Município de Montemor quer fazer chegar DAE também às freguesias rurais

O Município de Montemor-o-Novo, com o intuito de reforçar a segurança cardiorrespiratória de vários espaços e instituições do concelho, fez, na semana passada, a entrega de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) ao Agrupamento de Escolas, Grupo União Sport, Parque Desportivo Municipal e Piscinas Municipais.

O vereador na Câmara de Montemor-o-Novo, António Pinto Xavier, que recorda a situação de uma paragem cardiorrespiratória, em 2021, na piscina coberta da cidade, considera que a entrega destes equipamentos “só peca por tardia”.

“Há quase dois anos, tivemos um caso, na piscina coberta, em que não fosse a capacidade de um dos técnicos do município, teríamos perdido um munícipe para uma paragem cardiorrespiratória. Estas ferramentas, estes DAE, ajudam a reagir a uma situação destas e escolhemos começar por estes quatro locais”, começa por dizer.

O DAE das piscinas cobertas, onde vai estar de setembro a junho, explica o vereador, passa a estar disponível, no verão, na piscina recreativa. No caso do Grupo União Sport, António Pinto Xavier lembra que o Estádio 1º de Maio é “bastante utilizado” por jovens, acreditando que vai ser ainda mais, no futuro, tendo em conta o projeto que está a ser desenvolvido para a instalação de mais campos de futebol.

“Abordamos o tema, inicialmente, por uma questão de probabilidade. Havendo mais jovens a frequentar estes espaços, a probabilidade destes acidentes acontecer é maior de acontecer”, acrescenta.

A intenção da autarquia, garante ainda António Pinto Xavier, é de fazer chegar estes DAE também às freguesias do concelho. “A nossa ideia é que, a curto prazo, consigamos colocar um em cada freguesia rural”, remata.

A aquisição destes quatro aparelhos, bem como a formação de 24 operacionais e a certificação do Programa de Desfibrilhação Automática Externa, pelo INEM, resulta de um investimento total, por parte da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, a rondar os 15 mil euros.