Primeiro dia da FICOR dedicado ao “Conhecimento e Inovação”

A 15ª edição da FICOR, Feira Internacional da Cortiça, tem início esta quinta-feira, 25 de maio, em Coruche, onde decorre até domingo, dia 28.

O certame, que se caracteriza também por divulgar, partilhar e debater temas relativos à investigação e à inovação, à valorização turística e à animação territorial do montado, nomeadamente projetos desenvolvidos no âmbito da EEC PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”, inicia-se no Observatório com a abertura da reunião anual do “Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça” por João Paulo Catarino, secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas. Encerrada a reunião, João Paulo Catarino torna a estar presente no púlpito, acompanhado por Francisco Oliveira, presidente da Câmara de Coruche, para a abertura do Congresso de Encerramento do PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça” 2021-2023, que se inicia com reunião do Conselho Geral do Centro de Competências.

Às 18 horas, no Pavilhão Multiusos, é oficialmente inaugurada a FICOR no Centro de Exposições. O dia inaugural é preenchido por múltiplas atividades e iniciativas dispersas pelo Parque do Sorraia e pelo Centro de Exposições, como demonstrações de tiragem de cortiça à falca ou a visita à plataforma de transação de cortiça, organizada pela Associação de Produtores Florestais de Coruche (APFC), mas é ao final da tarde que o espaço Wine & Cork é inaugurado pela Escola Profissional de Salvaterra de Magos com a degustação de sabores do montado e dos melhores vinhos da região.

Sucedem-se mais duas inaugurações, do espaço Crianças e Sustentabilidade, no primeiro piso do Centro de Exposições, e do espaço Artesanato e Produtos Locais, no Parque do Sorraia. A noite está guardada, às 22 horas, para o concerto do grupo Monda, que condimenta com guitarras, teclados e contrabaixo canções com sabor a Alentejo.