Ana Abrunhosa diz que Fortaleza de Juromenha é “património único”

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa visitou ao início da tarde desta quarta-feira, 21 de junho, a intervenção que decorreu na Fortaleza de Juromenha, no concelho de Alandroal.

Uma visita que se insere na iniciativa “Governo Mais Próximo”, que decorre no distrito de Évora, entre hoje e amanhã, onde alguns membros do Governo visitam vários projetos estruturantes para a região.

No final da visita à Fortaleza de Juromenha, Ana Abrunhosa referiu que esta “é uma obra que me surpreende porque está irreconhecível, é uma intervenção enorme, financeiramente e tecnicamente complexa, pelo que as primeiras palavras são de parabéns ao presidente ao seu executivo, porque é preciso coragem para recuperar este património único e para além de feliz vou daqui muito orgulhosa”.

Ana Abrunhosa diz ainda que “esta obra vai mudar este território, porque a ideia é que, depois da recuperação, se possa, através do REVIVE atrair privados para recuperar as antigas habitações dentro das muralhas, para turismo e isso, é aliar o investimento público ao privado em prol do desenvolvimento do território”.

A ministra da Coesão Territorial acrescenta que este “é um projeto transformador que justifica o apoio de fundos europeus”, considerando que há também “um grande esforço da autarquia para recuperar este património e, portante é uma obra única e, talvez no Alentejo, das maiores obras financeiras na área do património cultural”.

Já o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, revela que os objetivos desta fase da obra “estão praticamente concluídos, embora possam haver alguns atrasos e é importante olharmos para a obra, nesta fase, e vermos que o que está a ser feito aqui é importante para abrir caminho para as fases seguintes e que as pessoas percebam que esta fase não vai reabilitar todo o interior da Fortaleza, nem podia, porque esta fase foca-se nos três níveis de muralha e acessibilidades, mas há todo o interior que será concessionado para desenvolver um projeto turístico”.

João Grilo considera importante mostrar ao Governo que “os fundos comunitários, neste caso, ajudaram a desbloquear um imóvel de especial relevância para o concelho e para a região e abre caminho a outros investimentos, aumentando as potencialidades de desenvolvimento para o território”.

Para além deste projeto, João Grilo, pretende ainda, através do PT2030 conseguir financiamento para recuperar o núcleo histórico de Terena e que esse projeto “seja desbloqueado para fazer crescer as dinâmicas dessa localidade”.

Sobre este assunto, Ana Abrunhosa garantiu que há já uma visita marcada a Terena, no mês de setembro para se “começar a trabalhar nesse projeto”.