Município de Montemor-o-Novo continua a apostar na compostagem

O Município de Montemor-o-Novo continua a apostar na compostagem como forma de tratar os resíduos orgânicos, pois permite transformar “lixo” orgânico numa matéria fértil.

É através da implementação de ações relacionadas com indicadores-chave que é possível “ter uma melhor perceção do crescimento desta prática no concelho”, garante a Câmara Municipal.

Os números, adianta a autarquia, “revelam que a população tem vindo a aceitar bem esta iniciativa por ser uma solução simples e eficaz para o tratamento dos orgânicos”.

Para quem ainda não faz parte, mas tem interesse em começar, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo oferece algumas soluções. Por um lado, ilhas de compostagem comunitária na via pública, onde a população poderá colocar os seus resíduos orgânicos separados. Ao optar por esta solução, é facultado um balde (de sete a dez litros) para fazer a separação dos orgânicos em casa e ir depositar numa das ilhas. Existem ilhas na cidade e também em algumas freguesias.

Por outro lado, o Município tem também disponíveis Compostores domésticos, que se colocam num chão em terra e que servem para tratar os resíduos orgânicos em casa. Para além do compostor doméstico (300 litros), será facultado um Manual de Compostagem que ajudará às pessoas a produzir o seu composto de forma autónoma. Quem tem jardim, quintal ou horta, e quer receber um compostor doméstico, deve dirigir-se ao antigo estaleiro Epac, em Montemor-o-Novo, às quintas-feiras, entre o meio-dia e as 18 horas (mediante agendamento prévio).

A inscrição e os equipamentos são completamente gratuitos. Para mais informações ou inscrições, os interessados podem ligar para 938022592 ou geral@cm-montemornovo.pt