Agrupamento de Montemor apresenta espetáculo de música na quarta-feira

Com o ano letivo 2022/2023 a chegar ao fim, o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo promove, na próxima quarta-feira, 14 de junho, a partir das 18h30, no cineteatro Curvo Semedo, um espetáculo de final de ano, sob o tema “Viagem ao Mundo da 7ª Arte”.

O espetáculo contará com as turmas do 6.º ano da Educação Musical da Escola Básica São João de Deus, do violoncelista Fernando Arce (na imagem) e do Grupo de Dança do Clube do Desporto Escolar.

Os bilhetes estão disponíveis na BOL do Município de Montemor-o-Novo.

Faleceu bombeiro que ficou ferido em acidente numa oficina em Vila Viçosa

Acabou por falecer, ao início da tarde deste sábado, 10 de junho, uma das vítimas do acidente que ocorreu no passado dia 5 de junho, numa oficina, em Vila Viçosa (ver aqui).

Micael Santos tinha 32 anos, era subchefe nos Bombeiros de Vila Viçosa e, na altura do acidente, em estado grave, foi helitransportado para o Hospital em Lisboa, onde veio a falecer.

A outra vítima desta acidente está internada no Hospital do Espírito Santo, em Évora, com queimaduras ao nível dos membros superiores e da face.

A Rádio Nova Antena endereça à família enlutada as mais sentidas condolências.

Montemor: concurso para exploração da Fração C do Mercado Municipal

Encontra-se aberto o concurso para adjudicação do direito de exploração da Fração C do Mercado Municipal de Montemor-o-Novo.

Os interessados devem entregar as propostas em formulário próprio até ao dia 7 de julho.

A Fração C tem uma área de 31,14 metros quadrados e destina-se à instalação de estabelecimento de restauração e bebidas.

O formulário de candidatura está disponível no site da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

Ferido grave em colisão de 4 motas perto de Montemor-o-Novo

Foto: Vigilantes da Estrada

Um ferido grave e um ferido leve é o resultado de uma colisão entre quatro motas, na Estrada Nacional (EN) 114, entre Foros de Vale de Figueira e Montemor-o-Novo, perto do Aeródromo da Amendoeira, que ocorreu ao início desta tarde de sábado, 10 de junho.

Segundo o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central o ferido grave foi transportado para o Hospital do Espírito Santo, EM Évora.

Ainda segundo a mesma fonte o alerta para a ocorrência foi dado às 12.57 horas e para o local foram mobilizados os Bombeiros de Montemor-o-Novo, a VMER e a GNR, num total de 21 elementos, apoiados por cinco viaturas.

O trânsito chegou a estar cortado, mas entretanto já se circula com normalidade, na referida Estrada Nacional.

Serpa: urgência do Hospital de São Paulo fecha por alegada falta de pagamento a profissionais de saúde

O Movimento de defesa do Hospital São Paulo, em Serpa, em comunicado enviado à nossa redação, revela que teve conhecimento que a urgência deste Hospital fechou às 15.30 horas de ontem, sexta-feira, 9 de junho, sem data para reabrir, alegadamente, “pela falta de pagamento aos profissionais de saúde desta instituição”.

Ao que este movimento apurou “os médicos que prestam serviço na Urgência só voltarão ao trabalho quando lhes forem pagos os vencimentos em atraso, pelo que este serviço continuará encerrado nos próximos dias”.

De recordar que, o Hospital de São Paulo foi entregue à Misericórdia em 2015 e desde aí que o serviço “se tem degradado constantemente nomeadamente com o fecho do serviço de urgência no período noturno desde 2022, (mesmo no período diurno o hospital encontra-se fechado diversas vezes), a ausência de meios complementares diagnóstico e a inexistência de consultas externas conforme estava previsto no Acordo de Cooperação assinado entre o Ministério da Saúde, a ULSBA e a Misericórdia”.

O Movimento em Defesa do Hospital de São Paulo considera “ inadmissível a situação a que este Hospital chegou com a total conivência do Ministério da Saúde que sabendo de todos estes problemas permite a população deste concelho chegue à porta de um serviço de urgência e este se encontre fechado e que os trabalhadores da instituição continuem a ter salários em atraso”.

Por isso, o movimento exige que o Governo “assuma as suas responsabilidades e reverta de imediato o Hospital de São Paulo em Serpa para o Serviço Nacional de Saúde com todos os profissionais necessários ao seu pleno funcionamento 24 horas por dia” e, não aceita que “continuem a brincar com o acesso à saúde desta população”.

Elvas comemora 10 de junho com espetáculo da Orquestra de Sopros do Alto Alentejo

Celebra-se hoje, dia 10 de junho, feriado nacional, o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Este é considerado também o dia da Língua Portuguesa e do cidadão nacional.

Em Elvas, a data vai ser assinalada com o espetáculo “As Tradições de um Povo”, pela Orquestra de Sopros do Alto Alentejo.

Miguel Batista, presidente da Federação de Bandas do Alto Alentejo, refere que este espetáculo, numa parceria com a Banda 14 de janeiro, conta com “vários temas de músicos portugueses, porque nós primamos por divulgar os nossos compositores e a Orquestra já atuou em Ponte de Sor e Portalegre, pelo que agora fazemos o espetáculo em Elvas”.

Esta orquestra, fundada há um ano, conta com “cerca de 50 músicos de várias bandas e orquestras do distrito, com muitas pessoas jovens” e garante que o espetáculo “vai valer a pena”.

Miguel Batista adianta ainda que no espetáculo será possível ouvir uma obra, dedicada a Luís de Camões, e “temos muitos ingredientes para que as pessoas assistam a este espetáculo, porque vão ficar surpreendidas com aquilo que vão ver e ouvir, porque o Alto Alentejo tem músicos com muita qualidade”.

Espetáculo “As Tradições de um Povo”, da Orquestra de Sopros do Alto Alentejo tem lugar este sábado, às 21.30 horas, no Cineteatro Municipal de Elvas.

O concerto é dirigido pelo maestro José Rodrigues, com participação especial de José Marcelino Carlinhos, e vai contar com obras de Carlos Marques, José Rodrigues, Luís Cardoso, Luís de Freitas Branco, Luís Serra, Samuel Pascoal e Carlos Amarelinho.

Integrado nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o concerto tem entrada livre mediante a recolha de bilhetes no Posto de Turismo ou, uma hora antes do começo do espetáculo, na bilheteira do cineteatro.

g

No feriado de sábado Vila Viçosa tem Feira Renascentista

A Feira de Inspiração Renascentista está a decorre em Vila Viçosa desde o feriado do pasdsado dia 8 e continua até domingo, 11 de junho, no recinto do castelo, numa organização da Câmara Municipal.

O programa deste sábado inicia às 15 horas, com as aberturas do mercado ducal e da exposição de instrumentos de tortura. Às 18 horas, abrem as áreas temáticas: acampamento castrense, exposição de falcoaria, fazenda com animais de quinta, jogos renascentistas para famílias e mestres de ofícios a trabalhar ao vivo.

Às 18 horas, há um cortejo real pelas ruas de Vila Viçosa e, às 18.30 horas, arauto de abertura da Feira de Inspiração Renascentista.

Na parte restante da tarde e noite, saliantamos, às 23 horas, espetáculo no Paço Ducal, com a Festa do Foral Novo, pelas Décadas de Sonho.

Por outro lado, nesta tarde e noite, há rufar de tambores e bobo da corte. As animações encerram à meia-noite.

Ciclo da Primavera com vários espetáculos este fim de semana

Este fim de semana, o Ciclo da Primavera visita duas freguesias de Montemor-o-Novo, levando consigo a música e a animação que invade o concelho durante estes meses.

Cortiçadas de Lavre recebe D´Ladeira Abaixo e Leemar

Cortiçadas de Lavre recebe dois espetáculos este fim de semana, no Largo 25 de Abril. Este sábado, pelas 21h30, o grupo de música tradicional “D’Ladeira Abaixo”, recentemente criado e com sede na associação “Rock best Friends”, em Borba, traz uma nova roupagem a temas bem conhecidos da música alentejana, combinando acordeão, guitarra, cajon, baixo e vozes.

Amanhã domingo, 11 de junho, também às 21h30, os LEEMAR, com banda, apresentam um espetáculo de covers de música portuguesa com os músicos Francisco Martins na voz, José Liaça no Teclado, Pedro Silva no Baixo e João Vicente na Bateria.

Montemor-o-Novo e Silveiras acolhem Cantigas do Festival e Pimpinella

Também a União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras recebe dois espetáculos no fim de semana.

Este sábado, 10 de junho, pela 21 horas, e também inserido na Festa Popular dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, o grupo Cantigas do Festival faz uma “viagem” entre temas emblemáticos do Festival da Canção, desde 1964 até aos nossos dias, prestando homenagem à Música Portuguesa.

Já amanhã, em Silveiras, pelas 17 horas, no Centro Cultural, Pimpinella (na imagem) promete animar miúdos e graúdos, num espetáculo de clown itinerante, com Eva Ribeiro Clown, que remete para os temas do encontro, do brincar e da magia de uma palhaça ambulante. Aqui, uma palhaça a bordo do seu carrinho musical, distribui sorrisos, entre flores e melodias, criando jogos e situações cómicas com o público.

Nela e Sérgio animam sardinhada este sábado nas Silveiras

Dupla Nela & Sérgio

A Associação de Solidariedade Social de Silveiras, com vista a angariar verbas para o seu Centro Lúdico, promove este sábado, 10 de junho, uma sardinhada, no polidesportivo da freguesia.

Num final de tarde e início de noite, que promete ser de muita animação e convívio nas Silveiras, o presidente da direção da associação, Rui Fonseca, revela que a festa contará com música a cargo da dupla Nela e Sérgio, e que, para quem não gosta de sardinhas, haverá opção de porco no espeto.

“São todos bem-vindos a divertir-se numa tarde animada nas Silveiras. O objetivo final do evento é angariar verbas para o Centro Lúdico, que acaba por se substituir a uma resposta social de creche e jardim de infância, aqui nas Silveiras, e, ao mesmo tempo, promover o convívio na nossa freguesia”, adianta o presidente da associação.

As entradas no evento são gratuitas, sendo que as verbas a angariar resultam apenas daquilo que as pessoas consumirem no decorrer da festa. Revelando que, atualmente, “não são muitas” as dificuldades sentidas pela associação, Rui Fonseca lembra que são várias as atividades promovidas, ao longo do ano, para os mais novos. Ainda assim, garante ser  importante que a associação se mantenha “ativa”, para que essas dificuldades não sejam maiores.

Para o trabalho desenvolvido, Rui Fonseca destaca ainda os apoios da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras e da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo. “Entre todos, vamos conseguindo manter esta associação a funcionar e a prestar este serviço, na freguesia, que é o mais importante”, remata.

O início do evento está marcado para as 18 horas.

Arraiolos: sábado de muita atividade no “Tapete está na Rua”

A edição deste ano de “O Tapete está na Rua” termina amanhã, domingo, 11 de junho, em Arraiolos, para este sábado são muitas as iniciativas para desfrutar.

Às 8h30, do Largo 25 de Abril, partem um passeio de BTT e uma caminhada; entre as 9 e as 19h30, decorre o 3º Torneio de Futebol “Rola a Bola”, no Campo Municipal Cunha Rivara; às 10 horas, abrem os vários espaços e exposições do evento, no centro histórico de Arraiolos.

Também às 10 horas, há passeio turístico “Pelo Fio da Tradição” (que se repete às 17 horas) e jogos de tabuleiro na Biblioteca Municipal. Às 10h30, a Banda Filarmónica da Sociedade Filarmónica 1º de Abril Vimieirense atua nas ruas do centro histórico. À mesma hora, na Praça do Município, decorre um workshop de cerâmica com Carlota Valente.

Pelas 11 horas, há animação com Rast-Musica e danças medievais, no centro histórico. Às 15h30, no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, decorre uma sessão de magia interativa e de proximidade.

A partir das 16 horas, no centro histórico há animação de rua com Rast e Arraya d’Olos; a partir das 17 horas, com o Rancho Etnográfico “Os Camponeses” de Arraiolos e a Tuna/Grupo Folclórico Juvenil dos Flamengos, da ilha do Faial.

Um arraial popular tem início marcado para as 17 horas, no Parque de Estacionamento 2, sendo que às 18 horas, na Praça da República, é apresentado o espetáculo “O Romance do Vaqueiro Benedito”, inserido na Bienal Internacional de Marionetas de Évora.

Mara & Duarte apresentam-se em concerto, na Praça do Município, às 22 horas.

Algumas das imagens do evento para ver na galeria:

Euromilhões com jackpot de 39 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, prevê um jackpot no valor de 39 milhões de euros, uma vez que ninguém acertou ontem, sexta-feira, 9 de junho, na chave sorteada.

O segundo prémio também não teve vencedores. Já terceiro prémio, no valor de 139 mil euros contemplou seis apostadores, no estrangeiro.

O quarto prémio, de 1.829 euros, saiu a 27 apostadores, três com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 18 – 26 – 36 – 41 – 50 e pelas estrelas 11 e 12.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.