licença de condução de tratores averbada, não precisa de fazer qualquer formação.

“Só precisam de fazer exame aqueles que tenham a carta de condutor de tratores sem estar averbada na carta de condução de automóveis. A carta é uma só e uma única. Quem tiver esse averbamento, não precisa de fazer exame nenhum. Quem não tiver e não legalizar a situação até 1 de agosto, vai ter de fazer”, explica José Eduardo Gonçalves.

A obrigatoriedade desta formação foi criada para prevenir acidentes com máquinas agrícolas, abrangendo todos os condutores habilitados com cartas de condução da categoria B que conduzam tratores da categoria II, e das categorias C e D, que pretendam conduzir veículos agrícolas das categoria II e III.